Edição V. 22, Ed. 37 - 04/10/2022

Resenha de um documentário: "Fora de série"

Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O documentário “Fora de Série”, dirigido pelo professor Paulo Carrano, é resultado de uma pesquisa realizada com estudantes do Ensino Médio da EJA de diferentes escolas públicas do Rio de Janeiro. O objetivo do longa-metragem é demonstrar a importância de escutar o que esses alunos têm a dizer e contribuir para o vislumbre de melhorias do fluxo de escolarização de jovens, em especial das classes populares. O documentário se desenrola pelas narrativas de treze jovens, por meio de entrevistas, análises de imagens fotográficas, filmagens de seus cotidianos, conversas em grupo.

Leia este artigo

Uma análise sobre o percurso no estágio curricular do curso de Pedagogia

Formação de Professores

Este artigo reflete sobre a formação docente com base em inquietações suscitadas pelos autores, que, quando estudantes do curso de Pedagogia, vivenciaram a dialética entre teoria e prática, em experiências diversas em estágios curriculares no chão da escola. Investigou-se a formação do professor como agente reprodutor dos valores das classes dominantes. Conclui-se que, para romper com uma formação conformadora e reprodutora do poder hegemônico, precisamos pensar o currículo como espaço de disputa, partindo do entendimento da escola como espaço transformador.

Leia este artigo

Os desafios e as dificuldades encontradas na disciplina de Geografia na E. M. Antonio José de Lima, em Morro do Chapéu/PI

Geografia, Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

O ensino de Geografia tem sido marcado por intensos debates no processo de aprendizagem, no entanto vale ressaltar que uma das principais dificuldades é a falta de recursos suficientes para trabalhar a Geografia no Ensino Fundamental, assim como a metodologia voltada às novas tecnologias e a qualificação do profissional para atuar na disciplina. Aqui, o objetivo é compreender os desafios e as dificuldades encontrados no processo de ensino-aprendizagem, buscando analisar as modificações necessárias, identificando quais ferramentas tecnológicas são utilizadas nessas aulas e a percepção do professor.

Leia este artigo

A experiência de professores de Matemática na 1ª série do Ensino Médio com a avaliação no ensino remoto

Matemática e Avaliação

Este artigo analisa as experiências dos professores de Matemática da 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Lobo D'Almada, em Boa Vista/RR, com a avaliação da sua aprendizagem durante o ensino remoto. Como parte do referencial teórico, contextualizou-se sobre o processo avaliativo na disciplina de Matemática no Ensino Médio na perspectiva do ensino remoto e desenvolveu-se uma pesquisa de campo bibliográfica, com abordagem qualitativa e do tipo descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário do formulário Google direcionado a dois professores de Matemática.

Leia este artigo

Formação continuada de professores em tempos de pandemia: do improviso à realidade – relato de experiência na Educação Especial

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Este artigo apresenta as percepções de “segundas professoras” e professoras que atuam no AEE sobre a participação em um processo de formação continuada. É um estudo de caráter exploratório e descritivo, do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa, desenvolvido no contexto do trabalho remoto em decorrência da pandemia da covid-19. A formação continuada de professores mediada pelas tecnologias digitais e organizada a partir das demandas que emergem da prática pedagógica é uma possibilidade de enfrentamento das dificuldades encontradas no trabalho remoto e no ensino presencial.

Leia este artigo

A música "Passarinhos" como prática educativa para a sala de aula

Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Sociologia, Avaliação, Música e Política Educacional

Esta proposta de trabalho tem a intenção de apresentar um conjunto de perguntas (e de possíveis respostas) a partir da canção Passarinhos. Inicialmente será apresentada a letra da música, que faz parte do álbum Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa, lançado em setembro de 2015. A seguir, serão relacionadas as questões que irão direcionar as atividades em sala de aula, destacando-se aspectos como questões ambientais e pedindo ações pessoais de alunos e alunas para alcançar melhores condições de vida para todos.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco