Edição V. 22, Ed. 35 - 20/09/2022

Afetividade, alfabetização e pandemia: percepções docentes sobre o vínculo escolar durante a pandemia de covid-19

Psicologia e Instituição Escola

Este artigo apresenta uma reflexão acerca da pandemia da covid-19 e seus impactos na aprendizagem na perspectiva de professores alfabetizadores. O objetivo desta pesquisa é abordar os reflexos da pandemia no processo de ensino-aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental, levando em consideração as concepções docentes frente às percepções das mudanças e nuances no vínculo afetivo e na dinâmica escolar ocasionadas pelo período pandêmico. Para tal, foi utilizada pesquisa exploratória, com revisão bibliográfica e entrevista a docentes atuantes no ciclo de alfabetização. De acordo com a pesquisa, afetividade e emoções estão ligadas aos processos de ensino e de aprendizagem.

Leia este artigo

A formação inicial e continuada de professores para a EJA no Brasil: uma revisão de literatura

Formação de Professores

Este artigo tem por objetivo reunir discussões sobre o andamento da formação específica de professores para a EJA, no âmbito das universidades e em demais contextos formativos. Trata-se, de uma pesquisa bibliográfica construída através de artigos científicos sobre o tema, publicados nos bancos de dados da Capes e do Google Acadêmico de 2010 a 2020. Os resultados apontam que, embora assegurada pela LDBEN nº 9.394/96 e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Parecer CNE/CEB n° 11/00), a formação inicial e continuada de professores para a EJA ainda é negligenciada.

Leia este artigo

Influência do lúdico nos anos iniciais segundo Roger Caillois

Formação de Professores

Este trabalho versa sobre a importância do lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial a partir da contribuição de Roger Caillois. Jogos, brinquedos e brincadeiras inundam o mundo das crianças, pois estão presentes na humanidade desde os primórdios. O objetivo geral da pesquisa é: compreender a importância dos jogos lúdicos no processo de desenvolvimento da criança. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliografica fundamentada em autores que trabalham com essa temática e foram apresentados exemplos de atividades desenvolvidas, levando em consideração a ação de brincar, importante ferramenta que diverte e proporciona prazer para crianças.

Leia este artigo

Análise de uma propaganda no livro didático de Língua Portuguesa: reflexão e ressignificação do ensino

Vivências de Sala de Aula

A presença do livro didático na escola não é algo recente; ao longo dos anos, tornou-se parte significativa do trabalho dos professores. Tendo em vista a sua expressividade, como instrumento pedagógico, e a responsabilidade da escola no seu uso, este trabalho se propõe à análise de uma propaganda no livro didático de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental publicado pela Editora Ática. A partir disso, apontaremos algumas contribuições para o ensino-aprendizagem dos estudantes, bem como para o seu enriquecimento, reflexão e ressignificação.

Leia este artigo

Um olhar sobre as pinturas de Portinari de forma lúdica

Vivências de Sala de Aula e Educação Artística

Este artigo tem por objetivo relatar o projeto desenvolvido nas aulas de Arte, em 2018, na Escola Municipal Dalva Garrido Barbosa, em Iturama/MG, com o 5º ano do Ensino Fundamental. Este artigo é um resumo de parte da monografia do curso de Especialização em Artes Visuais. O tema do projeto foi as pinturas de Cândido Portinari, da série, “Brincadeiras de Crianças”. A escolha do artista e da série deu-se pela importância do artista que mostra, em suas telas, traços da cultura brasileira. A partir da contação de histórias desenvolvemos este projeto de sensibilização com culminância em uma Mostra Artística para toda a escola.

Leia este artigo

A EJA e a política de cotas para seus egressos

Antropologia, Comunicação, Filosofia, História, Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre as políticas de cotas para egressos da EJA, como política pública de acesso ao Ensino Superior, devido ao fato de a demanda das camadas populares ao Ensino Superior ter se ampliado e o debate, dentro e fora do ambiente acadêmico, também, provocando os governos federal e estadual a promoverem programas de incentivo com este propósito. Para os egressos da EJA, essas políticas são de extrema importância, pois oferecem a esse público a oportunidade de entrada na universidade, embora não garantam a sua permanência.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco