Edição V. 23, Ed. 5 - 07/02/2023

A intervenção psicopedagógica na superação das dificuldades de aprendizado no ambiente escolar

Psicologia, Avaliação, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo consiste em uma investigação sobre o papel do psicopedagogo no ambiente escolar e sua forma de intervir e ajudar os alunos a superar as dificuldades de aprendizado. O trabalho faz uma análise baseada em artigos acadêmicos publicados sobre Psicopedagogia, com ênfase no papel do profissional no contexto escolar, a partir da visão de profissionais e intelectuais consagrados na área. O estudo ainda aborda questões que envolvem o aluno como o sujeito da aprendizagem.

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Analisando métodos de ensino à luz da música "Estudo Errado"

Biologia e Biociências, Avaliação, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O objetivo deste trabalho é abordar algumas deficiências educacionais, a partir de uma paráfrase com a letra da música Estudo Errado, do cantor Gabriel Contino. Entendemos que a educação, como ferramenta para a formação de pessoas pensantes e autônomas, quando feita da maneira correta, permite que os indivíduos sejam pessoas críticas e transformadoras da sociedade. Apesar das inúmeras transformações educacionais, observam-se ainda muitos problemas no que diz respeito ao sistema educacional brasileiro que impossibilitam maior aproveitamento.

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Língua, colonização e ensino: a língua que ensinamos e a língua que precisamos desconstruir para ensinar

Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este ensaio apresenta alguns apontamentos sobre o ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica. Para tanto, foram selecionadas reflexões de Eni Orlandi, Magda Soares e Dominique Maingueneau sobre colonização linguística, escolarização no Brasil e planos de abordagem dos estudos da linguagem. Tais reflexões servem como base teórica para nortear algumas considerações sobre a importância de desconstruir e ressignificar cotidianamente o fazer pedagógico. É preciso que nossos estudantes compreendam o processo histórico de constituição da nossa língua em seu dinamismo, em sua concretude.

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O que é o átomo?

Química, Filosofia e Formação de Professores

Aqui, proponho-me uma crônica sobre o átomo. Sob a prosa poética, posso transitar entre o que é, de fato, e o que da fantasia me dou como resposta à vida. Portanto, pela analogia com a existência humana, escolhi explicar o átomo. Átomos são como pessoas, pois se relacionam e, a partir dessa relação, se constroem. A concha de um molusco, um pedaço de giz, a estrutura dos ossos ou um pedaço de mármore têm, em essência a mesma composição química, mudando apenas a forma como os seus átomos interagem. Átomos, como você e eu, não existem, mas se relacionam e, a partir daí, suas existências ganham sentido!

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Escola sem Partido e o mito da escola neutra: a importância do sentido político da educação

Instituição Escola e Política Educacional

O Programa Escola sem Partido configura-se como um ataque brutal à profissão docente na medida em que representa o impedimento do fazer docente, mais uma forma de cerceamento e controle da prática do professor, sob pena de ser criminalizado; mais do que isso, representa um ataque a toda a classe trabalhadora de modo geral (um ataque político e ideológico), a quem historicamente já vem sendo negado o direito de acesso a um saber crítico e emancipador pela burguesia dominante. O movimento vem se consolidando baseado em grupos religiosos fundamentalistas e grupos políticos de direita.

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Disrupção da educação: um olhar sobre a exclusão digital de estudantes de baixa renda na pandemia

Educação a Distância e Educação Especial e Inclusiva

O objetivo deste estudo foi analisar a disrupção da educação por meio de um olhar sobre a exclusão digital de estudantes de baixa renda na pandemia a partir de uma revisão narrativa de literatura. Investigou-se a exclusão digital – que ficou mais visível na pandemia e rompeu com a educação tradicional, com o ambiente escolar presencial, e afetou de forma direta o estudante de baixa renda; o direito à educação, ao desenvolvimento pleno do indivíduo foi anulado. Nosso foco neste trabalho foi descrever e estabelecer relações entre a educação disruptiva, a exclusão digital e o contexto da pandemia.

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