Edição V. 23, Ed. 12 - 04/04/2023

Pibid, Educação Física e pandemia: vivências e desafios em uma escola pública

Educação Física e Política Educacional

Este é um relato de experiência que se sustenta em uma pesquisa descritiva baseada nas ações e nos desafios vividos por um grupo de acadêmicos do Pibid em uma escola pública municipal de Corumbá/MS, de modo especial durante o período da pandemia. O objetivo foi relatar e analisar as experiências e os desafios enfrentados nas aulas de Educação Física Escolar, sobretudo demonstrando as estratégias utilizadas ao longo das aulas nesse período. Os resultados demonstram que as formações continuadas nortearam as ações durante o período e que diversas limitações contribuíram para sobrecarregar o trabalho dos professores.

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Intervenção pedagógica de primeiros socorros no curso Técnico em Farmácia

Farmácia e Formação de Professores

Este trabalho consiste em uma proposta de intervenção pedagógica sobre o conteúdo de primeiros socorros em uma turma do 4º semestre do curso Técnico em Farmácia, com a finalidade de identificar e intervir em situações menores de resgate. A metodologia, de abordagem qualitativa, realizou intervenção por meio de oficinas e visitas técnicas. Espera-se que a intervenção pedagógica contribua no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, possibilitando que identifiquem e executem adequadamente as práticas de primeiros socorros. O papel do professor é considerado fundamental aqui.

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Trabalho colaborativo e acessibilidade: a labuta dos profissionais da educação de surdos

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Este artigo configura-se como um relato de experiência acerca do trabalho desenvolvido com estudantes surdos da rede pública nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para isso, objetivamos apresentar experiências exitosas do trabalho colaborativo na educação de surdos, tanto na perspectiva bilíngue quanto inclusiva. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa. Os resultados demonstram que um trabalho realizado com a participação de todos tem efeitos significativos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes surdos e que esse tipo de trabalho demanda ações efetivas de todos os atores na unidade escolar.

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Professor da EJA: o sujeito da práxis pedagógica

Antropologia, Comunicação, Filosofia, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo que aborda a ação dos professores no que se refere à Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, localizada na cidade de Antônio Martins/RN. As reflexões estão voltadas à práxis dos docentes, bem como do universo do público discente que frequenta as aulas da modalidade. A pesquisa constituiu-se na aplicação de questionários semiestruturados entre professores e alunos, abordando a importância da formação docente para esse público-alvo. O amparo metodológico se deu por leituras pertinentes à temática.

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“Numa Escola de Havana”: inferências para as sociologias da educação

Sociologia, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Esta resenha realiza uma crítica do filme cubano de 2014 intitulado "Numa escola de Havana" ("Conducta", em espanhol). A obra, como será visto, possui grande relevância para as sociologias da educação porque consegue demonstrar a importância de compreender de onde são oriundos os estudantes e de que maneira isso pode influenciar o seu desempenho escolar, além de debater estratégias educativas, ao apresentar a situação de uma sala de aula do Ensino Básico na capital cubana, destacando um aluno que possui problemas comportamentais em classe.

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Um, dois, três, conte uma história outra vez: alcançando o imaginário dos pequenos leitores com deficiência visual por meio de histórias narradas pelo tato

Educação Especial e Inclusiva

Ao longo do tempo, o ato de contar histórias, além de entreter, representou um meio de perpetuar a cultura de um povo, quando os mais antigos passavam os seus conhecimentos às gerações mais novas e as histórias ainda não eram registradas no papel. Este artigo propõe a releitura, como forma de contar a história pela perspectiva da inclusão, por crianças com deficiência visual do Ensino Fundamental I, a partir das práticas educativas experimentadas em sala de aula. O método aplicado segue dois caminhos: a posição do professor/mediador, que narra a história, e a criança que ouve.

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