Edição V. 24, Ed. 17 - 21/05/2024

TIC na educação para a construção do comum: a inclusão é um caminho sem volta

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O ensino híbrido é uma modalidade de ensino que une o ensino presencial, em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre em sala de aula, e o ensino on-line. O domínio técnico das plataformas digitais nunca foi tão necessário para viabilizar o trabalho das instituições de ensino, o que requer dos professores formação continuada devido à exigência das mudanças abruptas em sua metodologia de ensino e em seu fazer pedagógico. O presente projeto objetivou aplicar os mais variados recursos de tecnologias da informação e comunicação (TIC) para manter os estudantes num contexto efetivo de aprendizagem conforme as reais necessidades.

Leia este artigo

A importância do computador como recurso pedagógico para crianças com paralisia cerebral

Computação e Tecnologias, Psicologia, Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este estudo faz levantamento bibliográfico para a compreensão do uso pedagógico do computador no processo de ensino-aprendizagem de crianças com paralisia cerebral. Assim, investigamos a tecnologia assistiva como recurso e técnica facilitadora do desenvolvimento dessas crianças, destacando a importância de trabalhar com jogos tecnológicos como ferramentas de ensino-aprendizagem. Os autores que contribuíram para a discussão foram: Manzini, Baierle, Alves e Matsukura, Oliveira e Bogatschov e Galvão Filho. Observamos que, por meio do jogo, estimula-se a capacidade de aprendizagem, auxiliando no processo de inclusão da criança na sociedade.

Leia este artigo

Interdisciplinaridade em pauta: um relato de vivência de Língua Inglesa e Artes nos anos finais do Ensino Fundamental

Vivências de Sala de Aula e Língua Estrangeira

Este relato inter-relaciona a língua inglesa com as artes contemporâneas, no âmbito dos anos finais do Ensino Fundamental, partindo da abordagem CLIL implementada em uma escola da rede particular de Macaé/RJ e em consonância com a BNCC. Uma vez que as propostas desse paradigma contemplam o aprendizado integrado de conteúdo e língua, o estudo evidencia o envolvimento dos alunos em preparar seus projetos artísticos para uma exposição e um pequeno mural, onde alunos visitantes puderam registrar suas impressões e sentimentos a partir de uma frase motivadora em língua inglesa.

Leia este artigo

O processo de inclusão de jovens infratores no ambiente escolar contemporâneo

Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo apresenta breve estudo sobre a inclusão de jovens infratores na instituição escolar. Na elaboração do estudo, registraram-se as opiniões de autores que debatem a temática. Por meio dessa abordagem, pretende-se chegar à compreensão e à distinção dos temas indisciplina e ato infracional. Após a elucidação dos termos, iniciamos um processo investigativo da proposição. O embasamento teórico ocorreu por meio do levantamento e da leitura da bibliografia relacionada ao tema. Inicialmente, o foco está atribuído às teorias comportamentalistas, enfatizando o contexto social, familiar e histórico, com a intenção de situar os alunos no ambiente escolar.

Leia este artigo

A influência das avaliações externas na rede pública estadual de Goiás: um olhar para o modelo de Ensino Médio em período integral

Avaliação

Este texto refere-se às avaliações externas nos centros de educação em período integral (CEPI) da rede estadual de educação em Goiás. Realizou-se a análise da influência de duas avaliações aplicadas pelo Governo Federal no Ensino Médio em uma escola que oferece a modalidade de ensino em tempo integral. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de autores que contextualizam as avaliações externas, além da consulta a documentos normativos do trabalho escolar. Parte significativa do trabalho realizado no CEPI converge para contemplar os objetivos das avaliações externas problematizadas.

Leia este artigo

Mural flutuante como práxis pedagógica inclusiva na comemoração ao Dia das Mães

Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Folclore e Datas Importantes

Este relato descreve a implementação de um “mural flutuante” como práxis pedagógica inclusiva durante a comemoração do Dia das Mães, destinado a discentes órfãos do Curso Normal de Formação de Professores em Nível Médio em escola situada na zona rural do Estado do Rio de Janeiro, fundamentada na disciplina Prática Pedagógica e Iniciação à Pesquisa (PPIP). Os discentes desenvolveram o mural para expressar sentimentos e gratidão para com seus cuidadores. A atividade promoveu reflexões socioemocionais, inclusivas e fortalecimento da autoestima dos estudantes. Os docentes observaram melhorias dos estudantes nas atividades educacionais.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco