Edição V. 23, Ed. 34 - 05/09/2023

Metodologias ativas e suas potencialidades para a Educação a Distância, ensino remoto e híbrido

Educação a Distância

O objetivo deste artigo é apresentar duas metodologias ativas em evidência no contexto educacional: a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas. Elas ganham destaque neste trabalho por suas potencialidades para serem aplicadas na Educação a Distância, no ensino remoto emergencial, o qual foi caracterizado pela reestruturação educacional ocasionada pela pandemia da covid-19, e no ensino híbrido. Tendo isso em vista, este trabalho apresenta reflexões de metodologias possíveis e viáveis de serem executadas em sala de aula por meio da internet.

Leia este artigo

Desenvolvimento socioemocional: uma abordagem da Psicologia e das neurociências para identificação e manejo das emoções dos educandos

Psicologia e Formação de Professores

Este artigo visa fornecer aos professores alguns elementos básicos para a construção de um lastro de conhecimentos no campo da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, trazendo informações que contribuirão para o aperfeiçoamento do exercício com crianças entre 0 e 6 anos de idade. Esse conteúdo é de suma importância, pois sabemos que nos cursos de Pedagogia e nas licenciaturas de nosso país há uma "invisibilidade acadêmica" quanto às questões das emoções mais comumente verificadas entre os alunos do Ensino Básico, visto que não há disciplinas na formação dos educadores que os ensinem a lidar com as emoções dos estudantes.

Leia este artigo

Prática teatral para a educação das crianças – algumas contribuições pedagógicas

Educação Infantil e Formação de Professores

Este trabalho se propõe a discutir as contribuições dadas pelo Teatro ao desenvolvimento de crianças em fase de escolarização e a maneira como os saberes relacionados ao seu ensino estão dispostos na legislação educacional brasileira, mediante a aplicação de uma prática interventiva realizada na disciplina Arte e Educação, ministrada para alunas do 4º período do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus São Sebastião do IFB. Foi possível perceber que, por meio de jogos teatrais, de construções de cenas e de leituras dramáticas, é possível desenvolver competências e habilidades essenciais.

Leia este artigo

Ensino de língua inglesa no contexto da deficiência visual: experiências formativas no 6º ano do Ensino Fundamental

Educação Especial e Inclusiva e Língua Estrangeira

Este relato de experiência se justifica por trazer nuances pouco discutidas no ensino da Língua Inglesa na educação pública. Destarte, as discussões aqui propostas se configuram como originais e de grande relevância para essa reflexão. O objetivo principal é compartilhar experiências de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa tendo como base o trabalho com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental com aproximadamente dez estudantes com deficiência visual e associações em uma escola pública federal na Zona Sul do Rio de Janeiro. Estudos sobre o ensino de Inglês para pessoas com deficiência visual na Educação Básica são praticamente inexistentes.

Leia este artigo

Alfabetização científica e a experimentação investigativa: proposições e contributos para Educação Ambiental

Formação de Professores

Este estudo tem por objetivo apresentar uma abordagem didática articulada a uma sequência de ensino investigativa (SEI) para proposições e contributos à Educação Ambiental no ensino de Ciências. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica focada em referenciais e periódicos da área. Os resultados destacam possibilidades da proposta apresentada como alternativa para superação das fragilidades elencadas em práticas de ensino de Ciências para alcançar consonância com os objetivos da experimentação investigativa.

Leia este artigo

A Educação Física escolar: questões propositivas e curriculares no Amazonas

Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição Escola

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as questões propositivas e curriculares para o ensino da Educação Física nas escolas do Amazonas. Os resultados mostram que são três os documentos oficiais vigentes utilizados na construção do plano de ensino de Educação Física: a Base Nacional Comum Curricular, lançada pelo Ministério da Educação, o Referencial Curricular Amazonense, elaborado por uma equipe multidisciplinar de professores da Educação Básica das redes estadual e municipais para a implementação da BNCC no Amazonas, e a Proposta Curricular do Ensino Médio.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco