Edição V. 22, Ed. 31 - 23/08/2022
A importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil
Educação InfantilO artigo reflete sobre a importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil, objetiva discutir a inserção de atividades motoras que ajudam no desenvolvimento da criança em idade escolar. Tal abordagem é de grande relevância para analisar a importância de avaliar e relacionar atividades físico-motoras na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento infantil, permitindo aos educadores uma reflexão sobre sua prática pedagógica, a fim de contribuir no desenvolvimento físico-motor e consequentemente refletir tal desenvolvimento na aprendizagem do aluno. O artigo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica.
Leia este artigoEducação de surdos no Brasil: atendimento educacional especializado para pessoas com surdez na Educação Escolar Indígena
Antropologia, Comunicação, História, Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO presente trabalho é um excerto da monografia de conclusão do Curso de Especialização em Língua Brasileira de Sinais ofertada pela Universidade Candido Mendes sob o título “Línguas Indígenas no Brasil: Ka'apor, a outra língua de sinais brasileira”; tem como objetivo proporcionar maior compreensão aos leitores, estudantes, professores, pesquisadores e pessoas que têm interesse pelos estudos sobre a surdez e povos indígenas, com conhecimento a respeito da história da Educação de surdos no Brasil e, por conseguinte, sobre o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado nas escolas regulares e voltado para a população indígena surda.
Leia este artigoRecursos digitais aplicados na Educação Infantil
Educação InfantilO objetivo deste projeto é realizar uma pesquisa de campo com professores da Educação Infantil em escolas públicas do município de Aperibé, no interior do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa visa conhecer a realidade das escolas por meio do mapeamento da infraestrutura das unidades, como salas de aula e laboratórios, além de abordar as metodologias e as práticas pedagógicas adotadas no processo de ensino-aprendizagem e o posicionamento dos professores em relação à utilização de recursos digitais como ferramenta de auxílio para suas atividades pedagógicas.
Leia este artigoMuseu do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro: experiências de Educação não formal e mediação museal no projeto Bombeirinhos
História, Formação de Professores, História da Educação e Vivências de Sala de AulaO presente artigo é um estudo que aborda uma discussão entre Educação não formal em diálogo com a Educação Museal pela mediação museal, contextualizado nas experiências do projeto Bombeirinhos, realizado no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e em seu museu, em parceria com organizações não governamentais (ONGs) e coletivos sociais do estado, levando crianças e adolescentes a vivenciar a rotina desses profissionais, visitar o prédio histórico e o museu da corporação, além de receber conhecimentos básicos da profissão.
Leia este artigoA Educação em ambientes não escolares: um relato de experiência
Vivências de Sala de AulaA educação não se limita apenas a espaços formais, devendo ser trabalhada em todos os lugares, pois é uma forma de garantir um melhor desempenho de um maior número de indivíduos. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão quanto à importância da Educação não formal para a socialização do indivíduo, consolidando um caráter humanizador e emancipador nesse tipo de formação. A metodologia adotada é da pesquisa bibliográfica embasada em teorias relevantes ao tema proposto. Depreende-se que é muito importante entender que a formação do indivíduo não acontece somente nos ambientes escolares.
Leia este artigoA relevância da introspecção do narrador nos personagens de “Vidas Secas”: uma contribuição com a prática docente de Literatura Brasileira no Ensino Médio
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho analisa o foco narrativo do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, com o propósito específico de identificar a relevância da introspecção do narrador ao retratar pensamentos e sentimentos das personagens, a fim de conhecer a sua perspectiva sobre o Homem psicológico constituinte de cada um deles. O estudo levou à constatação de que o recurso da introspecção se faz relevante por revelar não só o ponto de vista do narrador acerca do seu íntimo, mas possibilitar o conhecimento do íntimo das personagens, contribuindo para a ampliação da visão do leitor a respeito das realidades diversas sobre as quais a existência humana se constrói.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui