Edição V. 24, Ed. 23 - 02/07/2024

Uma trilha para formação de professores com a intencionalidade em inovação

Formação de Professores e Outras Mais Específicas

A educação pública da cidade do Rio de Janeiro tem alguns desafios, entre eles oferecer uma formação que de fato coloque em prática a inovação em sala de aula. Frente ao hiato das formações inicial e continuada dos docentes da rede municipal, propomos, neste artigo, uma trilha formativa pautada na Aprendizagem Significativa, com a finalidade de sugerir um modelo de formação continuada de professores para trazer a inovação educacional por meio das metodologias ativas na práxis dos docentes das mais diferentes áreas do conhecimento.

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Pesquisa na escola básica: possibilidades do cotidiano escolar

Vivências de Sala de Aula

A pesquisa deve ser entendida como processo contínuo iniciado na escola básica. Contudo, os limites e estágios devem ser respeitados, porque seria incoerente cobrar de um aluno do Ensino Fundamental a técnica de um cientista. Trabalhar com pesquisa na escola significa romper com a simples transmissão de conteúdos. O professor deve ter sua atuação marcada com a perspectiva do ensinar a aprender. O aluno se sente valorizado e compreende que, no processo de ensino-aprendizado, não age como mero receptor; trabalha com a certeza de contribuir com a produção de conhecimento.

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Formação docente: Artes no município de Araioses/MA

Formação de Professores

A arte está presente em todos os anos de escolarização, tornando-se importante na formação crítica, estética, social e cultural dos discentes. Por esse motivo, este trabalho discorre sobre a formação de professores de Artes para uma prática pedagógica de qualidade. Teve como objetivo pesquisar a formação inicial e continuada dos professores que ministram essa disciplina nas escolas públicas do município de Araioses/MA, com base em pesquisas bibliográficas e de campo. Percebeu-se que a disciplina não é valorizada, que os docentes não têm formação na área e que faltam recursos e suporte para exercer essas funções.

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Resenha para a obra "Vacinação, vida e saúde de montão": uma aproximação entre as histórias em quadrinhos e o ensino de Ciências

Saúde e Educação Infantil

Esta resenha tem o intuito de promover a conscientização dos educandos, de forma lúdica, interativa e reflexiva acerca da importância da vacinação e de seu benefício coletivo para a erradicação das doenças. Para isso, utiliza-se a HQ Vacinação, vida e saúde de montão, que trata do episódio em que um dos personagens é acometido por uma suposta gripe e é necessário que ele seja vacinado para disputar uma partida de futebol com seus amigos. Com isso, compreende-se a relevância da temática abordada no gibi, principalmente para se contrapor à onda negacionista que assola o nosso país.

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A trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil a partir das concepções de alfabetização instrumental e formação humana integral

História da Educação e Política Educacional

Este trabalho visa apresentar um breve contexto sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil desde o período da colônia até os dias atuais a partir da perspectiva de duas concepções de alfabetização: a instrumental e a formação humana integral. Com isso, buscamos compreender como se efetivaram as políticas educacionais para essa modalidade e se os diversos programas e projetos referentes à EJA alteram a estrutura das relações sociais. Para tanto, consultamos documentos oficiais referentes à EJA e reflexões de autores relevantes que tratam do tema.

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A construção e lançamento de foguetes como estratégia potencial na busca pela inclusão escolar

Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo busca compreender a utilização da gamificação na construção e no lançamento de foguetes. Esse uso é um meio de inclusão escolar para proporcionar aulas mais atraentes e produtivas. O objetivo é beneficiar alunos com alguma deficiência a trabalhar em equipe, minimizando suas dificuldades e potencializando as suas competências. Utilizamos a pesquisa bibliográfica para embasamento teórico do trabalho. A inclusão escolar com o uso da gamificação de foguetes pode ser poderosa ferramenta educacional no engajamento e no aprendizado de todos os alunos, independentemente de suas habilidades e capacidades.

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Inscrições até 02/09 | Letramento visual e leituras da imagem na WEB

De 02 de setembro a 09 de dezembro de 2024, será realizada a terceira edição do curso de extensão Leituras da imagem na web, dedicado aos professores da Educação Básica e interessados em Artes Visuais. Curso na forma MOOC, gratuito, duração de três meses, 100% a distância e com certificado da UFRJ de 60 horas.

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Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

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