Edição V. 23, Ed. 37 - 26/09/2023

A contribuição do gestor escolar na implementação do uso das tecnologias digitais de informação

Formação de Professores e Instituição Escola

Este texto propõe uma reflexão sobre o papel do gestor escolar frente aos desafios de implementação do uso das tecnologias digitais de informação na escola pública. Na tentativa de enfrentamento desse desafio, é apresentado um projeto em formato de e-book denominado Sequências didáticas e novas tecnologias digitais no Projeto Aniversário de 50 anos da Escola Municipal Vera Lucia Machado, seguido de uma capacitação com toda a equipe docente, comprovando que é possível, mesmo com poucos recursos tecnológicos disponíveis, inserir o trabalho digital no fazer pedagógico, tornando-o motivador e significativo para os alunos.

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Ensino inclusivo: relatos de experiência de professores da sala de atendimento educacional especializado

Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

Este artigo refere-se à apresentação de experiências pedagógicas inclusivas desenvolvidas no período remoto durante a pandemia da covid-19 em uma turma de atendimento educacional especializado (AEE) da rede estadual de educação no município de Sinop/MT. O público-alvo são 40 alunos com idade entre 12 e 22 anos de idade do Ensino Fundamental II e Médio. O artigo aborda as ações que foram realizadas junto a pais e alunos com a finalidade de dar continuidade às aulas em modelo remoto, por meio de vídeos e/ou individualmente.

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Elaboração e avaliação de sequência didática permeada por tecnologias digitais para estudantes com dificuldades ou barreiras de aprendizagem

Matemática

Neste artigo, apresentaremos os resultados das pesquisas realizadas para a elaboração e validação de uma sequência didática permeada de novos recursos tecnológicos. A SD, sobre números racionais e suas diversas representações, é direcionada aos estudantes do 6º ano com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem. O ensino de frações se inicia no primeiro segmento do Ensino Fundamental, porém alguns alunos permanecem com lacunas. Essa sequência didática digital é neutra e pode ser aplicada com alunos de diferentes necessidades específicas.

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A importância da contação de história na Educação Infantil

Educação Infantil e Língua Portuguesa e Literatura

O memorial acadêmico, como instrumento de avaliação à distância, assume o caráter de apropriação de sua própria formação pelo sujeito, possibilitando-lhe um olhar sobre o seu desempenho e sobre o impacto da sua formação em curso e prática profissional. Pretendemos apresentar um memorial que realiza, qualitativamente, um recorte de uma narrativa histórica e reflexiva, centrada nos acontecimentos que constituíram a trajetória do autor em cada etapa de sua formação. Vale a pena continuar a busca de novos conhecimentos a fim de contribuir com a sociedade escolar da melhor forma.

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Análise do Novo Ensino Médio no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais

Política Educacional

Este artigo busca compreender os fundamentos da Lei nº 13.415/17 e o seu reflexo na BNCC e nas normas do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais. À luz do referencial teórico, faz-se uma análise documental, comparando-se aquela lei, que instituiu o Novo Ensino Médio no país, com documentos correlatos a ela. Conclui-se que o NEM se fundamenta no discurso neoliberal e fortalece os interesses dos mais abastados em detrimento da formação ampla dos sujeitos e da construção de uma sociedade com menos desigualdades sociais.

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O lugar do corpo na relação pedagógica e o desenvolvimento das competências socioemocionais

Formação de Professores

Este trabalho teve sua origem nas inquietações dos autores sobre o lugar do corpo no desenvolvimento das competências socioemocionais. Os objetivos são: refletir sobre o lugar do corpo no pensar-fazer pedagógico e contribuir para a formação continuada e/ou complementar de professores. Metodologicamente, ancoramos nosso texto em bibliografias que dialogam com a temática. O trabalho está dividido em duas partes: a primeira é baseada numa concepção de formação humana circunscrita cultural, histórica e socialmente; a segunda envolve a prática educativa e aquelas competências.

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