Edição V. 23, Ed. 8 - 07/03/2023

Literatura periférica e produção textual no Ensino Médio: uma experiência no Pibid Letras da IFPA

Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho tem por finalidade apresentar ações desenvolvidas no projeto Literatura Periférica e Produção Textual no Ensino Médio: uma experiência no Pibid Letras, que faz parte do projeto Pibid Letras do IFPA – Câmpus Belém. Relatamos as ações desenvolvidas em uma turma de 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deodoro de Mendonça, localizada em um bairro central da cidade de Belém/PA. Em vista disso, conceituamos características da literatura periférica e solicitamos dos alunos uma produção de contos originais voltados a temas dessa literatura como avaliação final da disciplina.

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O uso das metodologias ativas de aprendizagem na formação do professor: das universidades para a prática nas escolas

Formação de Professores

O ambiente escolar vem se modificando juntamente com os avanços tecnológicos, consequentemente, a facilidade de conexão do aluno com o mundo à sua volta é disponibilizada de inúmeras formas. Ao deparar-se com esse aluno, o professor se encontra na função de atraí-lo para a aula. Este artigo apresenta um estudo bibliográfico que tem por objetivo compreender a importância da formação do professor por meio das metodologias ativas até o exercício docente, compreendendo tais metodologias como ferramentas de mudança na prática de ensino tradicional, partindo de alguns questionamentos.

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O estímulo da consciência fonológica na educação infantil: contribuições para o processo de alfabetizar

Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este estudo objetiva compreender a Educação Infantil como processo preparatório para a alfabetização, destacando a consciência fonológica como aprendizagem essencial para a construção do saber acerca da leitura e da escrita. No percurso metodológico foi adotada a abordagem qualitativa, utilizando questionário para a coleta de dados. Como fundamento bibliográfico buscou-se um diálogo sobre Educação Infantil e alfabetização com a BNCC, o RCNEI e Pietrobon; no que se refere à consciência fonológica, sua conceituação e contribuição no processo de alfabetizar foram consultados Buzzetti e Capellini, o PNAIC, Martins e Guidotti e Pestum.

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O uso do fanzine como recurso pedagógico para a produção de conhecimento e divulgação científica do tema água

Ecologia e Meio Ambiente

Esta pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação sobre a produção de conhecimento e divulgação científica do tema “água”, a partir da aplicação de uma sequência didática de vivências educativas intitulada “Conhecendo aspectos importantes sobre a água”, desenvolvida como proposta de intervenção pedagógica e discutida na disciplina Divulgação Científica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. Foram utilizados como instrumentos de registro a produção escrita das histórias e a confecção dos fanzines relativos ao tema. Participaram da pesquisa 25 alunos de 2° ano do Ensino Fundamental em escola pública de Roraima.

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Jogo Batalha Naval Periódica: uma estratégia de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências

Química e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho teve como objetivo a utilização do jogo Batalha Naval Periódica como estratégia para auxiliar no ensino-aprendizagem de tabela periódica pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A estratégia foi aplicada em três turmas de uma escola pública no município de Itaboraí/RJ. O jogo utilizado foi um tabuleiro de batalha naval empregando uma tabela periódica projetada no quadro branco, em que os alunos, divididos em grupos, escolhiam suas jogadas com base na orientação de períodos e famílias da tabela periódica.

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Laboratório de informática: um recurso necessário para o ensino-aprendizagem

Formação de Professores e Política Educacional

Este trabalho relata o uso do laboratório de informática como um recurso fundamental para o ensino-aprendizagem dos alunos, tornando o processo mais dinâmico, criativo e prazeroso. O laboratório de informática nas escolas é um mecanismo essencial para os alunos e para os profissionais da escola para um novo mundo tecnológico. A sociedade está passando por inúmeras mudanças, e uma dessas é a tecnologia, que está presente no cotidiano das pessoas. O método utilizado foi bibliográfico, em diversos artigos, sites, revistas, periódicos etc. e mobiliza-se para a necessidade de mudanças no processo educacional.

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