Edição V. 23, Ed. 16 - 02/05/2023

Formação continuada para professores de sala de recursos multifuncional: uma contribuição com as novas tecnologias digitais

Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Política Educacional

A formação continuada de docentes da Educação Inclusiva é tema emergente e relevante. A temática vem ganhando espaço nas discussões educacionais, apontando para a necessidade de construção de olhares inovadores e a efetivação da qualidade educacional, a fim de provocar rupturas com o modelo conservador de formação continuada. Esta pesquisa deu voz aos que estão no “chão da escola” e respiram as necessidades da comunidade escolar, por meio de uma metodologia de natureza qualitativa, e contou com rodas de conversas para colher informações junto aos professores participantes e questionários estruturados que serviram de suporte.

Leia este artigo

Interface entre a UNEB e a ONG Central da Cidadania no estágio supervisionado em Língua Espanhola

Formação de Professores, Língua Estrangeira e Outras Mais Específicas

Este artigo relata minha experiência e as aprendizagens que adquiri durante o acompanhamento de uma estagiária em estágio supervisionado no curso de Letras - Espanhol, da Universidade do Estado da Bahia, realizado na modalidade de oficinas didáticas na ONG Central da Cidadania, situada no bairro de Pernambués, em Salvador. A experiência apresenta seu impacto no contexto realizado, como poderoso instrumento de inclusão e transformação sociocultural. O relato tem cunho qualitativo, subsidiado pelas contribuições teóricas dos autores Pimenta e Lucena, Buriolla, Mendes, Freire e Larrosa Bondía, dentre outros.

Leia este artigo

Educação Financeira escolar para compreensão do impacto econômico da pandemia da covid-19: um relato de prática no Ensino Médio

Matemática, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

O trabalho se refere a um relato no campo do ensino da Matemática, especificamente na temática Educação Financeira Escolar, tratando do impacto econômico causado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), com alunos da 1ª série do Ensino Médio. Aplicou-se uma metodologia mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos em três etapas consecutivas: aplicação de questionário, análise dos dados obtidos e aplicação de aula expositiva dialogada. Ficou evidente que as famílias precisaram mudar seus hábitos de consumo e planejar melhor a forma como lidam com as finanças.

Leia este artigo

Regiões poligonais triangulares: uma investigação com dobraduras no Ensino Fundamental

Matemática, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho objetivou investigar de que forma as dobraduras auxiliam no ensino-aprendizagem de formas geométricas. Foram apresentadas atividades investigativas no 7º ano do Ensino Fundamental pelo Google Meet durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa abordando triângulos e respectivas regiões triangulares. A metodologia foi uma sequência de ensino utilizando materiais manipuláveis, explorando dobraduras. Mesmo no ensino remoto, foi possível aproximar a Geometria aos alunos com atividades concretas. As aulas foram gravadas em vídeo pelo professor, e, posteriormente, as gravações foram analisadas.

Leia este artigo

Um panorama sobre o uso de jogos didáticos de Biologia

Biologia e Biociências

Ferramentas didáticas, como jogos, podem auxiliar na aprendizagem, enriquecendo o cognitivo, instigando o senso crítico, estimulando a criatividade, fazendo o aluno pensar enquanto brinca, contudo é mister que o jogo didático tenha um bom embasamento teórico para alcançar seus propósitos pedagógicos. Assim, o objetivo deste trabalho é oferecer ao leitor uma breve revisão de literatura, com caráter exploratório, envolvendo os grandes temas da Biologia, sobre o uso de jogos didáticos, buscando uma reflexão dos tipos de jogos construídos e quais seus objetivos no processo de ensino-aprendizagem.

Leia este artigo

Resenha do artigo “Educação e tecnologia: a crise da inteligência”

História da Educação, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O artigo aqui resenhado é de Maurício Rebelo Martins, intitulado Educação e tecnologia: a crise da inteligência. O autor é doutor em Educação e docente da UFPB. Vem se dedicando aos estudos a respeito da formação pedagógica em sociedades plurais, dado o contexto atual e como as relações humanas são construídas nesse cenário, para a sua subjetivação e a sua socialização. Além disso, é importante que se compreenda que a cultura é nitidamente subordinada ao mercado econômico, tal qual uma ferramenta a serviço de grupos concentradores de poder, sendo utilizada para manipular as pessoas.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco