Edição V. 23, Ed. 38 - 03/10/2023

Férias em casa: uma proposição de encontro com o brincar e a natureza em tempos de pandemia

Educação Infantil

Relatamos a experiência que aconteceu no 2° semestre do ano letivo de 2020, com crianças entre dois e três anos em um Centro de Educação Infantil na cidade de São Carlos. Insere-se no contexto das atividades remotas realizadas no decorrer de 2020 em função da pandemia. Utilizaremos os trabalhos de pesquisadores como Kishimoto, Brougère, Schilindwein e Peters, pois eles nos ajudam a compreender o brincar como parte estruturante da formação da criança e os brinquedos como brincadeiras que assumem papel significativo no processo do desenvolvimento infantil. Buscamos, assim, elaborar vivências lúdicas que tenham relação direta com brincadeiras infantis.

Leia este artigo

Relato de experiência sobre autonomia dos bebês

Educação Infantil

A Educação Infantil no Brasil é marcada pela dualidade, cuidar e educar. Essa dualidade é ainda mais evidente no cotidiano do berçário, pois bebês têm necessidades e demandam das educadoras algumas práticas que vão além do que é considerado ‘educacional’. O relato de experiência conta situações vividas e compartilhadas com os interessados pela Educação, pois há a descrição e a análise das vivências em sala de aula com bebês de um ano entrelaçadas com as teorias adotadas que permeiam as práticas. É relatada também a forma como os bebês ingressam no mundo matemático, utilizando o corpo nas movimentações sobre os espaços.

Leia este artigo

Entre o real e o aparente: sobre indisciplinas, comportamentos e idealizações

Vivências de Sala de Aula

O presente relato de experiência tem como ponto de partida a inquietação de um professor ao viver uma situação ocorrida no cotidiano de uma escola pública. A pretensão foi desenvolver uma discussão focada nas práticas docentes e as influências sofridas pelos comportamentos de estudantes no processo de avaliação das aprendizagens, bem como refletir sobre a instituição escolar, seus educadores e estudantes na atualidade. Por meio de reminiscências e diálogo com autores da área da Educação, o trabalho se distancia do caráter prescritivo de manual de práticas e faz um convite à reflexão com foco em práticas, na escola e nos sujeitos educandos.

Leia este artigo

A consciência histórica no processo de aprendizagem da História Local

História

O presente ensaio tem como objetivo compreender teórica e conceitualmente a consciência no aprendizado da História Local, analisando as operações mentais nesse movimento de localização temporal e territorial, além do processo de constituição das memórias históricas locais. Trata-se de um trabalho teórico classificado como descritivo quanto aos objetivos. Desse modo, a investigação relaciona os conceitos de consciência e consciência histórica no processo de aprendizagem da História Local, evidenciando os processos mentais envolvidos nesse movimento.

Leia este artigo

Design Thinking na Educação: trabalhando com habilidades socioemocionais

Matemática e Formação de Professores

O presente artigo traz a criação de uma disciplina eletiva cuja sequência didática, baseada na metodologia do Design Thinking, dará início a um laboratório de Matemática. O intuito principal foi verificar a promoção de habilidades socioemocionais, como autonomia, criatividade e pensamento crítico em Matemática. A disciplina foi realizada na Escola Sesc de Ensino Médio situada em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Com aprovação do Comitê de Ética, a pesquisa contou com a participação de alunos bolsistas das três séries do Ensino Médio.

Leia este artigo

Sequência didática sobre biomas brasileiros na perspectiva da aprendizagem significativa

Ecologia e Meio Ambiente

A informatização do conhecimento é parte do processo de ensino-aprendizagem da atual geração, novidade para a geração anterior, que a utiliza para fins pessoais, mas ainda tem receio de aplicá-la na prática docente, e abstrato para os professores que estão no magistério há anos. Esse fato foi observado em 2020, com as significativas mudanças na relação entre professores e alunos intermediada por plataformas remotas de ensino, devido à pandemia da covid-19. Este artigo aborda a aplicação de uma sequência didática sobre os biomas brasileiros na perspectiva da aprendizagem significativa.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco