Edição V. 24, Ed. 11 - 02/04/2024

Inserção de conteúdos jurídicos para subsidiar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio da escola pública de tempo integral

Vivências de Sala de Aula

No cenário educacional atual, têm sido acompanhados estudos e discussões acerca da crescente jornada escolar e a intenção dos profissionais de Educação de inserir conteúdos jurídicos para subsidiar a aprendizagem no Ensino Médio em escolas públicas em tempo integral. Este estudo visa identificar os principais desafios enfrentados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais na aplicação de noções jurídicas para subsidiar a aprendizagem dos alunos. A metodologia adotada foi a qualitativa, tendo como procedimento prático a pesquisa bibliográfica e legislações que contemplam leitura de artigos de saberes múltiplos.

Leia este artigo

Motivações e potencialidades das tecnologias e inovações no ensino de Matemática na Educação Básica

Matemática

Este trabalho levanta algumas reflexões relacionadas à utilização das tecnologias e inovações na disciplina de Matemática da Educação Básica. Tais reflexões estão baseadas nas motivações e potencialidades das novas tecnologias no ensino. Foi adotada a metodologia da pesquisa bibliográfica na base de dados do Google Acadêmico, que indica diversos trabalhos de autores que abordam esse assunto. As inovações tecnológicas podem funcionar como ferramentas que contribuem para a criação de um ambiente interativo e dinâmico que possibilita a construção de conhecimentos de forma diferente do ensino tradicional na Educação Matemática.

Leia este artigo

Substituição do material didático e seus impactos no (re)planejamento dos conteúdos de Língua Portuguesa

Instituição Escola, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Neste artigo, analisaremos o impacto da substituição do material didático em uma instituição de ensino, com foco nos conteúdos de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Fundamental. De forma sucinta, avaliamos quais são os efeitos da reestruturação curricular para o planejamento docente. Os materiais pesquisados foram analisados, principalmente, por meio de processos de comparação, classificação e categorização temática. Os resultados revelaram que, mesmo em um contexto de formatações similares, há diferenças entre o que cada obra didática propõe, tanto na abrangência dos temas como nas habilidades da BNCC.

Leia este artigo

O uso de tecnologias assistivas na promoção do desenvolvimento cognitivo de alunos com TEA no ambiente escolar: relato de experiência

História, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

A proposta do estudo foi analisar se houve aprendizagem por meio do uso do recurso de tecnologias assistivas (TA) nos conteúdos de História. Os participantes da pesquisa foram três alunos portadores de TEA, de uma turma do 6º ano da Escola MEB Embaixador Renato de Mendonça, em 2023, na cidade de Pilar, Alagoas. Com base num estudo de caso e numa abordagem qualitativa, aplicamos o referido recurso e observamos se houve compreensão e consequentemente aprendizado dos conteúdos da disciplina pelos alunos.

Leia este artigo

Escrevivências das juventudes negras e LGBTQI+: uma fonte metodológica biófila na formação humana docente

Formação de Professores

Este artigo problematiza a metodologia de escritas de cartas das juventudes negras e LGBTQI+ de um grupo de estudantes egressos da Educação Básica, como campo de possibilidades para um processo educativo escolar mais humanizador. Essas cartas fazem parte do acervo documental do grupo de pesquisa Diversidades, composto por estudantes e professores da Educação Básica e Superior. Propõe-se, aqui, o recurso textual memorialístico dessas cartas como metodologia qualitativa biófila para a formação humana de professores e estudantes. A leitura e a interpretação dessas cartas seguem a orientação teórico-metodológica do grupo Diversidades.

Leia este artigo

Família-escola e as práticas pedagógicas na sociedade imagética

Educação a Distância e Formação de Professores

Em uma sociedade na qual a comunicação cada vez mais acontece de maneira virtual e por imagens, pensar as possibilidades da relação família-escola se faz presente no dia a dia escolar, sendo o objetivo deste trabalho. Estudos apontam para a importância dessa colaboração entre família e escola e o quanto ela pode ser benéfica para o aluno quando direcionada para seu o bem, ainda que também apontem para a “separação” relacional que ocorre entre ambas. Contudo, considerando a atualidade comunicacional, questiona-se quais são as práticas que podem vir a servir para essa colaboração de maneira eficaz na aprendizagem.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco