Edição V. 23, Ed. 38 - 03/10/2023

Férias em casa: uma proposição de encontro com o brincar e a natureza em tempos de pandemia

Educação Infantil

Relatamos a experiência que aconteceu no 2° semestre do ano letivo de 2020, com crianças entre dois e três anos em um Centro de Educação Infantil na cidade de São Carlos. Insere-se no contexto das atividades remotas realizadas no decorrer de 2020 em função da pandemia. Utilizaremos os trabalhos de pesquisadores como Kishimoto, Brougère, Schilindwein e Peters, pois eles nos ajudam a compreender o brincar como parte estruturante da formação da criança e os brinquedos como brincadeiras que assumem papel significativo no processo do desenvolvimento infantil. Buscamos, assim, elaborar vivências lúdicas que tenham relação direta com brincadeiras infantis.

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Relato de experiência sobre autonomia dos bebês

Educação Infantil

A Educação Infantil no Brasil é marcada pela dualidade, cuidar e educar. Essa dualidade é ainda mais evidente no cotidiano do berçário, pois bebês têm necessidades e demandam das educadoras algumas práticas que vão além do que é considerado ‘educacional’. O relato de experiência conta situações vividas e compartilhadas com os interessados pela Educação, pois há a descrição e a análise das vivências em sala de aula com bebês de um ano entrelaçadas com as teorias adotadas que permeiam as práticas. É relatada também a forma como os bebês ingressam no mundo matemático, utilizando o corpo nas movimentações sobre os espaços.

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Entre o real e o aparente: sobre indisciplinas, comportamentos e idealizações

Vivências de Sala de Aula

O presente relato de experiência tem como ponto de partida a inquietação de um professor ao viver uma situação ocorrida no cotidiano de uma escola pública. A pretensão foi desenvolver uma discussão focada nas práticas docentes e as influências sofridas pelos comportamentos de estudantes no processo de avaliação das aprendizagens, bem como refletir sobre a instituição escolar, seus educadores e estudantes na atualidade. Por meio de reminiscências e diálogo com autores da área da Educação, o trabalho se distancia do caráter prescritivo de manual de práticas e faz um convite à reflexão com foco em práticas, na escola e nos sujeitos educandos.

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A consciência histórica no processo de aprendizagem da História Local

História

O presente ensaio tem como objetivo compreender teórica e conceitualmente a consciência no aprendizado da História Local, analisando as operações mentais nesse movimento de localização temporal e territorial, além do processo de constituição das memórias históricas locais. Trata-se de um trabalho teórico classificado como descritivo quanto aos objetivos. Desse modo, a investigação relaciona os conceitos de consciência e consciência histórica no processo de aprendizagem da História Local, evidenciando os processos mentais envolvidos nesse movimento.

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Design Thinking na Educação: trabalhando com habilidades socioemocionais

Matemática e Formação de Professores

O presente artigo traz a criação de uma disciplina eletiva cuja sequência didática, baseada na metodologia do Design Thinking, dará início a um laboratório de Matemática. O intuito principal foi verificar a promoção de habilidades socioemocionais, como autonomia, criatividade e pensamento crítico em Matemática. A disciplina foi realizada na Escola Sesc de Ensino Médio situada em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Com aprovação do Comitê de Ética, a pesquisa contou com a participação de alunos bolsistas das três séries do Ensino Médio.

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Sequência didática sobre biomas brasileiros na perspectiva da aprendizagem significativa

Ecologia e Meio Ambiente

A informatização do conhecimento é parte do processo de ensino-aprendizagem da atual geração, novidade para a geração anterior, que a utiliza para fins pessoais, mas ainda tem receio de aplicá-la na prática docente, e abstrato para os professores que estão no magistério há anos. Esse fato foi observado em 2020, com as significativas mudanças na relação entre professores e alunos intermediada por plataformas remotas de ensino, devido à pandemia da covid-19. Este artigo aborda a aplicação de uma sequência didática sobre os biomas brasileiros na perspectiva da aprendizagem significativa.

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