Edição V. 23, Ed. 11 - 28/03/2023
Um novo fenômeno esportivo: refletindo sobre apostas
Educação FísicaQuando tratamos do esporte na escola, sempre buscamos relacioná-lo a outros assuntos que são inerentes ao fenômeno esportivo e que vão além do jogo em si, relacionando-os com a cultura e a sociedade. Frequentemente trazemos a discussão do preconceito com os atletas negros no Brasil no início da prática desse esporte; citamos a criação do drible como uma forma de defesa contra esse preconceito e como o racismo ainda acontece nos estádios. Entretanto, o que mais tem chamado a atenção nos últimos tempos nas relações dos jovens e adolescentes com os esportes é o mundo das apostas esportivas.
Leia este artigoAmbientes virtuais de aprendizagem em tempos de pandemia: diferentes experiências
Vivências de Sala de AulaEste artigo teve como objetivo relatar a experiência de três professores que utilizaram ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) durante o ensino remoto emergencial na Educação Básica. Almeja-se uma reflexão sobre o uso de plataformas online, suas potencialidades e seus impactos na relação dos alunos com o ensino. Foram analisadas as plataformas Moodle e Google Classroom. Constatou-se que o uso de recursos como videochamadas contribuiu para a interação entre alunos e professores, permitindo uma comunicação mais eficaz entre eles, e que um dos fatores limitantes para a utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem foi o acesso à internet.
Leia este artigoDiário de leitura gamificado: literatura, escrita e desafios
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaO incentivo à leitura e à escrita sempre foi um grande desafio para a escola. De um lado, os professores, com suas queixas sobre a baixa proficiência e o estreito repertório cultural dos discentes; do outro, alunos que enfatizam que a escola não entende seus anseios. Por isso, as leituras sugeridas e as formas de fazê-las distanciam-se da sua realidade social. Este relato trata de um exemplo de gamificação da experiência de leitura/escrita em turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento, em Banzaê/BA. Seu objetivo é apontar um caminho metodológico que esteja em sintonia com as aspirações dos discentes.
Leia este artigoSaberes científicos e populares acerca da galinha d'angola: uma conexão afro-brasileira
Biologia e BiociênciasAs abordagens acerca das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras não deveriam se restringir às disciplinas História e Arte. É necessário que as demais disciplinas dialoguem com as propostas da Lei nº 10.639/03 para que a educação possa se tornar um agente na luta pelo respeito às diversidades. O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Ciências em uma escola pública, com 106 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi sensibilizar os alunos acerca da formação identitária brasileira e proporcionar acesso às histórias e às memórias dos povos africanos e afro-brasileiros.
Leia este artigoO resgate da mulher no cenário de guerra no romance "As meninas do Belo Monte"
Língua Portuguesa e LiteraturaEste texto tem por objetivo observar, na obra As meninas do Belo Monte, de Júlio José Chiavenato, o resgate do papel da mulher no cenário da Guerra de Canudos, cuja atuação feminina, de grande importância, se deu como acontecimento histórico. As diversas narrativas oficiais sobre guerras trazidas pela História e pela Literatura são marcadas por vozes masculinas, por isso há omissão e injustiça no que diz respeito à participação da mulher nesses contextos, tendo seus papéis injustamente minimizados ou simplesmente apagados nos discursos históricos e literários. Por esse motivo, traremos aqui as vozes femininas, como marcas de um tempo.
Leia este artigoMicroscópio óptico: sua utilização embasada na aprendizagem significativa
Biologia e BiociênciasAs aulas práticas ou experimentais são essenciais para complementar uma aula teórica, mas é preciso que os docentes sejam mais estimulados no desenvolvimento de metodologias mais atraentes e motivadoras, a fim de aplicá-las. Este estudo teve como objetivo observar e diferenciar as estruturas das células vegetais e histológicas por meio do microscópio óptico, utilizando estratégias direcionadas para uma aprendizagem significativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola federal do Rio de Janeiro com uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Seis discentes participaram como voluntárias no desenvolvimento das aulas práticas de Citologia.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui