Edição V. 24, Ed. 35 - 24/09/2024

Alfabetização e letramento no âmbito escolar

Educação Infantil, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

Este artigo tem como objetivo discutir a alfabetização e o letramento no processo de ensino-aprendizagem, considerando-os como aspectos complementares e fundamentais para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A pesquisa foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica, abordando alfabetização e letramento como ações distintas, mas interdependentes, que devem estar em harmonia para uma prática pedagógica eficaz. O artigo também examina as práticas docentes, seus objetivos e procedimentos didáticos, buscando incentivar o hábito de ler e escrever. O eixo norteador da ação educativa é o "alfabetizar letrando".

Leia este artigo

O uso de jogo didático nas aulas de Ciências Naturais como indutor da construção do conhecimento a respeito de uma alimentação saudável

Vivências de Sala de Aula

A alimentação saudável é relevante à manutenção da saúde física e mental, sendo importante a abordagem dessa temática para que ocorra a formação de sujeitos capazes de optar por hábitos alimentares saudáveis. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a eficiência de jogos didáticos na construção do conhecimento sobre alimentação saudável. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, realizou coleta de dados aplicados por meio de dois formulários, um antecedente ao jogo e outro avaliativo, realizado após a aplicação do jogo. A proposta foi desenvolvida em uma turma do 8° ano, numa escola pública localizada no município de Bom Jesus/PB.

Leia este artigo

Busca e relato de pesquisas acerca das múltiplas representações no ensino de Ciências e Educação Matemática presentes em periódicos nacionais

Vivências de Sala de Aula

O artigo apresenta um relato a respeito das múltiplas representações no ensino de Ciências e na Educação Matemática em periódicos brasileiros indexados. Valemo-nos dos pressupostos da Análise de Conteúdo para estudar os trabalhos. Dentre os artigos selecionados, elencamos as principais categorias emergentes que variaram, desde os termos mais utilizados para designar essas múltiplas representações, principais tipologias e referenciais teórico-metodológicos associados a elas até os resultados obtidos em níveis de ensino, disciplinas e conteúdos relatados na pesquisa.

Leia este artigo

Avaliação de um jogo didático aplicável ao Ensino Básico para o ensino de sistemática Animal

Zoologia, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Este artigo traz uma unidade instrucional baseada em um jogo analógico para o ensino-aprendizagem de Sistemática Animal. A unidade instrucional é definida com a adoção de um modelo de design instrucional, podendo ser aplicada no Ensino Fundamental. O jogo é avaliado adotando o método MEEGA+, desenvolvido para a avaliação de jogos educacionais. Seguindo o modelo, a coleta de dados foi realizada após todos os participantes jogarem o Jogo da Memória do Reino Animalia, a partir da aplicação de um questionário. Participaram do estudo de caso seis alunos da UFSM professores da Educação Básica.

Leia este artigo

Como o ensino de Ciências pode ser um aliado da educação antirracista - um guia para educadores a partir do episódio "Para onde foi minha poça?", do desenho "Bino e Fino"

Cinema, Teatro e TV

Este guia foi concebido como uma estratégia de ensino do conteúdo ciclo da água, aplicado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Paulo Freire registra que a educação deve ser contextualizada social, histórica e politicamente, levando em consideração a trajetória dos educandos. Entendemos que a concepção de educação voltada para a autonomia do educando deve ser aplicada independentemente do componente curricular. O ensino de Ciências, assim como de outras disciplinas, pode contribuir para desenvolver o pensamento crítico, enfrentando problemas estruturais da sociedade, como o racismo.

Leia este artigo

O lugar onde estamos vivendo X O lugar que queremos

Vivências de Sala de Aula

Este estudo, cujo tema é meio ambiente, objetiva sensibilizar estudantes quanto à importância da sua preservação. Com a problemática de como podemos mudar a realidade da nossa localidade, o artigo apresenta uma sequência de atividades realizadas para o Programa de Saneamento na Escola – Consórcio Pró-Sinos, que destaca a Educação Ambiental nas escolas. Com um estudo/pesquisa de natureza qualitativa, os dados coletados envolveram os estudantes nas atividades desenvolvidas em sala de aula e em saídas de campo. As atividades contribuíram para o entendimento e a conscientização do processo de reaproveitamento.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco