Edição V. 22, Ed. 36 - 27/09/2022

Educação para transformação: formação continuada promovendo aprendizagem significativa

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O relato se justifica pelo fato de a escola de Ensino Fundamental, na Região dos Lagos, ter uma criança com TDAH com comprometimento na área de Linguagem e seus códigos. Assim, deparei-me com a real necessidade de uma formação continuada para intervir, de maneira significativa, no processo de escolarização da criança. Este trabalho analisa os caminhos trilhados para uma educação inclusiva, analisando o papel do professor nesse processo, a partir do conhecimento adquirido no curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva, da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj.

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O estudo de Ciências aplicado nas séries iniciais: uma análise referente à interação professor-aluno

Formação de Professores

Considerando que a ciência faz parte do cotidiano dos indivíduos que vivem em uma sociedade, é necessário entender seu contexto em nosso dia a dia; sendo assim, é importante trabalhar essa temática com as crianças desde a tenra idade para elas compreenderem o mundo ao seu redor; é solene que essa prática ocorra de forma dinâmica e significativa. Frente ao exposto, o objetivo foi realizar uma breve discussão sobre a relevância do ensino de Ciências nas séries iniciais analisando a relação professor-aluno com base em revisão bibliográfica qualitativa, realizando uma busca de artigos disponíveis nas bases de dados SciELO e Lilacs.

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Autonomia na BNCC: uma análise sob a perspectiva de Paulo Freire

Política Educacional

O presente estudo analisa as concepções de autonomia presentes na BNCC sob a perspectiva freiriana. A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental, as menções ao termo foram categorizadas e analisadas, assim como suas relações com o contexto de elaboração e implementação do documento. A ausência de menções a Paulo Freire ou a outro pensador relacionado ao tema, associada à polissemia nas ocorrências da palavra, permitiu identificar a inexistência de referencial teórico para autonomia. Da mesma forma, sua utilização no texto estruturante revela a existência de uma perspectiva de formação com foco na adaptação do educando às contradições impostas pela mesma lógica excludente da Base.

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Uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos como inovações na Educação Básica

Formação de Professores

A educação no Brasil vem passando por mudanças naturais. Este trabalho discute como o uso das tecnologias pode auxiliar o professor no processo de implantação de métodos ativos na Educação Básica. O objetivo geral é discutir como as tecnologias podem auxiliar os professores no processo de implantação de métodos ativos. Utilizou-se a revisão bibliográfica, com uma abordagem qualitativa de estudo analítico das informações e dos resultados. As hipóteses foram confirmadas, pois a implantação de tecnologias no processo de ensino foi significativa para a produção de conhecimento e para o engajamento dos estudantes.

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Estratégias pedagógicas para a construção da imagem corporal na perspectiva inclusiva e interdisciplinar

Vivências de Sala de Aula

Este artigo apresenta estratégias pedagógicas possíveis para o desenvolvimento da imagem corporal numa perspectiva inclusiva e interdisciplinar. Trata-se de uma proposta de trabalho desenvolvida no Colégio Pedro II desde 2010 com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. A partir da utilização de estratégias como vídeos, músicas, brincadeiras, observação, comparação e representação corporal, incluindo a confecção coletiva de bonecos com as crianças, de forma participativa e inclusiva, é possível desenvolver as competências relacionadas à construção da imagem corporal, integrando diferentes áreas do conhecimento.

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O documentário como uma potencialidade educativa na Educação Ambiental

Ecologia e Meio Ambiente e Formação de Professores

Este artigo traz uma contribuição em relação à produção e utilização de documentários como recurso didático. É o resultado da participação das autoras na disciplina de Análise e Produção de Recursos Didáticos ofertada no curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do IFES sobre os passos necessários para a produção de um documentário e sua utilização como recurso didático. Teve como público-alvo os próprios alunos do programa de Mestrado do Educimat. O tema escolhido do documentário nasceu de uma inquietação em relação ao movimento de Educação Ambiental e suas reais ações.

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