Edição V. 22, Ed. 24 - 28/06/2022

SME em Diálogo — Avaliação para a aprendizagem, por Cipriano Carlos Luckesi

Avaliação

A avaliação é tema recorrente e desafiador nas práticas de ensino desenvolvidas pelos professores. Dessa forma, esta breve resenha crítica tem por objetivo apresentar os pontos-chave de uma palestra proferida pelo professor Cipriano Carlos Luckesi em evento voltado para a formação de professores da rede pública de São Paulo/SP. Procuramos aqui elencar os elementos essenciais da apresentação, relacionando-os aos fatores que constituem as práticas docentes, mais especificamente acerca do potencial da avaliação no ensino.

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Estratégias e práticas pedagógicas para o ensino de Fisiologia Sensorial no Ensino Médio

Biologia e Biociências

O artigo apresenta e fundamenta nova proposta pedagógica no ensino de Fisiologia Sensorial para alunos do Ensino Médio, elaborada a partir de uma pesquisa bibliográfico-descritiva. Esta nova proposta se caracteriza como um modelo de ensino híbrido por envolver aula expositiva dialogada, roteiro de aulas práticas e o uso de uma plataforma digital como estratégias de ensino-aprendizagem. Por utilizar três formatos integrados – aulas expositivas dialogadas, práticas simples e ambiente remoto –, a sequência didático-pedagógica pretende favorecer a construção do conhecimento científico e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.

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Aproximando Anísio Teixeira e as recentes políticas de gestão na educação

Política Educacional

Este ensaio objetiva aproximar o pensamento de Anísio Teixeira e as recentes políticas públicas voltadas para a gestão escolar. O intuito é analisar, sob a ótica do educador, como a gestão escolar brasileira vem sendo forjada, principalmente a partir da década de 1990. Esse recorte temporal se deve à descentralização administrativa realizada naquela década, que delegou às escolas a responsabilidade pela provisão e pelos resultados dos serviços prestados. No entanto, essa medida não é verificada na realidade das escolas, que devem possuir mais autonomia para atender às demandas locais e contribuir para um projeto democrático de nação.

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História passando na sua timeline: possibilidade de uso do Facebook nas aulas

Computação e Tecnologias, História e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo é um relato de experiência resultante da prática docente em uma escola em Uruará, no oeste do Pará. O projeto tinha como objetivo integrar o estudo da disciplina de História ao acesso ao Facebook, na época a rede social de maior acesso dos alunos daquela unidade escolar. O uso previa que os alunos desenvolvessem o hábito de estudar além dos horários na sala de aula, aprimorando ainda outras habilidades importantes para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional, como a argumentação, a produção textual e a confrontação com textos diversos. O projeto foi aplicado na escola durante todo o ano de 2017 e metade do ano de 2018, com alunos das três séries do Ensino Médio.

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Aulas remotas de Língua Portuguesa no contexto da pandemia: os desafios de professores de escolas estaduais da Região Metropolitana de Recife/PE

Educação a Distância e Língua Portuguesa e Literatura

A evolução das tecnologias de informação ao longo dos anos exigiu do professor novas habilidades. A pandemia da covid-19 alterou a rotina, e o ensino remoto passou a ser mais frequente. Esta proposta de pesquisa tem o objetivo de investigar como os professores de Língua Portuguesa da rede estadual de Pernambuco enfrentaram os desafios impostos pela pandemia à educação. O estudo é uma pesquisa exploratória apoiada em análise qualitativa. Seus resultados revelaram que os desafios se tornaram dificuldades quando os professores se depararam com novas ferramentas digitais para manter o processo de ensino-aprendizagem.

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História, cinema e Educação: o Brasil Colonial sob a ótica de "Desmundo"

História, História da Educação, Cinema, Teatro e TV, Outras Mais Específicas, Política Cultural e Política Educacional

A educação é um processo que se realiza na relação entre os sujeitos sociais. A sociedade sempre se organizou a partir de instruções ou regras de aprendizagem que só mais tarde receberam o nome de educação. O interesse por compreender os processos educacionais levou pesquisadores a se debruçar sobre essa temática. Objetivamos no presente estudo dar prosseguimento aos esforços iniciados na década de 1990, ampliando reflexões acerca da Educação, com base no Brasil Colonial como recorte temporal; nosso instrumento de análise partirá do filme Desmundo, de Alain Fresnot, que é uma adaptação para o cinema do romance histórico homônimo de Ana Miranda.

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