Edição V. 22, Ed. 46 - 13/12/2022

2020 uma odisseia em meu espaço: etnografia, literatura e cinema em meio à pandemia

Ecologia e Meio Ambiente, Agronomia, Antropologia, Comunicação, Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e Literatura

Este é um relato de experiência como discente na disciplina Imagem, Memória e Imaginações Sociais: Antropologia, Literatura e Cinema; Experimentos Etnográficos de Análise e Escrita, no PPGCS/UFRRJ, adaptada ao período emergencial e realizada em 2020 via plataforma Zoom. Seu objetivo foi experimentar a análise e a escrita etnográfica, realizadas a partir de obras cinematográficas e literárias em diálogo com vivências cotidianas ou observações de campo. Foram realizados seminários a respeito de obras de referência, documentários e filmes. Os discentes elaboraram um ensaio ou resenha, contendo uma reflexão a partir dos textos teóricos.

Leia este artigo

Um estudo sobre a atuação do Pronatec na cidade de Bragança/PA

Política Educacional

Este artigo procura discutir e apresentar a atuação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em suas diversas modalidades, evidenciando suas ações nas instituições públicas e do sistema S (Senac, Senai, Senar, Senat). Procura-se ainda, elucidar os principais desafios do programa no país, especialmente na cidade de Bragança/PA, mostrando os cursos ofertados e os órgãos públicos que disponibilizam a capacitação. Dessa forma, percebe-se que, apesar das múltiplas dificuldades, o programa tem se mostrado eficaz, contribuindo para a formação de milhares de jovens brasileiros.

Leia este artigo

O uso da ferramenta Google Street View como alternativa de tecnologia assistiva para alunos com espectro autista

Geografia, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

Nesta pesquisa, os estudos pedagógicos sobre o uso das TDIC estão voltados para crianças e jovens diagnosticados com TEA, os quais necessitam de práticas pedagógicas singulares. Assim, destacamos o uso de tecnologia assistiva, a fim de promover essa autonomia para a vida além da escola, revelando excelentes resultados. A pesquisa foi norteada pelo questionamento: “De que forma a Geografia pode se beneficiar dessas geotecnologias a partir do uso de mapas digitais, como tecnologia assistiva para alunos com TEA, adotando metodologias que contemplem todos os demais alunos?”. Essa resposta foi obtida por meio da análise de estudo de caso com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Magé/RJ.

Leia este artigo

Estudo do lúdico no ensino de Matemática: uma pesquisa bibliográfica exploratória

Matemática

A ludicidade no Ensino de Matemática é muito importante para os processos de ensino-aprendizagem. O presente artigo propôs desenvolver um estudo qualitativo exploratório de revistas do estrato A pela plataforma Sucupira, da Capes. Os dados foram subdivididos em: tipo de recurso, ano, público-alvo e conteúdo abordado. Os resultados apontaram maiores pesquisas sendo desenvolvidas com o uso da ludicidade no segundo segmento do Ensino Fundamental (atual 6º ao 9º ano), além do uso predominantemente analógico como recurso de ensino e com a Aritmética como conteúdo de maior contemplação para o uso da ludicidade.

Leia este artigo

Histórias em quadrinhos na escola: uma experiência metodológica de ensino

Comunicação, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este estudo apresenta uma experiência metodológica de ensino por meio do uso de histórias em quadrinhos (HQ) na escola para incentivar a leitura, desenvolver a escrita e o uso de imagens nas produções. As HQ são valorizadas por livros didáticos e contribuem para o ensino-aprendizado em Língua Portuguesa tanto na leitura como na escrita, devido à condição de articular elementos verbais e não-verbais na estrutura da linguagem. O objetivo do estudo é destacar a importância das HQ como recurso didático usado em sala de aula para uma prática interdisciplinar, a fim de desenvolver o aprendizado de forma prazerosa, indo ao encontro da realidade dos alunos.

Leia este artigo

Ensino domiciliar e o desafio dos antissociais

Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Minha criança virou pré-adolescente e a antiga escola não lhe coube mais. Precisávamos de outra; descobrimos com o tempo o que parecia impensável: nenhuma escola iria nos atender. Respeitando o interesse de nossa própria filha, montamos, com a ajuda de uma família que se juntou a nós, o nosso próprio sistema de ensino domiciliar para o Ensino Médio. Optamos por contratar diversos professores, um para cada disciplina, e eles fizeram um trabalho incrível. Vale lembrar que o ED é realidade há décadas em vários países que nos despertam profunda inveja em seus indicadores educacionais. O projeto que autoriza o homeschooling está tramitando no Legislativo.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco