Edição V. 22, Ed. 14 - 19/04/2022
Por uma educação escolar que valorize o desenvolvimento psicológico do sujeito adolescente
PsicologiaO presente artigo se propõe a abordar o processo de construção e apropriação de forma autônoma do conhecimento científico por parte dos alunos adolescentes, o que pode ser alcançado ao trazê-los para o centro da aprendizagem, promovendo o desenvolvimento afetivo, psicológico e social destes atores quando há uma modalidade de currículo – formal, real e oculto – que valorize os anseios e os valores da sociedade na qual estão inseridos, mas principalmente que reflita o sujeito adolescente em desenvolvimento.
Leia este artigoUma experiência de aplicação do GeoGebra no ensino de função afim: novas abordagens em tempos de pandemia
Matemática e Educação a DistânciaEste trabalho teve por objetivo investigar a importância do GeoGebra como ferramenta pedagógica para sanar as lacunas na aprendizagem do conteúdo de função afim decorrentes das dificuldades impostas pelo ensino remoto. A pesquisa consistiu na aplicação de uma sequência didática para estudo de função afim no GeoGebra com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública das cidades de São João Evangelista/MG e Virginópolis/MG de forma assíncrona, por meio de vídeos, mensagens e questionários. Os resultados apontaram que o uso do GeoGebra constitui excelente alternativa tecnológica para despertar o interesse dos alunos e auxiliar na compreensão do conteúdo.
Leia este artigo"Dr. Fantástico" e a Guerra Fria
História e Outras Mais EspecíficasO cinema foi criado no final do século XIX e teve enorme importância no jeito como a sociedade do século posterior produziria suas memórias e manifestações artísticas. Contudo, apenas na década de 1970 o cinema passou a ser considerado como fonte histórica para os estudos sobre as marcas deixadas pela humanidade no tempo. O presente trabalho busca analisar a Guerra Fria por meio do filme Dr. Fantástico, de 1964 e como ele retrata de forma surpreendente algumas crises vivenciadas durante esse período após o final da Segunda Guerra Mundial.
Leia este artigoDireito à Educação e os recursos educacionais abertos (REA) no auxílio às coordenações pedagógicas em época de pandemia
Computação e Tecnologias, Direito, Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste estudo tem como objetivo debater como as novas tecnologias podem auxiliar na função de direcionar o trabalho pedagógico escolar na construção de um processo eficaz de ensino-aprendizagem em busca de uma educação de qualidade especificamente em época de pandemia, como a atual covid-19. A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica documental. Ademais, foram pesquisados recursos educacionais abertos (REA) como possibilidades de desenvolver o ensino-aprendizagem, auxiliando professores e coordenações pedagógicas no direcionamento à aquisição do conhecimento das novas tecnologias como facilitadoras do trabalho cotidiano da comunidade escolar.
Leia este artigoEstratégias de ensino-aprendizagem em concepção freiriana para o retorno presencial às aulas na transpandemia de covid-19: estudo de caso do município de Belém/PA
Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEste trabalho é fruto de uma construção coletiva a partir de estudos, vivências e gestão da aprendizagem e formação de professores na Secretaria Municipal de Educação de Belém e, consequentemente, sua rede de ensino. A partir de 2021, a gestão municipal dessa metrópole da Amazônia decide atender aos preceitos propostos por Paulo Freire em suas concepções de Pedagogia Libertadora, neste cenário transpandêmico. Para tal, explicita-se e extrapola-se parte de um dos documentos produzidos na secretaria municipal, com o intuito de proporcionar maior arcabouço de estratégias, metodologias e ferramentas que promovam ensino-aprendizagem de qualidade.
Leia este artigoO cordel na BNCC e sua ausência nos anos finais do Ensino Fundamental
Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalO presente artigo consiste em uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular no que diz respeito ao gênero literário cordel. Visa problematizar sua ausência no documento, assim como expor as suas potencialidades como enunciado concreto e dialógico. A proposta de análise se embasou nos pressupostos de Bakhtin e do Círculo para que o cordel seja compreendido como enunciado vivo e capaz de propor uma gama de sentidos para os discentes que entram em contato com esse gênero discursivo.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui