Edição V. 23, Ed. 15 - 25/04/2023

Projeto pedagógico da Modernidade na perspectiva kantiana

Instituição Escola

Esta resenha tem por objetivo apresentar o projeto pedagógico da Modernidade a partir da perspectiva kantiana. Para isso, utilizamos o livro Sobre a Pedagogia, de Kant. Nele, o autor ressalta que é necessário o uso da disciplina nos indivíduos a partir da primeira infância, pois, se seus instintos não forem freados de forma prematura, no futuro essa tarefa se apresentará extremamente árdua. O autor ressalta que a educação necessita de aperfeiçoamento ao longo do tempo e que devemos ter uma visão otimista acerca dele. Uma educação de qualidade deve se pautar na disciplina e na moral de modo a permitir que as crianças pensem por si mesmas.

Leia este artigo

Uso de jogo didático no ensino de Ciências em uma escola do campo: uma abordagem em sala de aula

Saúde e Vivências de Sala de Aula

O objetivo do estudo é a construção de um jogo didático para melhorar a apropriação do conhecimento de Ciências em uma escola do campo no município de Rio Bonito do Iguaçu/PR, com alunos do 7° ano. A pesquisa foi composta de duas etapas. Na primeira, realizamos um levantamento de informações inerentes ao ensino de Ciências, por meio da aplicação de um questionário aos professores. Na segunda, elaboramos e aplicamos o jogo didático. Em seguida, aplicamos um teste aos estudantes em dois momentos distintos, um antes do uso do material didático e outro após o seu uso.

Leia este artigo

Protagonismo dos estudantes na mobilização da comunidade escolar para ações de impacto ambiental positivo na escola

Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

A urgência frente às questões climáticas atuais privilegia práticas e reflexões envolvendo a Educação Ambiental na escola. Nesse sentido, um dos desafios do educador é encontrar estratégias pedagógicas que promovam sentidos nos estudantes e os provoquem a propor soluções possíveis para problemas ambientais locais. O estudo de caso aqui apresentado aconteceu em um colégio estadual localizado no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, protagonizado por 21 alunos do 3º Ano do Ensino Médio Integral. Os alunos prepararam três projetos de intervenção.

Leia este artigo

O labor docente e a alienação do trabalho

Sociologia, Formação de Professores e Política Educacional

O objetivo deste trabalho é discutir o fenômeno da precarização do trabalho do professor dentro da Educação Básica e expandir a discussão a fim de buscar refletir até que ponto o trabalho precarizado do professor pode se configurar como um trabalho alienado. Para isso, iremos pensar sobre como se dá o trabalho alienado de professores, os motivos pelos quais o trabalho alienado ocorre e, por fim, a quem interessa essa alienação e como combatê-la. A História vem nos ensinando que mudanças sociais são feitas a muitas mãos. Daí a importância de valorizarmos a figura da luta coletiva.

Leia este artigo

Abordagem educacional sobre hipertensão arterial e obesidade em estudantes de uma escola pública de Coronel Fabriciano/MG

Saúde

O desenvolvimento precoce da hipertensão arterial sistêmica e da obesidade tem aumentado sistematicamente. Uma série de fatores pode contribuir e requer metodologias para abordar o tema. Nesse ínterim, o presente estudo desenvolveu uma sequência didática com foco em Educação em Saúde. Adicionalmente, foi elaborado um jogo de tabuleiro para a discussão de Biologia e saúde. Participaram 121 estudantes entre 15 e 19 anos, que responderam a um questionário. Os resultados da pesquisa indicaram o desenvolvimento de sobrepeso, obesidade e hipertensão. Os alunos mostraram-se entusiasmados com a sequência didática.

Leia este artigo

Aplicação de metodologias diferenciadas no ensino de Ciências, Matemática e Química: da Educação Básica ao Ensino Superior

Matemática, Química e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho contempla práticas pedagógicas realizadas por professores de Ciências, Matemática e Química em instituições públicas do Rio de Janeiro, com alunos da Educação Básica e Superior. As metodologias diferenciadas em Ciências e Matemática foram realizadas no Ensino Fundamental, enquanto as de Química, com alunos de um curso de Formação de Oficiais. Este trabalho é caracterizado como um relato de experiência de natureza qualitativa. Os dados surgiram de observações e fotografias. Diante das práticas realizadas, foi observada maior troca de conhecimentos e um maior interesse dos alunos.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco