Edição V. 22, Ed. 26 - 19/07/2022

Tecnologias digitais: inovações pedagógicas contemporâneas

Computação e Tecnologias

Diante da necessidade de inovações pedagógicas emergentes, em decorrência da realidade dos alunos nativos digitais e sociedade liquida, este artigo visa analisar o processo de transformação metodológica das escolas públicas brasileiras por meio de investigação bibliográfica e documental. A análise ocorreu a partir do conhecimento e vivência das pesquisadoras levando em consideração as descobertas realizadas por meio da investigação. Constata-se que a sociedade mudou sua forma de interação e ação, mudanças significativas e utilização dos recursos tecnológicos são evidenciados nos artigos e publicações cientificas e nos projetos político-pedagógicos.

Leia este artigo

Mini-histórias: cenas do cotidiano das escolas de educação infantil como foco de pesquisa, reflexão e comunicação

Educação Infantil

O livro Mini-histórias: rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil (Obeci), organizado por Paulo Fochi e escrito por ele em conjunto com quinze autoras, aborda o cotidiano de escolas de Educação Infantil que compõem o OBECI utilizando as mini-histórias. Além disso, situa como essa prática se articula ao processo formativo das professoras nesses espaços. O autor e as autoras objetivam que a leitura provoque uma mudança a fim de transformar as escolas de Educação Infantil em lugares mais generosos. A obra mostra como as cenas do cotidiano da escola possibilitam a pesquisa, a reflexão e a comunicação para todos que compõem a escola.

Leia este artigo

O filme "Soul" como transposição didática para o ensino de Ciências e Arte

Física, Cinema, Teatro e TV e Educação Artística

O presente trabalho apresenta resultados de uma análise fílmica, na qual se objetiva investigar a animação Soul como ferramenta de intervenção pedagógica, a fim de auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem no processo do ensino de Ciências e Arte. Metodologicamente, a pesquisa está norteada pelas concepções de Napolitano, Santos, Vanoye e Goliot-Lété. No percurso analítico, interroga-se como o filme se mostra como opção de vetor de possibilidade didática para o ensino de Ciências e Arte. Os resultados revelam que a animação mobiliza a compreensão de conhecimentos das áreas de Ciências e Arte, ampliando as alternativas de oferecer acesso a conteúdos.

Leia este artigo

Além das Quatro Linhas: potencializando conteúdos geo-históricos e políticos com a inserção do futebol por meio do uso de podcasts

Geografia e História

Este artigo propõe a criação de um podcast que agregue um assunto de interesse dos alunos – o futebol – com conteúdos geo-históricos e políticos. Acompanhou-se a dificuldade dos alunos em assimilar temas desinteressantes para eles e que não estão inseridos em seu cotidiano. A pesquisa é importante, pois demonstrou como uma ferramenta pode motivar os alunos a desejar o conhecimento de novas tecnologias. O público-alvo é de alunos do Ensino Médio de uma escola que apresenta poucos recursos tecnológicos que possam auxiliar na motivação dos estudantes. O trabalho constatou que os alunos passaram a se interessar de maneira mais efetiva pela disciplina e se familiarizaram com essa nova ferramenta tecnológica de ensino.

Leia este artigo

Arte e criatividade: um olhar sobre a importância das aulas de Arte nos anos finais do Ensino Fundamental

Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Política Educacional

Dentro do contexto neoliberal, percebe-se que a criatividade não se apresenta como conteúdo relevante nos anos finais do Ensino Fundamental. Assim, o contato com a criatividade, por meio das aulas de Artes Visuais, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, pode ser uma saída possível para propiciar um espaço de desenvolvimento dos alunos consoante à prática educativa pensada. O uso dessa característica humana na formação continuada do docente deve ser um hábito cotidiano, pois o leva a adequar-se à nova realidade. Dessa maneira, a pesquisa proposta, por meio de coleta e análise de dados qualitativos, bibliográficos, reflexivos e críticos, busca compreender as bases teóricas da atuação metodológica do docente em Artes Visuais.

Leia este artigo

O ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise da metodologia teórico-prática utilizada por docentes

Formação de Professores, História da Educação e Instituição Escola

As Ciências Naturais constituem uma ferramenta de extrema importância para todos. Desde o seu surgimento na Grécia Antiga até os tempos atuais, a Ciência forneceu explicações para variados eventos naturais e propiciou o desenvolvimento de inúmeras tecnologias. O objetivo do presente trabalho é investigar quais metodologias são atualmente utilizadas por professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, em âmbito teórico-prático. Para tal, foi elaborado um questionário fechado contendo doze questões e divulgado em grupos específicos nas redes sociais. Posteriormente, esses dados foram tratados com Estatística básica.

Leia este artigo

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Até 13/12 | Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências

Até 13 de dezembro estarão abertas as inscrições para o mestrado profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (IBqM/UFRJ), para início no 1º semestre de 2023.

Veja mais aqui

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Educação na imprensa

19/10/22 Brasil pode conquistar prêmio de melhor escola do mundo

Leia aqui


11/02/22 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino

Leia aqui


13/12/21 Lições para promover uma revolução na educação pública brasileira

Leia aqui


26/10/21 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Seção Divulgação Científica

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco