Edição V. 23, Ed. 30 - 08/08/2023
Função quadrática: uma análise da aprendizagem em tempos de pandemia numa escola pública do Distrito Federal
Avaliação e Educação a DistânciaO ensino de Matemática passou por várias mudanças impostas pela pandemia da covid-19, gerando dificuldades para professores e alunos. Neste trabalho, realizou-se uma investigação, por meio de um questionário online, com um grupo de estudantes de uma escola pública de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) sobre a aprendizagem de funções quadráticas no período da pandemia. Foram observadas algumas lacunas na aprendizagem desse conteúdo como consequência das alterações impostas nesse período. Os gestores devem priorizar, então, mecanismos que auxiliem professores e alunos a diminuir os impactos negativos na aprendizagem do conteúdo de funções quadráticas.
Leia este artigoPercepção dos professores sobre o impacto da pandemia da covid-19 nas aulas de Educação Física em Altamira/PA
Saúde, Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola e Política EducacionalTrata-se de uma pesquisa de campo, exploratória e de abordagem qualitativa que analisa a percepção dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental sobre o impacto da pandemia da covid-19 nas aulas de Educação Física em Altamira/PA. Os dados foram coletados por meio de dois questionários, um referente ao uso da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e outro aberto, com seis questões elaboradas para avaliação do tema proposto, analisadas por meio da técnica de análise ídeo-central, auxiliada pelo software Iramutec. Conclui-se que os professores enfrentaram desafios no ensino da Educação Física, devido às restrições causadas pela pandemia.
Leia este artigoDesafios e perspectivas da inclusão escolar na Educação Infantil
Educação InfantilO presente estudo propõe apresentar os desafios e as perspectivas da inclusão escolar na Educação Infantil, considerando-se as dificuldades de integração e adaptação do aluno deficiente e de seus familiares diante de professores e escolas quase despreparados para o acolhimento desses alunos. O referencial teórico foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica em fontes secundárias como livros, artigos e websites que discorrem desde a legislação educacional vigente até a pré-disposição de adequações e capacitações dos professores. As análises sobre os referenciais evidenciaram a importância deste estudo.
Leia este artigoAfinal, o que é Ciência?
Formação de Professores, Política Cultural e Política EducacionalNo início do segundo decênio do século XXI, os olhos do mundo se voltaram mais uma vez para a Ciência. A causa disso foi a pandemia da covid-19. Em tal circunstância, as apreensões, esperanças e demais emoções humanas estiveram em xeque. Não foi rápida a resposta, em forma de vacina, a esse agente altamente letal. Tal impasse fez ressurgir à baila o seguinte questionamento: “Qual a validade, a ética e o limite da Ciência?” Um cenário de total descrédito montado por segmentos da sociedade lançou ao vento uma perniciosa outra indagação: “O que é a Ciência, afinal, para ser digna de confiança e dar a última palavra nesse embate entre vida e morte?”.
Leia este artigoPopularizando a vida existente em uma gota de água, com ênfase nos (micro)invertebrados, por meio de kits educativos
Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaEm meio à dificuldade de compreensão sobre as formas de vida microscópica, em virtude da existência de vários laboratórios de Ciências precários em escolas públicas do Nordeste brasileiro, foi idealizado um laboratório didático itinerante para difusão da vida existente em uma gota d’água. É apresentado neste artigo um sistema de popularização científica da (micro)vida existente na água por meio de kits educativos, com ênfase nos invertebrados microscópicos. Tais kits apresentam particularidades que os tornam estimulantes e investigativos, por meio de seus utensílios típicos de um laboratório de Ciências.
Leia este artigoExperiência pedagógico-dialógica de produção e interpretação de memes
Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo tem por objetivo apresentar uma experiência pedagógico-dialógica envolvendo o gênero discursivo meme com estudantes de duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, oriundos de uma escola da rede estadual de ensino do Espírito Santo. Tal prática se deu em contexto de pandemia da covid-19, em 2021, e se embasou nos pressupostos de Bakhtin e o Círculo, no que se diz respeito às categorias de gênero do discurso, dialogismo e enunciado concreto, a fim de entender o meme como um gênero discursivo do contexto digital, vivo, multissemiótico e potencializador de uma diversidade de sentidos.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui