Edição V. 23, Ed. 14 - 18/04/2023

Abordagem da variação linguística em livro didático da 6ª série do Ensino Fundamental

Educação Infantil, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O intuito deste trabalho foi realizar uma análise do tratamento dado à temática da variação linguística pelo livro didático, tomando como corpus de investigação a obra Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, que foi organizada pelos professores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi. As variações linguísticas devem ser trabalhadas cada vez mais dentro da sala de aula; o preconceito linguístico ainda é muito forte no Brasil e muitas vezes pode provocar a evasão escolar de inúmeros alunos. Dentro desse contexto é que analisamos criticamente como a variação linguística é abordada no livro didático, destacando seus pontos positivos e mais frágeis.

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Minha cadelinha e eu

Língua Portuguesa e Literatura

O presente texto tem por objetivo trazer ao leitor a narração de um dia chuvoso e comum de uma cadela e seu dono. Pela perspectiva, ora do dono, ora da cadelinha, descreve-se o cansaço do dono frente à demanda do animal e as ações ocorridas de acordo com a insistência do bichinho para sair de casa. O texto detalha com sensibilidade alguns aspectos afetivos da relação de amizade construída por ambos. A fala do narrador busca intensificar a natureza canina como uma natureza sempre disponível ao amor incondicional ao seu humano, percebendo a beleza que existe nas suas atitudes.

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A arte como combate à crise de audiência e ao adoecimento mental na escola

Formação de Professores, Instituição Escola e Política Educacional

Neste artigo, apontamos um desafio a ser enfrentado na educação brasileira: superar a crise de audiência nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio que vêm sendo oferecidos pelos institutos federais (IF). Trataremos os fenômenos com base em referencial bibliográfico como ferramenta para entender determinações que perpassam as condições materiais relacionadas ao afastamento do estudante do processo de ensino-aprendizagem. Apontamos o papel da arte na mudança das condições de existência relacionadas à crise de audiência no Ensino Médio a partir da ressignificação da função social da escola.

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Exposição excessiva às telas digitais e suas consequências para o desenvolvimento infantil

Educação Infantil

Este artigo se dedica ao estudo do uso das telas digitais por crianças de zero a três anos de idade, verificando quais as percepções dos pais e professores no que diz respeito à apropriação das tecnologias pelos infantes. Para isso, a pesquisa adotou como aporte teórico uma perspectiva histórica da infância com estudo de teorias sobre o desenvolvimento infantil, a fim de compreender qual o uso adequado dos recursos digitais para a faixa etária indicada. A pesquisa de campo se baseou na coleta de dados qualitativos junto a pais e professores de duas escolas do município de Janaúba/MG, uma da rede privada e outra da rede pública de ensino.

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E agora, diretor, a quem é que vou culpar?

Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O texto procura mostrar que o diretor de uma unidade escolar, além das atribuições comuns inerentes à função, no âmbito das dimensões pedagógica, administrativa e financeira, no dia a dia de uma escola acaba tendo outras. Ou seja, ele acaba assumindo obrigações que legalmente não são estabelecidas em legislação. No fim das contas, tudo que acontece no espaço escolar – e muitas vezes até fora dele – acaba sendo “culpa” do diretor da escola. O texto procura também mostrar que, apesar de tudo, a função de diretor traz conhecimentos novos e muita experiência, por isso, é muito gratificante.

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“Por que filme sobre o sertão sempre tem que ter sofrimento?”: a construção da narrativa de jovens do Ensino Médio Técnico em um instituto federal no sertão do Rio Grande do Norte

Antropologia, Comunicação, Psicologia, Avaliação, Cinema, Teatro e TV, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O presente artigo faz parte de uma pesquisa ainda maior que tem como objetivo pensar a narrativa do jovem sertanejo a respeito do sertão, desse sertão vivido, praticado como diria Certeau (2011). Refletir se, no contato com a narrativa fílmica, esse jovem sertanejo se sente motivado a transformar não só o espaço em que vive, como também sua própria narrativa de vida; compreender e refletir sobre o sertão como um lugar, um espaço, um território evidente e evidenciado com todas as suas potencialidades e contradições e como isso pode, ou não, ser representado no cinema e fora dele.

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Nota de pesar

Comunicamos, com muito pesar, a perda de nosso colega Esteban Lopez Moreno, professor associado da Fundação Cecierj e coordenador de suas publicações. Como editor da revista EaD em Foco, levou-a ao nível A2 do Qualis/Capes; na revista Educação Pública, implantou o novo projeto gráfico e sistema de submissão que certamente ajudou-a a alcançar o nível B1 do Qualis/Capes. Certamente fará muita falta à Fundação Cecierj - e mais ainda à família, a quem era tão apegado.

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