Edição V. 23, Ed. 11 - 28/03/2023

Um novo fenômeno esportivo: refletindo sobre apostas

Educação Física

Quando tratamos do esporte na escola, sempre buscamos relacioná-lo a outros assuntos que são inerentes ao fenômeno esportivo e que vão além do jogo em si, relacionando-os com a cultura e a sociedade. Frequentemente trazemos a discussão do preconceito com os atletas negros no Brasil no início da prática desse esporte; citamos a criação do drible como uma forma de defesa contra esse preconceito e como o racismo ainda acontece nos estádios. Entretanto, o que mais tem chamado a atenção nos últimos tempos nas relações dos jovens e adolescentes com os esportes é o mundo das apostas esportivas.

Leia este artigo

Ambientes virtuais de aprendizagem em tempos de pandemia: diferentes experiências

Vivências de Sala de Aula

Este artigo teve como objetivo relatar a experiência de três professores que utilizaram ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) durante o ensino remoto emergencial na Educação Básica. Almeja-se uma reflexão sobre o uso de plataformas online, suas potencialidades e seus impactos na relação dos alunos com o ensino. Foram analisadas as plataformas Moodle e Google Classroom. Constatou-se que o uso de recursos como videochamadas contribuiu para a interação entre alunos e professores, permitindo uma comunicação mais eficaz entre eles, e que um dos fatores limitantes para a utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem foi o acesso à internet.

Leia este artigo

Diário de leitura gamificado: literatura, escrita e desafios

Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O incentivo à leitura e à escrita sempre foi um grande desafio para a escola. De um lado, os professores, com suas queixas sobre a baixa proficiência e o estreito repertório cultural dos discentes; do outro, alunos que enfatizam que a escola não entende seus anseios. Por isso, as leituras sugeridas e as formas de fazê-las distanciam-se da sua realidade social. Este relato trata de um exemplo de gamificação da experiência de leitura/escrita em turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento, em Banzaê/BA. Seu objetivo é apontar um caminho metodológico que esteja em sintonia com as aspirações dos discentes.

Leia este artigo

Saberes científicos e populares acerca da galinha d'angola: uma conexão afro-brasileira

Biologia e Biociências

As abordagens acerca das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras não deveriam se restringir às disciplinas História e Arte. É necessário que as demais disciplinas dialoguem com as propostas da Lei nº 10.639/03 para que a educação possa se tornar um agente na luta pelo respeito às diversidades. O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Ciências em uma escola pública, com 106 alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi sensibilizar os alunos acerca da formação identitária brasileira e proporcionar acesso às histórias e às memórias dos povos africanos e afro-brasileiros.

Leia este artigo

O resgate da mulher no cenário de guerra no romance "As meninas do Belo Monte"

Língua Portuguesa e Literatura

Este texto tem por objetivo observar, na obra As meninas do Belo Monte, de Júlio José Chiavenato, o resgate do papel da mulher no cenário da Guerra de Canudos, cuja atuação feminina, de grande importância, se deu como acontecimento histórico. As diversas narrativas oficiais sobre guerras trazidas pela História e pela Literatura são marcadas por vozes masculinas, por isso há omissão e injustiça no que diz respeito à participação da mulher nesses contextos, tendo seus papéis injustamente minimizados ou simplesmente apagados nos discursos históricos e literários. Por esse motivo, traremos aqui as vozes femininas, como marcas de um tempo.

Leia este artigo

Microscópio óptico: sua utilização embasada na aprendizagem significativa

Biologia e Biociências

As aulas práticas ou experimentais são essenciais para complementar uma aula teórica, mas é preciso que os docentes sejam mais estimulados no desenvolvimento de metodologias mais atraentes e motivadoras, a fim de aplicá-las. Este estudo teve como objetivo observar e diferenciar as estruturas das células vegetais e histológicas por meio do microscópio óptico, utilizando estratégias direcionadas para uma aprendizagem significativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola federal do Rio de Janeiro com uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Seis discentes participaram como voluntárias no desenvolvimento das aulas práticas de Citologia.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco