Edição V. 23, Ed. 25 - 04/07/2023

Uma reflexão sobre a violência nas escolas: o lugar como espaço de produção simbólica

Geografia, Instituição Escola e Política Educacional

O ano letivo de 2022 foi marcado por uma escalada de violência nas escolas. O retorno ao ensino presencial não veio acompanhado por uma preocupação sistemática em receber os estudantes de forma especial e com cuidado constante das suas emoções. Partindo do conceito geográfico de lugar como espaço que permeia relações de sentimentos positivos (topofilia) ou negativos (topofobia), argumenta-se que houve uma “deslugarização” do espaço escolar, fazendo dele um não lugar, transitório, de passagem, descaracterizando a escola como locus de segurança e suporte, fazendo com que conflitos de todas as ordens fossem predominante nas vivências estudantis.

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Telecurso 2000 e Se Liga no Enem: uma análise comparativa de vídeos educativos em Biologia

Avaliação, Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Outras Mais Específicas

No Brasil, o Telecurso 2000 desempenhou importante papel na difusão dos vídeos como ferramenta de ensino; no entanto, mais recentemente, outras ferramentas têm sido adotadas, como o Se Liga no Enem, na Paraíba. Neste trabalho foi realizada análise comparativa das videoaulas de Biologia do Telecurso 2000 e do Se Liga no Enem, verificando a habilidade de construção de sequências lógicas para o discente, por meio da adaptação da Ficha de Avaliação de Aulas de Smania-Marques. Concluímos que o Telecurso 2000 traz uma linguagem simples e dotada de extensa exemplificação, enquanto o Se Liga no Enem possui um tom de revisão.

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A importância da Literatura Infantil nas aulas de Inglês nos anos iniciais

Língua Estrangeira

O presente artigo tem por objetivo ressaltar a importância da Literatura Infantil nas aulas de Língua Inglesa, com possibilidades de desenvolvimento de atividades utilizando histórias infantis, já que o letramento escolar proporciona o engajamento linguístico do aluno, desenvolvendo sua criatividade. As histórias infantis asseguram às crianças o direito a uma aprendizagem significativa da língua inglesa, pois a torna contextualizada e voltada para o presente. Alunos dos anos iniciais necessitam ações que tornem o ensino do Inglês um processo significativo e envolvente. Esperamos que o ensino de uma língua estrangeira pelas vias das histórias infantis estimule as práticas literárias e possa ocupar a escola, seu espaço de privilégio.

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A formação continuada mediada pelas novas tecnologias digitais em parceria com as famílias no ambiente escolar

Formação de Professores

Este artigo buscou identificar as percepções dos profissionais de Educação por meio do curso de capacitação pedagógica sobre a importância da formação continuada conectada às novas tecnologias digitais, com ênfase na utilização dos recursos tecnológicos digitais como ferramenta mediadora em parceria com as famílias, com uma amostra de 25 respondentes. Os principais resultados indicaram desconhecimento por parte dos professores em relação ao uso de recursos tecnológicos como ferramenta digital facilitadora na aprendizagem familiar. Foram identificados fatores motivadores e inibidores para o uso dessas ferramentas.

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Experiências no ensino de Astronomia nas aulas de Ciências para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental

Astronomia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

A área do conhecimento denominada Astronomia é uma das unidades temáticas contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. No entanto, na maioria das formações acadêmicas de licenciatura de Ciências, essa área do conhecimento não é considerada obrigatória e isso acarreta nos profissionais certa insegurança no desenvolvimento de suas aulas. Este trabalho contempla o relato de experiência de uma professora licenciada em Ciências Biológicas que não possuiu a disciplina Astronomia durante sua formação.

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O lúdico e o formal numa escola pública de São Lourenço/MG

Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste trabalho é relatar minha experiência de estágio no Ensino Fundamental I, 2º ano, numa escola em São Lourenço/MG, contextualizando o fato de que o plano de aula é coletivo, é para todos os alunos da classe, mas a compreensão dos conteúdos e tarefas é individual e diferenciada, uns aprendem mais, outros menos; a desatenção ou distração do aluno durante a apresentação do plano de aula é um dos complicadores da aprendizagem. A atenção do professor sobre a possível desatenção do aluno e a intervenção necessária são ferramentas importantes e indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem.

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