Edição V. 23, Ed. 42 - 31/10/2023

O uso de recursos educacionais digitais como ferramenta promotora nas aulas de Matemática do Ensino Médio

Matemática

Este trabalho é uma revisão bibliográfica de caráter exploratório e qualitativo, produzido com material publicado nos últimos 10 anos analisando as contribuições e desafios da utilização dos recursos educacionais digitais (RED) como softwares, aplicativos, jogos, repositórios com fins educacionais nas aulas de Matemática. São utilizados visando maior interação e qualidade do ensino-aprendizagem, visto que os professores precisam dos recursos tecnológicos para inovar e desenvolver seus trabalhos. Com as experiências relatadas, podemos verificar que algumas dificuldades foram encontradas, mas os RED são aliados no desenvolvimento das competências e habilidades e para melhoria do ensino e aprendizagem.

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Os jogos como estratégia de ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Matemática

Esta pesquisa tem como tema os jogos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem como estratégia pedagógica com alunos das séries iniciais no Ensino Fundamental. Seu objetivo principal é analisar a relevância dos jogos matemáticos para a aprendizagem desses alunos, refletindo sobre o uso como importante recurso no contexto escolar, considerando que pode provocar no estudante o interesse e o prazer em estudar, tendo como pano de fundo a análise das questões que envolvem a interação, a socialização, a inclusão e a construção do conhecimento, motivando o aluno a construir sua autonomia e sua identidade. Trata-se de uma pesquisa teórica de natureza bibliográfica.

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Educação Inclusiva na escola pública: desafios e possibilidades

Educação Especial e Inclusiva

A Educação Especial Inclusiva possui muitos desafios e possibilidades; é um campo rico de estudos, pesquisas e soluções. Porém, para aqueles que estão ingressando no magistério em uma escola pública, há muitos desafios para a garantia do direito à educação desses(as) estudantes e muitas oportunidades de aprendizagem. Este trabalho tem como propósito refletir sobre as experiências do autor com a Educação Especial Inclusiva no início de carreira como professor, seus desafios e possibilidades. A metodologia utilizada foi a qualitativa, a pesquisa aplicada e exploratória. Os professores precisam construir uma prática inclusiva, um trabalho colaborativo no ambiente escolar e mais investimentos e políticas públicas são necessários.

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Percepções de professores(as) de História sobre a temática colonização contemporânea de Mato Grosso e sua abordagem em sala de aula

História

O objetivo deste estudo é analisar as percepções de professores(as) de História sobre a abordagem da temática colonização contemporânea de Mato Grosso e como é a metodologia de ensino da Educação Básica nas escolas públicas estaduais na jurisdição da Diretoria Regional de Ensino de Querência/MT. É uma pesquisa qualitativa utilizando um formulário eletrônico respondido por 26 participantes que manifestaram as seguintes opiniões: não trabalham a temática, estão trabalhando, como a desenvolvem e como é possível inserir melhor esse assunto nas aulas e na ementa a partir de suas sugestões.

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Gibis no ensino: uma proposta de aprendizagem lúdica e interdisciplinar

Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

A licenciatura em Ciências Biológicas concentra-se nos saberes pedagógicos e interdisciplinares, de modo que futuros professores possam desenvolver práticas pedagógicas com mais autenticidade. O objetivo do estudo é relatar a experiência desenvolvida na disciplina Leitura e Produção de Imagem, do curso de Ciências Biológicas da UNEB, a partir da confecção de gibis temáticos como estímulo à leitura, à escrita e à criatividade. Partiu-se do seguinte questionamento: o que há por trás do imaginário de alunos novatos e veteranos na confecção de gibis temáticos? As temáticas envolvem Educação Ambiental e meio ambiente.

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Vivências do orientador educacional para a formação da cidadania

Vivências de Sala de Aula

Este estudo relata uma experiência de estágio em Orientação Educacional (OE) realizado em uma escola pública em Juazeiro do Norte/CE. É uma pesquisa-ação com caráter descritivo e de abordagem qualitativa. A experiência proporcionada pelo estágio reafirma a importância da atuação do orientador educacional nas escolas públicas do nosso país, tendo em vista que esse profissional introduz experiências no ambiente escolar que podem redimensionar suas ações dentro e fora da escola, motivando-os para a construção de vivências pautadas na ética, na democracia e em valores humanos.

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