Edição V. 22, Ed. 21 - 07/06/2022

Guerra do Paraguai

História e Outras Mais Específicas

A Guerra do Paraguai tem suas origens na disputa pela região da Prata entre os países emergentes do contexto da “Era das Independências”. Para entender os motivos da Guerra do Paraguai é essencial observar as relações do Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata, principalmente a partir de seus polos econômico-políticos: Rio de Janeiro e Buenos Aires. A intervenção dos dois países na Antiga Cisplatina teve variadas alianças que culminaram na interferência do Paraguai nas batalhas. Esse conflito teve a maior duração que já aconteceu na América do Sul e foi o mais violento.

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A formação docente e a agressividade infantil

Educação Infantil

Este trabalho é fruto de pesquisa em torno de discussões relacionadas à formação do professor e da agressividade infantil. Seu objetivo é discutir a agressividade em crianças na Educação Infantil, buscando analisar o fato de que o profissional da Educação muitas vezes não tem formação de qualidade e passa a não construir metodologias adequadas que ajudem no desenvolvimento de uma criança que tem atitudes agressivas. Partimos do pressuposto de que, quando não se trabalham essas atitudes agressivas, elas podem se prolongar durante toda a infância, trazendo implicações sérias à aprendizagem.

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Mudança radical na Educação Infantil: o brincar através das telas dos aparelhos eletrônicos

Educação Infantil

As atividades aplicadas na Educação Infantil são mais lúdicas, visto que as brincadeiras infantis proporcionadas dentro ou fora do ambiente educacional têm como uma de suas prioridades o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos físico, afetivo, emocional, social e cultural. Entretanto, mesmo a sociedade vivendo na era da agilidade, da conectividade, em que tudo acontece através de um clique nas telas dos aparelhos eletrônicos, essa mudança abrupta no cenário da educação tornou-se um dos maiores desafios vivenciados pelos professores é trabalhar com a ludicidade.

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Resenha do artigo “Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente”

Formação de Professores e Política Educacional

O artigo resenhado é de António Nóvoa, notório na área da Educação, tendo produzido mais de cem textos, em que discorre, por exemplo, sobre a profissionalização docente. No cenário internacional, vem se destacando como organizador de grandes debates sobre o processo de ensino-aprendizagem. Cursou Ciências da Educação na Universidade de Lisboa, fez mestrado e doutorado sobre o processo de profissionalização docente em Portugal, seu país natal. No ano de 2006, foi eleito reitor da Universidade de Lisboa.

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Aplicação do método de indução matemática no Ensino Médio com o estudo das sequências de números poligonais

Matemática

Este trabalho apresenta uma proposta de como inserir o método de indução matemática no Ensino Médio a partir de sequências numéricas poligonais como forma introdutória do estudo de sequências (progressão aritmética). O método da indução caracteriza-se como uma ferramenta para demonstrações de propriedades matemáticas dos números naturais que consiste em verificar se a propriedade é válida para um número em particular e em seguida supõe a validade para um número natural n e verifica se a propriedade é verdadeira para n+1. Após a conclusão deste trabalho, percebeu-se o desenvolvimento do raciocínio lógico dos discentes.

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A variação linguística no contexto escolar

Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo visa contribuir com a análise da variação linguística existente no contexto escolar, objetivando difundir conhecimento quanto à pluralidade que permeia a língua portuguesa. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, levando-se em consideração as contribuições de autores como Bagno, Mattos e Silva e Moraes, entre outros, frisando a necessidade de considerar o vocabulário e as variações linguísticas trazidas pelos alunos como ponto de partida no estudo da norma culta, sem juízo de valor ou discriminações. Nota-se a importância de o professor acolher o conhecimento trazido pelo educando e utilizá-lo no processo de construção de novos saberes.

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