Edição V. 23, Ed. 25 - 04/07/2023
Uma reflexão sobre a violência nas escolas: o lugar como espaço de produção simbólica
Geografia, Instituição Escola e Política EducacionalO ano letivo de 2022 foi marcado por uma escalada de violência nas escolas. O retorno ao ensino presencial não veio acompanhado por uma preocupação sistemática em receber os estudantes de forma especial e com cuidado constante das suas emoções. Partindo do conceito geográfico de lugar como espaço que permeia relações de sentimentos positivos (topofilia) ou negativos (topofobia), argumenta-se que houve uma “deslugarização” do espaço escolar, fazendo dele um não lugar, transitório, de passagem, descaracterizando a escola como locus de segurança e suporte, fazendo com que conflitos de todas as ordens fossem predominante nas vivências estudantis.
Leia este artigoTelecurso 2000 e Se Liga no Enem: uma análise comparativa de vídeos educativos em Biologia
Avaliação, Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Outras Mais EspecíficasNo Brasil, o Telecurso 2000 desempenhou importante papel na difusão dos vídeos como ferramenta de ensino; no entanto, mais recentemente, outras ferramentas têm sido adotadas, como o Se Liga no Enem, na Paraíba. Neste trabalho foi realizada análise comparativa das videoaulas de Biologia do Telecurso 2000 e do Se Liga no Enem, verificando a habilidade de construção de sequências lógicas para o discente, por meio da adaptação da Ficha de Avaliação de Aulas de Smania-Marques. Concluímos que o Telecurso 2000 traz uma linguagem simples e dotada de extensa exemplificação, enquanto o Se Liga no Enem possui um tom de revisão.
Leia este artigoA importância da Literatura Infantil nas aulas de Inglês nos anos iniciais
Língua EstrangeiraO presente artigo tem por objetivo ressaltar a importância da Literatura Infantil nas aulas de Língua Inglesa, com possibilidades de desenvolvimento de atividades utilizando histórias infantis, já que o letramento escolar proporciona o engajamento linguístico do aluno, desenvolvendo sua criatividade. As histórias infantis asseguram às crianças o direito a uma aprendizagem significativa da língua inglesa, pois a torna contextualizada e voltada para o presente. Alunos dos anos iniciais necessitam ações que tornem o ensino do Inglês um processo significativo e envolvente. Esperamos que o ensino de uma língua estrangeira pelas vias das histórias infantis estimule as práticas literárias e possa ocupar a escola, seu espaço de privilégio.
Leia este artigoA formação continuada mediada pelas novas tecnologias digitais em parceria com as famílias no ambiente escolar
Formação de ProfessoresEste artigo buscou identificar as percepções dos profissionais de Educação por meio do curso de capacitação pedagógica sobre a importância da formação continuada conectada às novas tecnologias digitais, com ênfase na utilização dos recursos tecnológicos digitais como ferramenta mediadora em parceria com as famílias, com uma amostra de 25 respondentes. Os principais resultados indicaram desconhecimento por parte dos professores em relação ao uso de recursos tecnológicos como ferramenta digital facilitadora na aprendizagem familiar. Foram identificados fatores motivadores e inibidores para o uso dessas ferramentas.
Leia este artigoExperiências no ensino de Astronomia nas aulas de Ciências para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
Astronomia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaA área do conhecimento denominada Astronomia é uma das unidades temáticas contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. No entanto, na maioria das formações acadêmicas de licenciatura de Ciências, essa área do conhecimento não é considerada obrigatória e isso acarreta nos profissionais certa insegurança no desenvolvimento de suas aulas. Este trabalho contempla o relato de experiência de uma professora licenciada em Ciências Biológicas que não possuiu a disciplina Astronomia durante sua formação.
Leia este artigoO lúdico e o formal numa escola pública de São Lourenço/MG
Vivências de Sala de AulaO objetivo deste trabalho é relatar minha experiência de estágio no Ensino Fundamental I, 2º ano, numa escola em São Lourenço/MG, contextualizando o fato de que o plano de aula é coletivo, é para todos os alunos da classe, mas a compreensão dos conteúdos e tarefas é individual e diferenciada, uns aprendem mais, outros menos; a desatenção ou distração do aluno durante a apresentação do plano de aula é um dos complicadores da aprendizagem. A atenção do professor sobre a possível desatenção do aluno e a intervenção necessária são ferramentas importantes e indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui