Edição V. 22, Ed. 9 - 15/03/2022

Influência do contexto familiar na vida escolar de alunos adolescentes do Ensino Fundamental

Vivências de Sala de Aula

O presente estudo objetiva analisar de que forma os conflitos familiares são refletidos pelos alunos no cotidiano escolar, visando compreender como isso afeta os adolescentes. A relevância dessa pesquisa apresenta-se a partir de informações consistentes sobre como os alunos demonstram as adversidades do ambiente familiar no contexto social e no cotidiano pedagógico. Como aparato metodológico, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica sistematizada com enfoque nos aspectos sociais, pedagógicos e metodológicos de fundamentação qualitativa.

Leia este artigo

Entre o descritível e o interpretável com base na ideologia inconsciente do discurso

Comunicação, Psicologia, Sociologia, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Nos estudos de Levy, o virtual é a possibilidade do real; por exemplo, na tecnologia empregada para a Educação a Distância, os indivíduos e toda a estrutura de informação e comunicação se virtualizam, não estão presentes em elementos físicos e geográficos, e a própria temporalidade se desintegra nesse universo factível. O processo comunicativo deixa de ser simultâneo, os interlocutores em certas situações aguardam o retorno de uma mensagem fora do tempo em que ela foi produzida. Nesse espaço virtual, denominado como ciberespaço, a materialização do discurso se dá sem contato com elementos físicos ou fora da temporalidade em que o ato comunicativo acontece.

Leia este artigo

Festival de pipas: a abordagem cultural da Educação Física contribuindo para a autonomia dos alunos

Educação Física

A atividade pedagógica relatada foi realizada em uma escola municipal do primeiro segmento do Ensino Fundamental localizada em Guaratiba, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A atividade, que tematizou a brincadeira popular “pipa”, tinha como objetivo construir as habilidades práticas corporais, reconhecendo-as como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos. Além disso, propôs-se a valorização da experimentação, criando pela brincadeira a possibilidade do desenvolvimento de um trabalho coletivo que incentiva o aluno ao protagonismo e à autonomia.

Leia este artigo

Democracia escolar e o papel da gestão na escola do século XXI

Instituição Escola e Política Educacional

As pesquisas realizadas para desenvolver este trabalho consistiram principalmente na busca bibliográfica nos principais periódicos educacionais do país. A utilização dessas fontes e a forma como esta pesquisa foi conduzida se devem ao número de artigos publicados e à relevância deles frente aos temas, como administração/gestão escolar, democracia escolar, associações de pais e mestres (APM), dentre tantos outros. Tal fato corrobora o propósito deste estudo, que foi encontrar elementos de convergência entre ideias diversas e pontos de vista distintos no que tange à gestão democrática no sistema educacional público do Brasil na atualidade.

Leia este artigo

A coordenação pedagógica no contexto brasileiro: da supervisão à coordenação pedagógica

Formação de Professores, História da Educação e Instituição Escola

Este trabalho tem como objetivo conhecer os aspectos históricos e legais da coordenação pedagógica no Brasil. Para tanto, é apresentada uma síntese do percurso histórico enfocando o trabalho desde a supervisão até a coordenação pedagógica. O resultado mostrou um processo em que a gestão do trabalho pedagógico escolar foi baseada em uma concepção de fiscalização e controle das práticas docentes; somente após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação surgiram novas indicações direcionadas aos aspectos propriamente pedagógicos, ressignificando sua atuação na Educação brasileira.

Leia este artigo

Educação Infantil em tempos de pandemia da covid-19: um olhar sobre relatos de familiares

Educação Infantil

O objetivo geral deste trabalho consiste em dar visibilidade às famílias das crianças matriculadas em um centro municipal de educação infantil em uma cidade do norte paranaense, buscando compreender os desafios que encontram ao desenvolver atividades escolares de forma remota. Os dados foram coletados por meio de um questionário impresso e respondido por onze familiares. Os resultados foram analisados de forma livre e agrupados de acordo com os objetivos da pesquisa, que indica que todas as famílias possuem aparelhos eletrônicos e bom acesso à internet. Foram elencadas diversas dificuldades.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco