Edição V. 23, Ed. 45 - 21/11/2023

A importância da participação ativa da família no âmbito escolar

Educação a Distância, Educação Infantil, Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo tem como objetivo tratar da questão da família e sua importância efetiva e participativa na escola. O prisma desta pesquisa é estudar e refletir a respeito dessa relação entre escola e família, assim como os seus impactos no desenvolvimento intelectual e afetivo da criança, tornando-a uma pessoa preparada para os desafios que enfrentará em sociedade. O objetivo geral é analisar os efeitos dessa relação para o pleno desenvolvimento da pessoa humana. O tipo de pesquisa é bibliográfico, com abordagem qualitativa. Com os resultados alcançados, entendemos que família e escola, juntos, formam o caráter e desenvolvem integralmente a capacidade intelectual da pessoa.

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Uso do futebol como mediador no estudo do movimento

Física

O estudo de conceitos físicos contextualizados em situações corriqueiras pode promover maior aprendizado. Propõe-se neste trabalho o uso de lances de futebol como mediadores na aplicação dos conceitos de movimento retilíneo uniforme e movimento uniformemente variado, a fim de que os estudantes percebam a Física presente numa partida de futebol e cheguem à compreensão desses movimentos, sabendo definir as funções horárias e plotar os gráficos representativos do movimento retilíneo uniforme e do movimento acelerado. Esta proposta foi aplicada em sala de aula como parte das atividades do Projeto de Residência Pedagógica, mostrando resultados satisfatórios.

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Potencialidades da aula prática no ensino de Ciências: oficina sobre digestão de macronutrientes em uma turma de EJA

Vivências de Sala de Aula

As aulas práticas são consideradas estratégias oportunas para o ensino de Ciências, por promoverem a interação dos sujeitos com o fenômeno estudado. Realizou-se uma oficina prática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública da cidade de Salvador/BA. O objetivo deste trabalho é descrever essa oficina prática sobre o processo de digestão de macronutrientes realizada em turma do Tempo de Aprendizagem IV da EJA e discutir, com base nessa experiência, as potencialidades e os desafios do uso de atividades práticas no ensino de Ciências. A oficina teve participação ativa dos estudantes.

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Entre a leitura dos clássicos e suas adaptações: processos de hibridização presentes na literatura infantojuvenil do PNLD Literário

Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo discute questões relacionadas à leitura dos clássicos da literatura brasileira adaptados a histórias em quadrinhos, atentando para a forma como o gênero tem sido orientado em documentos como a BNCC e a LDBEN. Foram analisadas as resenhas completas de duas obras da literatura brasileira adaptadas a HQ no Guia PNLD Literário 2018, a fim de verificar as preocupações dos adaptadores no processo. Refletiu-se sobre a leitura dos clássicos no espaço escolar – na versão original ou adaptada –, problematizando a sua importância na formação dos leitores na contemporaneidade.

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Da obra de arte ao texto literário: perspectivas interdisciplinares nas aulas de História

História, Formação de Professores, Artes Plásticas e Língua Portuguesa e Literatura

Estudar os fatos históricos pelos textos da historiografia brasileira oferece certa comodidade ao professor, mas nem sempre desperta o interesse do educando. Quando os temas ensinados não atraem o olhar do aluno, aprendê-los se torna cada vez mais difícil. Pensando em fazer o ensino de História ser mais significativo, professores e pesquisadores têm buscado meios de dinamizar esse ensino a partir de metodologias desafiadoras. Este texto dedica-se a refletir sobre práticas metodológicas para o ensino de História à luz de perspectivas interdisciplinares entre Literatura e Arte, partindo da relação entre produções artísticas e literárias do período ditatorial brasileiro, ambientada no golpe de estado ocorrido em 1964 e que perdurou até 1985.

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Tecnologia e educação: a ferramenta digital Google Classroom como facilitadora de aprendizagem em tempos de pandemia da covid-19

Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo tem por objetivo observar e analisar a ferramenta digital Google Classroom como facilitadora da aprendizagem no período da pandemia da covid-19. A pesquisa consiste em pensar a ferramenta para o ensino de aulas remotas por meio das tecnologias digitais e apresentar a metodologia de forma expositiva-qualitativa, por métodos de observação e análises com base em pesquisas em sites, reportagens, notícias e artigos relacionados ao tema e com embasamento teórico de pesquisadores da área da linguagem, tecnologia e Educação, como Braga, Lévy, Rojo, Cordeiro e Castilho, entre outros.

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