Edição V. 24, Ed. 25 - 16/07/2024
Recursos tecnológicos para promover e preservar o ensino e a cultura tradicional do povo Xukuru de Ororubá em Pesqueira/PE
Instituição EscolaA etnia Xukuru do Ororubá é uma comunidade indígena localizada em Pesqueira, no agreste de Pernambuco. A resistência dos ensinamentos e da cultura da etnia são suas maiores riquezas; os rituais, as crenças e suas atividades mantêm a ancestralidade e os conhecimentos ativos e hereditários. Este trabalho reflete sobre os recursos tecnológicos para prevenção e promoção do ensino e da cultura tradicional do povo Xukuru do Ororubá. Foram examinados estudos publicados em língua portuguesa nos últimos vinte anos, acessados por meio de bancos de dados eletrônicos. A cultura de um povo e a propagação do ensino tradicional para gerações futuras podem ser conduzidas e ampliadas com os recursos tecnológicos existentes.
Leia este artigoO pensamento estudantil sobre racismo estrutural movido por imagens de redes complexas hologramáticas
Instituição Escola e FotografiaO Brasil foi construído por mãos negras; após tantos séculos de evolução tecnológica e científica no mundo, o negro no Brasil ainda sofre exclusão. O presente trabalho tem o objetivo de decolonizar o pensamento de jovens estudantes do Ensino Médio. Fizemos um ensaio com 113 alunos do Ensino Médio, na faixa etária de 14 a 22 anos, em que lançamos mão do conceito de imagens-pensamento. A análise dos pontos mais fixos da rede complexa concluiu que a cristalização baseada nas imagens analisadas foram: escravidão e racismo; essas palavras tiveram valor semântico no grupo.
Leia este artigoA(s) matemática(s) no Currículo Mínimo do Curso Normal em escolas estaduais do Rio de Janeiro
Matemática e Formação de ProfessoresEste artigo promove uma análise da inserção da disciplina de Matemática no currículo do Curso Normal, particularmente em instituições de ensino estaduais localizadas no Rio de Janeiro. Apesar de as discussões acerca dos currículos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia serem amplamente difundidas, identifica-se uma lacuna significativa nos estudos relacionados ao currículo do Curso Normal, programa de formação de nível médio para professores. Este estudo se propõe a investigar como a Matemática é abordada no currículo e discutir os impactos dessa presença na formação dos professores.
Leia este artigoO livro didático como recurso pedagógico para o ensino de Geografia
GeografiaEste artigo analisa e discute a utilização do livro didático de Geografia. Apoiando-se na pesquisa bibliográfica como percurso metodológico, evidencia-se, ao contrário do senso comum e preconceitos existentes diante da ascensão de novos recursos pedagógicos, a importância que a utilização do livro didático exerce sobre o processo de ensino-aprendizagem, especialmente sua presença na disciplina de Geografia no contexto da escola pública brasileira contemporânea. Em muitos casos, o livro didático de Geografia tem sido o único recurso didático empregado, contribuindo para o processo de transformação social, educacional, política e cultural.
Leia este artigoA literatura e o cinema numa lição de amor
Cinema, Teatro e TVUm filme com produção primorosa, fotografia com encanto e texto com humor e emoção revela a força de alguém que foi vilã e heroína da própria história, capaz de atingir o mais variado público. Inspirado no conto de fadas A Bela Adormecida, que retrata a história de uma princesa que é acometida de sono profundo, vítima da maldição de uma bruxa, o filme Malévola, uma produção de 2014, apresenta esse clássico da literatura e das telas de um novo jeito. O quanto somos bons ou ruins: qual o limite do bem e do mal? Esses são questionamentos que o filme Malévola propõe a seus espectadores de todas as faixas etárias.
Leia este artigoO ensino de Ciências: o uso da metodologia por investigação
Formação de ProfessoresO artigo relata uma oficina de formação continuada para professores com formação em Ciências em Redenção/PA, focada na metodologia ativa de ensino por investigação. A formação envolveu dezesseis professores e incluiu atividades práticas no uso de ferramentas como nuvens de palavras para identificar desafios na implementação de metodologias ativas. Os resultados indicaram recepção positiva, embora a superlotação das salas ainda seja uma barreira. A pesquisa destaca a importância da formação contínua dos professores para o aprimoramento do ensino de Ciências, incentivando a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades no ensino-aprendizagem.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui