Edição V. 23, Ed. 18 - 16/05/2023
Reflexões acerca da Educação Infantil em relação ao momento da covid-19
Educação InfantilO artigo tem como objetivo refletir sobre como aconteceram as ações pedagógicas na Educação Infantil durante a pandemia de covid-19. Trata-se de pesquisa realizada de forma exploratória, qualitativa, incluindo pesquisa de campo em um centro de educação infantil municipal que possui todos os níveis (berçário, maternal e pré-escolar) da Educação Infantil localizado na periferia de Lages/SC. A coleta de dados foi efetuada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que os profissionais da Educação encontraram dificuldades na comunicação com os familiares das crianças.
Leia este artigoEnsino remoto emergencial e as competências tutoriais da Educação a Distância
Educação a Distância, Artes Plásticas e Educação FísicaEste artigo tem como objetivo refletir sobre as competências essenciais do tutor da Educação a Distância (EaD) agregadas no bom desempenho e condução do papel do professor no contexto do ensino remoto emergencial (ERE). As competências tutoriais gerenciais, tecnológicas, autoavaliativas, afetivas e pedagógicas são correlacionadas ao processo de ensino-aprendizagem das práticas das Artes Integradas na conjuntura do ERE. Trata-se de revisão bibliográfica e da prática com alunos da E. M. Dona Babita Camargos, em Contagem/MG. O autor sintetiza que ensino remoto emergencial não é Educação a Distância.
Leia este artigoO universo virtual como conteúdo de trabalho em sala de aula: relatos de experiência
Computação e Tecnologias e Vivências de Sala de AulaOs trabalhos com as tecnologias nas escolas devem ir além do simples operacional na utilização de mecanismos práticos e de acesso à internet. Eles devem possibilitar a reflexão sobre posturas e comportamentos sobre o que é publicado nas redes, problematizando as suas consequências. Neste documento, apresentamos duas iniciativas realizadas em nossa prática educativa; nelas, os conteúdos virtuais são veiculados nas plataformas digitais como focos de trabalho, com o intuito de melhor pensar a forma como nos comportamos em determinados espaços virtuais de comunicação.
Leia este artigoUtilização da saga "Harry Potter" no ensino significativo das Ciências por meio de analogias e ludicidades: uma pesquisa bibliográfica
Biologia e Biociências, Física e QuímicaMuitas vezes, o ensino de Ciências não é recebido da forma mais satisfatória pelos alunos. Dito isso, esta pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que foi realizada com base em análises de artigos científicos, além de buscar por referências às Ciências da Natureza na coletânea Harry Potter, tem como finalidade evidenciar a importância da prática da ludicidade e do conhecimento de analogias. Esse exercício se fará por meio da literatura fantástica no uso da saga Harry Potter, de J. K. Rowling, como método para desenvolver e despertar o interesse dos alunos pelos estudos científicos.
Leia este artigoEnsino de Língua Portuguesa: reflexão sobre a prática
Língua Portuguesa e LiteraturaPara o presente artigo, discutiremos as possíveis pontes que existem entre o pensamento de Paulo Freire e as contribuições de Wanderley Geraldi para a Educação e as formas pelas quais o ensino de Língua Portuguesa tem sido reinventado no cotidiano escolar. O ensino escolar deve ser significativo e pautado pelo saber compartilhado com o conhecimento dos alunos. A pedagogia tem por missão transformar a situação concreta de opressão por meio da conscientização a respeito da libertação, o que Freire previu não ser um processo fácil, mas necessário, pois para isso ser possível é necessário o reconhecimento da realidade como uma realidade opressora.
Leia este artigoEducação Especial no contexto escolar: inclusão e desafios
Educação Especial e InclusivaEste trabalho discute e reflete sobre a inclusão no contexto escolar; para uma inclusão eficiente, em que as necessidades dos educandos possam ser atendidas, a escola precisa contar com o apoio do Estado, da família e da sociedade; entretanto, o que se verifica, através das lentes dos teóricos, é que existe uma educação deficitária que muitas vezes é ignorada pela família, pelo Estado, pela escola e pela sociedade. Este trabalho, além de discutir a inclusão no contexto escolar, faz uma reflexão e busca entender a importância de todas essas instituições para que aconteça uma inclusão de fato.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui