Edição V. 23, Ed. 39 - 10/10/2023

Teatro de fantoche: alfabetização científica no contexto dos primeiros anos

Vivências de Sala de Aula

O estudo analisa o potencial de alfabetização científica da sequência didática intitulada Brincando, Reciclando e Aprendendo!, desenvolvida no 4° ano do Ensino Fundamental no município de Vila Velha/ES. A proposta, de perspectiva problematizadora, visa contribuir na formação de sujeitos capazes de ler o mundo, refletir sobre ele e nele interferir, estando assim em consonância com os princípios da alfabetização científica. Os dados receberam abordagem qualitativa, tornando possível produzir registros a respeito do debate contextualizado sobre os conceitos trabalhados de forma interessante e significativa.

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Super Trunfo Microbiológico: a proposta de um jogo para facilitar a aprendizagem de Microbiologia e Imunologia no Ensino Médio

Saúde e Biologia e Biociências

O presente artigo possui como principal objetivo a proposta de um jogo aos alunos do Ensino Médio, com a temática de Microbiologia, seguindo o modelo do jogo de cartas Super Trunfo na versão original britânica denominada Top Trumps, distribuída no Brasil pela Grow. No jogo, os alunos têm acesso a um repertório de cartas com informações valiosas acerca dos microrganismos patogênicos, que poderão ser conquistadas pelos jogadores por meio de informações comparativas. Vence o jogo a equipe que conseguir conquistar o maior número de cartas. O jogo poderá servir como valioso meio educativo.

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"Débora, é porque aqui não pode falar, né?"

Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

A escola já era cheia de nãos! Não sobe aí, menino! Não mexe! Não pula! Não corre! Não tira o sapato! Não demora! Não, não e não! Mas agora tem mais: não fica perto do colega! Não compartilha seu material! Não encosta nele! Não mexe nisso sem lavar as mãos! E eles, sim, seguem firmes, todos esses nãos. A pandemia só deu uma “ajudinha” nesse sentido. Ainda se podia ter risadas, ainda podia ter caretas, mãos dadas nas brincadeiras de roda, os pique-pegas, os desenhos no chão com giz ou carvão. Mas é fundamental que alunos e professores possam olhar, trocar, burlar e... falar!

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Inclusão de crianças com síndrome de Down no contexto escolar

Educação Especial e Inclusiva

A criança com síndrome de Down possui comprometimento em seu desenvolvimento integral, necessitando de estímulos e de um olhar diferenciado no ambiente escolar para suas competências sociais, emocionais e afetivas, além da oferta de oportunidades diversificadas e adequadas às suas possibilidades. Diante dessa carência de ampliação do conhecimento nessa área, este estudo objetiva refletir sobre a inclusão de alunos com síndrome de Down no contexto escolar, tentando compreender os possíveis fatores de caráter humano e material que podem interferir no processo de ensino-aprendizagem dessas crianças.

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A questão social no Brasil: Programa Bolsa Família e desempenho escolar estudantil

Avaliação, Instituição Escola e Política Educacional

O Programa Bolsa Família (PBF) persistiu por duas décadas como importante política de combate à pobreza no Brasil. A consideração da complexidade dessa problemática, em razão das múltiplas determinações presentes em nossa sociedade, implica a investigação da particularidade da “questão social” brasileira mediante o exame do PBF como programa de transferência de renda e seus impactos no desempenho escolar por meio do balanço comparativo entre os estudantes bolsistas e os não bolsistas. A pesquisa valeu-se da perspectiva histórico-crítica na análise empírica dos dados colhidos na Escola Municipal Elpídio Reis, de Campo Grande/MS.

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Era Vargas e a educação: um estudo do contexto histórico e político dos avanços educacionais da época

História da Educação

A Era Vargas foi marcada por uma sequência de progressos que modernizaram os contextos sociais, econômicos e educacionais do Brasil a partir do movimento revolucionário de 1930. O trabalho tem como objetivo avaliar os principais resultados advindos desse movimento no âmbito educacional. Também abordaremos o cenário histórico e político da época e suas principais questões, como a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública; a Reforma Francisco Campos e o Manifesto dos Pioneiros. Decidimos utilizar como recorte cronológico o período que se estende até o ano de 1945.

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