Edição V. 23, Ed. 17 - 09/05/2023
Educação Matemática de jovens e adultos em tempos de pandemia
Vivências de Sala de AulaEste relato visa socializar experiências de elaboração e aplicação de oficina de juros simples e compostos no regime não presencial para a EJA adotada durante a pandemia da covid-19. A atividade ocorreu durante a participação na Residência Pedagógica e iniciou identificando estratégias do regime. Na elaboração, buscando uma proposta coerente com a realidade, levaram-se em consideração discussões a respeito do perfil dos estudantes e prejuízos causados pela excessiva formalização da Matemática. A oficina foi aplicada em uma escola estadual de Peçanha/MG e os resultados sugerem que a abordagem contextualizada favorece a participação.
Leia este artigoRepresentações sociais de método científico e as implicações do ato de pesquisar na formação inicial de professores
Formação de ProfessoresEste trabalho investiga a percepção dos discentes do curso de Formação de Professores na modalidade Normal acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão e crítica em seu processo de formação. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a técnica de evocação livre de palavras (ELP) por meio de formulário Google. Os resultados foram analisados em quadros, permitindo vislumbrar a percepção dos discentes em relação àquele método. Concluímos que as representações sociais vão ao encontro da cientificidade, o que permite avistar caminhos importantes e reflexivos.
Leia este artigoRelato de experiência sobre assistência técnica gratuita na construção de residências para famílias carentes
Vivências de Sala de AulaEste trabalho tem como finalidade apresentar o relato de experiência vivenciada em um projeto de extensão tomando como estudo de caso uma turma do 3º ano do Curso Técnico Médio integrado em Edificações da Escola Balbina Viana Arrais, localizada no município de Brejo Santo/CE. Para a construção da intervenção pedagógica, nós nos respaldamos nos estudos de Souza, Severino e Santos. Os resultados obtidos revelaram que participar de projetos de extensão, ao mesmo tempo que dissemina conhecimento, proporciona aos alunos experiências que ajudam na formação profissional integrada à realidade local.
Leia este artigoAs iniciativas de inclusão e de desenvolvimento de tecnologias assistivas em instituição federal de ensino no Estado do Rio de Janeiro
Educação Especial e InclusivaNo Brasil, o conceito de tecnologia assistiva (TA) se apresenta em constante construção, tendo um caráter multidisciplinar de conhecimento. O presente artigo trata da importância das tecnologias assistivas na inclusão e no seu desenvolvimento nas instituições de ensino do Rio de Janeiro. Serão apresentadas algumas ações referentes ao Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Especiais do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Este trabalho é constituído de uma pesquisa bibliográfica, junto a uma análise da instituição mencionada, observando-se as TA e sua importância para o processo de inclusão.
Leia este artigoO desafio de conviver com a diferença: um estudo sobre o multiculturalismo e a escola pública na tríplice fronteira amazônica
Vivências de Sala de AulaO artigo apresenta resultados da pesquisa O Desafio de Conviver com a Diferença: um Estudo sobre o Multiculturalismo na Escola Pública, em Tabatinga/AM, partindo da premissa de que a sociedade é construída na heterogeneidade de identidades culturais e que o espaço educativo é campo experimental do multiculturalismo. A cidade está na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru; buscamos identificar dinâmicas que constituem a instituição educacional e responder se as metodologias empregadas valorizam as culturas. Nesse caminho se salienta a necessidade de uma educação dialógica como ferramenta de inclusão social e multicultural.
Leia este artigoA Educação de Jovens e Adultos no Brasil e o contexto social dos alunos dessa modalidade
Antropologia, Comunicação, Filosofia, História, Formação de Professores, História da Educação e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica e de campo realizada na Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, em Antônio Martins/RN, em que se pôde observar os alunos das salas de aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o contexto social ao qual esses alunos pertencem; também foi observado o quanto essa modalidade de ensino tem se tornado juvenilizada, com a maioria dos alunos egressos do ensino regular que tem procurado essa modalidade educativa para terminar a Educação Básica, principalmente para poder se inserir no mercado de trabalho em melhores condições.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui