Edição V. 23, Ed. 3 - 24/01/2023
Proposta avaliativa em tempos de ensino híbrido na educação pós-pandêmica: um relato de experiência
Avaliação, Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaEste trabalho se insere no âmbito do período de retorno gradual da quarentena gerada pela pandemia provocada pelo novo coronavírus. Nesse período, estratégias adotadas pelo ensino remoto foram mantidas e readequadas a uma nova realidade educacional de ensino híbrido. Concebemos a noção de ensino híbrido como elemento que reúne combinação, multiplicidade, mistura e mescla de espaços, tempos, atividades, avaliações e metodologias. Sustentados por esses preceitos, temos como objetivo analisar propostas de atividades avaliativas desenvolvidas no componente curricular de Língua Portuguesa em turmas de 7º ano.
Leia este artigoA busca pela dinamização do ensino-aprendizagem e a formação continuada em Geografia para além do desenvolvimento individual do docente
Geografia e Formação de ProfessoresEsta pesquisa parte do pressuposto do quão é importante a atuação do docente em sociedade. Atualmente, o processo de ensino-aprendizagem necessita de uma visão dinamizada, na qual a formação inicial do professor por si só não é suficiente para moldar o quadro de estagnação da educação. Assim, especificamente na área da Geografia, que propõe uma ciência mista, mas pouco aclamada pelos discentes da Educação Básica, se faz relevante uma análise sobre o papel do docente e suas atribuições de conhecimento contínuo para a dinamização do aprender e desenvolvimento crítico.
Leia este artigoA realidade virtual e o ensino de História: um relato de experiência
História e Educação a DistânciaOs reflexos da pandemia da covid-19 na educação brasileira fomentam discussões a respeito da modalidade remota de ensino e dos usos das TIC no cotidiano de alunos e professores. Este trabalho objetiva demonstrar as contribuições que a tecnologia dos museus de realidade virtual, quando inserida no ensino da disciplina de História, pode oferecer para o processo de construção de consciência histórica por parte dos estudantes; a reflexão foi guiada por debates das áreas de teoria e ensino em História. Para tal, partimos do relato da experiência realizada por integrantes do programa Residência Pedagógica durante uma aula remota de História.
Leia este artigoInclusão da cultura afro-brasileira na educação
Comunicação, Geografia, História, Sociologia, Formação de Professores, Folclore e Datas Importantes, Política Cultural e Política EducacionalA presente resenha traz a relevância da inclusão da cultura afro-brasileira no contexto educacional brasileiro, a fim de desmistificar os preconceitos e a exclusão que a etnia negra sofre em nosso país, onde a escravização que o povo negro sofreu precisa ser desconstruída no ambiente escolar. É necessário ressaltar o fato de que o Brasil se destaca pela sua singularidade, é percebido mundialmente como uma sociedade plurirracial e, historicamente, como o destino de milhares de indivíduos livres que, trazidos para o país, tornaram-se mão de obra escrava.
Leia este artigoExpressão de modelos no ensino de Química: o que pensam os estudantes sobre átomos e moléculas?
QuímicaEste trabalho buscou compreender algumas das ideias de um grupo de estudantes sobre átomos e moléculas a partir da construção de modelos. O trabalho foi realizado com treze estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola na cidade de Ervália/MG. Após discutir em quatro aulas de Química as características elementares dos átomos e a importância da evolução dos modelos atômicos, foi proposta uma atividade em que os estudantes explicaram a relação existente entre átomos e moléculas por meio de representações visuais. As respostas foram interpretadas à luz da Análise de Conteúdos de Bardin e da Teoria dos Modelos Mentais.
Leia este artigoAs tirinhas como recurso didático para melhorar o ensino de Física
FísicaEste trabalho associa ensino de Física, tirinhas (HQ) e prática experimental para melhorar o ensino e a aprendizagem da disciplina. A prática experimental muitas vezes é trabalhada com um roteiro que envolve texto, tabelas e fórmulas para chegar a um objetivo proposto. Nem sempre o aluno consegue entender as informações disponíveis nesse roteiro, tendo dificuldade em compreender a experiência como o que está medindo, para que servem as medidas e o que vai calcular no final. Para melhorar esse cenário, o uso das tirinhas possui potencial em associar texto e imagens com uma narrativa divertida.
Leia este artigoUm relato de experiência em sala de aula: a importância da prática da Matemática para o aprendizado
Matemática, Avaliação e Vivências de Sala de AulaEste trabalho relata a experiência com metodologias de avaliação em Matemática em turmas do Ensino Médio em uma escola do Rio de Janeiro desde fevereiro de 2021. O projeto revela-se de grande importância para a formação dos licenciandos, em virtude de a prática da docência ser imprescindível para a qualificação profissional do futuro professor. O professor de Matemática tem como desafio aplicar as teorias e desenvolver estratégias eficazes para desmistificar o temor que alguns alunos têm em relação à disciplina, temor esse que impede alguns alunos de enxergar o próprio potencial e de tentar realizar tarefas de aula e de casa.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui