Edição V. 24, Ed. 31 - 27/08/2024

Projeto Acolhimento: habilidades socioemocionais para 3º e 4º anos do Ensino Fundamental

Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

A escola, além de habilidades técnicas, deve desenvolver competências emocionais, sociais e afetivas. O objetivo deste artigo é apresentar uma sequência didática de um projeto embasado em valores humanos e habilidades socioemocionais, destinado a turmas de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. Para isso, foi selecionada uma coleção de dez livros que apresenta palavras de valores humanos. A sequência didática foi dividida em três etapas, planejadas para ocorrerem em doze aulas de 45 minutos cada. A sequência didática é adaptável à realidade de diferentes turmas e tem o potencial de trazer benefícios ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Leia este artigo

Modernismo africano: questões, problemas e desafios para o ensino de História das Artes africanas no contexto brasileiro

História e Artes Plásticas

Este artigo propõe um estudo dos modos de leitura e ensino de História das Artes e do modernismo africano, tendo como base os saberes da visualidade criados por artistas africanos. São abordadas narrativas do continente africano e sua relação com a produção modernista europeia, apresentando as fissuras e as violências epistemológicas que marcaram esse campo. Em seguida, as contribuições africanas para o debate, partindo da produção visual de alguns artistas modernos africanos, além de uma análise crítica dos problemas e das possibilidades do ensino de História das Artes africanas no contexto da educação brasileira.

Leia este artigo

Educação Ambiental para a conservação de nascentes: um relato de experiência na Educação Básica

Ecologia e Meio Ambiente

Este trabalho traz um relato de experiência realizado com duas turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Araputanga/MT com o objetivo de abordar a temática ambiental de forma crítica e interdisciplinar. Foram realizadas atividades de campo em visitas a três nascentes que compõem a sub-bacia hidrográfica do Córrego das Pitas. Antes das atividades de campo, aconteceram oficinas teóricas para introduzir a temática ambiental aos discentes. As aulas de campo se mostraram eficientes, tornando os conteúdos relacionados à temática ambiental mais proveitosos e promovendo maior sensibilização ambiental aos discentes.

Leia este artigo

A construção da escrita e a Fonologia mediadas por sequências didáticas e tecnologias digitais

Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Este estudo discute como a abordagem fonológica, nas práticas pedagógicas mediadas por ferramentas digitais, pode contribuir de forma eficaz para a aprendizagem da escrita no início do Ensino Fundamental, no ciclo de alfabetização. Para tanto, foram elaborados uma sequência didática e materiais que integrassem a reflexão fonológica e a construção do princípio alfabético, utilizando recursos tecnológicos. A avaliação da sequência didática foi realizada em uma capacitação, complementada pela tabulação de um questionário. As sequências favoreceram a compreensão e o domínio das relações convencionais entre fonemas e grafemas.

Leia este artigo

Concepções espontâneas dos professores sobre o tema Educação Inclusiva à luz dos estudos de Vygotsky

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O processo educativo inclusivo é essencial para a sociedade e aparece como possibilidade de estender nossa compreensão acerca das diferenças humanas. Nesse sentido, destaca-se a importância de haver no ambiente escolar profissionais capacitados para atender cada criança, a fim de que nenhuma se sinta excluída do processo educacional. No presente estudo foram analisadas as concepções espontâneas de 30 professores participantes de um curso de extensão voltado para a Educação Inclusiva. Utilizamos como instrumento diagnóstico uma atividade denominada atividade de livre associação.

Leia este artigo

As contribuições do Ciclo de Kolb na criação da logo do Clube da Matemática

Matemática e Vivências de Sala de Aula

O concurso para a criação da logo do Clube da Matemática foi adaptado para incorporar as etapas do Ciclo de Kolb, um modelo de aprendizagem vivencial que inclui quatro fases: sentir, refletir, pensar e agir. Esse ciclo promove uma abordagem prática e criativa para a aprendizagem, combinando conceitos matemáticos ao uso da tecnologia para aprimorar o ensino e a disseminação da Matemática. O objetivo do trabalho foi estimular o interesse dos alunos por Matemática e incentivar a participação deles em atividades que mesclam conceitos matemáticos e criatividade. A logo escolhida foi utilizada para marcar o perfil do Clube no Instagram.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco