Edição V. 23, Ed. 47 - 05/12/2023
Sequência didática: aplicação prática de como desenvolver o trabalho pedagógico na escola com os recursos tecnológicos
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEste artigo tem como objetivo apresentar a importância do trabalho pedagógico na escola pautado pela sequência didática como forma de colocar em prática a tecnologia na Educação, tendo como base as publicações mais relevantes e entendendo a prática como ato substancial necessário a uma perspectiva da onda tecnológica. Destaca-se a necessidade de abordar a organização do trabalho pedagógico em forma de sequência didática a fim de dinamizar as habilidades curriculares, inserir novas tecnologias no planejamento educacional e compreender sua relevância para o sucesso escolar.
Leia este artigoDificuldades de desenvolvimento da linguagem oral e escrita de portadores do transtorno do processamento auditivo central
Educação Especial e InclusivaO presente artigo discute as dificuldades de aprendizagem no processo de desenvolvimento da linguagem oral e escrita em pessoas com transtorno do processamento auditivo central (TPAC), considerando as diferentes combinações de fatores biológicos, sociais e cognitivos que envolvem aspectos de probidade motora, socioemocional e sensório-perceptual. Este trabalho reflete sobre conceitos, possíveis origens e, principalmente, se o TPAC está relacionado às dificuldades no processo de desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Para tanto, é preciso entender o funcionamento do cérebro e suas funções cognitivas, afetivas, emocionais.
Leia este artigoIntegração e formação profissional continuada para secretarias escolares do Rio de Janeiro com uso de recursos tecnológicos
Instituição EscolaA secretaria escolar é um componente obrigatório para o funcionamento das instituições de ensino no Estado do Rio de Janeiro. Ações administrativas executadas nas escolas pelos seus secretários devem estar devidamente embasadas, mas para isso o profissional necessita de qualificação técnica e conhecimento da legislação. Nesse sentido, observamos a necessidade de capacitação e criação de uma rede colaborativa entre as diferentes secretarias escolares a fim de que propiciem, além da formação continuada, uma atualização das normas e dos procedimentos a serem seguidos e respeitados nessa atividade.
Leia este artigoNovos olhares para a Geografia Escolar: experiências docentes em escola municipal de Fortaleza/CE
Geografia e Vivências de Sala de AulaDurante muitas décadas, a Geografia Escolar foi vista apenas como uma disciplina que descrevia lugares. Atualmente, diante de um contexto socioespacial globalizado, é necessário ser criativo, propositivo e inovador no ensino de Geografia. Nesse sentido, buscamos como objetivo deste trabalho apresentar as experiências docentes no ensino de Geografia na Escola Municipal Angélica Gurgel desenvolvidas de 2020 a 2022. Este artigo é um recorte da pesquisa de dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (IFCE/Unilab). Utilizamos levantamento bibliográfico e observação participante na sua construção.
Leia este artigoCiências Biológicas e Educação Especial e Inclusiva: proposições práticas
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia, Zoologia, Biologia e Biociências, Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresObjetiva-se com este artigo apresentar propostas didáticas para o trabalho com alunos da Educação Especial e Inclusiva, especialmente com transtorno do espectro autista. Os trabalhos estudados são oriundos da Revista Educação Pública, especificamente das seções Biologia e Biociências e Ciências Ambientais, em articulação direta com a Educação Especial e Inclusiva. Foram apresentadas três propostas didáticas, porém apenas uma delas se referia ao aluno com TEA, o que pode sugerir caminhos de pesquisa e investigação sobre Educação Especial e Inclusiva nas Ciências Biológicas.
Leia este artigoHigiene corporal: relato de experiência de uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental II
Saúde, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaA proposta apresentada neste trabalho abordou em uma sequência didática os cuidados básicos com a saúde relacionados à higiene corporal. O objetivo foi sensibilizar os estudantes quanto à importância de hábitos de higiene adequados e sua implicação na saúde com base no conhecimento científico e em metodologias ativas. Priorizando o uso das tecnologias, foi elaborada uma sequência de atividades a serem realizadas pelos estudantes. A aplicação da sequência didática impactou positivamente no engajamento e na motivação dos alunos para sua participação nas atividades.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui