Edição V. 23, Ed. 29 - 01/08/2023
Estratégias pedagógicas na Educação Infantil no contexto de ensino remoto em uma escola da rede municipal de Parnaíba/PI
Educação InfantilEste artigo discute os resultados de um estudo sobre as estratégias pedagógicas adotadas em uma escola de Educação Infantil durante o ensino remoto, no ano de 2021. Estratégias pedagógicas são ações elaboradas e organizadas para aperfeiçoar a prática de ensino com o objetivo de melhorar o desenvolvimento de seus alunos. Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, atendendo crianças de 0 a 5 anos de idade, com a finalidade de promover o desenvolvimento holístico dos alunos. O ensino remoto foi a solução para as aulas no contexto da pandemia para que não ocorresse a quebra total dos vínculos entre a escola e as crianças.
Leia este artigoDiminuição da participação familiar dos alunos da Escola Raul de Medeiros Dantas
Instituição EscolaNeste artigo, a partir da hipótese de que há diminuição da participação familiar na vida dos estudantes da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, localizada na cidade de São José do Seridó/RN, foram feitas três análises a respeito disso: um levantamento de dados qualitativos realizado com os professores da escola e dois levantamentos quantitativos acerca da presença dos pais nas reuniões e o desempenho dos alunos. O objetivo das análises é comprovar a hipótese e a partir disso, fomentar o debate no âmbito daquela escola acerca da importância da participação familiar na vida dos alunos.
Leia este artigoLeitura literária e humor: a ilustração na literatura orthofiana
Língua Portuguesa e LiteraturaO ensino de literatura na Educação Básica tem o compromisso de formar leitores proficientes, capazes de construir sentidos responsivamente. Esta pesquisa busca reafirmar essa função por meio da análise da produção de humor capas de livros infantis de Sylvia Orthof, à luz das contribuições da Análise Dialógica do Discurso e da Crítica Literária Infantil. Para tanto, nosso trabalho está estruturado em três partes: relato teórico-metodológico, análise do corpus e sugestões de atividades para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Pretendemos, com isso, contribuir para um ensino de leitura alicerçado nos pilares das pesquisas acadêmicas em curso.
Leia este artigoConhecimento e reconhecimento terminológico no campo da surdocegueira por profissionais do AEE da Baixada Santista e Vale do Ribeira
Educação Especial e InclusivaEste artigo objetiva analisar o reconhecimento e o conhecimento terminológico sobre surdocegueira por profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Busca, ainda, mensurar as experiências desses profissionais em relação à formação e atuação com surdocegos e identificar o interesse e a demanda por formação nesse campo. Para isso, empregou-se um questionário eletrônico respondido por 26 professores do AEE de 18 escolas da Baixada Santista-Vale do Ribeira (entre São Paulo e Paraná). Os resultados apontam para a urgência de ampliação de estratégias de formação no campo da surdocegueira.
Leia este artigoO uso de tecnologia digital por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades
Formação de ProfessoresO uso de tecnologia em sala de aula remete imediatamente à utilização de sites e softwares relacionados à gamificação e ao entretenimento. Entretanto, a tecnologia em sala de aula abrange muitas outras áreas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mostra-se permeada pelo uso de tecnologia no desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. O Conselho Nacional de Educação (CNE) teve homologado seu Parecer nº 2/22, que coloca a computação como obrigatória na Educação Básica. No entanto, como fica o professor em relação a todo esse movimento de inovação?
Leia este artigoProdução de papel-semente: uma alternativa para desenvolver a Educação Ambiental no meio escolar
Ecologia e Meio AmbienteO presente estudo abordou a prática pedagógica de produção de papel-semente a partir do papel reciclado como forma de desenvolver a Educação Ambiental no contexto escolar, demonstrando a importância da reciclagem do papel para reduzir a geração de resíduos sólidos e tornar a escola um ambiente mais sustentável. O trabalho foi desenvolvido por alunos de uma escola pública de Ensino Médio em Tempo Integral na cidade de Penaforte/CE. A produção do papel-semente ocorreu reciclando o papel descartado nas salas e com peneira, balde, esponjas, panos, liquidificador, papel e sementes de uso culinário.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui