Edição V. 24, Ed. 35 - 24/09/2024
Alfabetização e letramento no âmbito escolar
Educação Infantil, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais EspecíficasEste artigo tem como objetivo discutir a alfabetização e o letramento no processo de ensino-aprendizagem, considerando-os como aspectos complementares e fundamentais para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A pesquisa foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica, abordando alfabetização e letramento como ações distintas, mas interdependentes, que devem estar em harmonia para uma prática pedagógica eficaz. O artigo também examina as práticas docentes, seus objetivos e procedimentos didáticos, buscando incentivar o hábito de ler e escrever. O eixo norteador da ação educativa é o "alfabetizar letrando".
Leia este artigoO uso de jogo didático nas aulas de Ciências Naturais como indutor da construção do conhecimento a respeito de uma alimentação saudável
Vivências de Sala de AulaA alimentação saudável é relevante à manutenção da saúde física e mental, sendo importante a abordagem dessa temática para que ocorra a formação de sujeitos capazes de optar por hábitos alimentares saudáveis. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a eficiência de jogos didáticos na construção do conhecimento sobre alimentação saudável. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, realizou coleta de dados aplicados por meio de dois formulários, um antecedente ao jogo e outro avaliativo, realizado após a aplicação do jogo. A proposta foi desenvolvida em uma turma do 8° ano, numa escola pública localizada no município de Bom Jesus/PB.
Leia este artigoBusca e relato de pesquisas acerca das múltiplas representações no ensino de Ciências e Educação Matemática presentes em periódicos nacionais
Vivências de Sala de AulaO artigo apresenta um relato a respeito das múltiplas representações no ensino de Ciências e na Educação Matemática em periódicos brasileiros indexados. Valemo-nos dos pressupostos da Análise de Conteúdo para estudar os trabalhos. Dentre os artigos selecionados, elencamos as principais categorias emergentes que variaram, desde os termos mais utilizados para designar essas múltiplas representações, principais tipologias e referenciais teórico-metodológicos associados a elas até os resultados obtidos em níveis de ensino, disciplinas e conteúdos relatados na pesquisa.
Leia este artigoAvaliação de um jogo didático aplicável ao Ensino Básico para o ensino de sistemática Animal
Zoologia, Avaliação e Vivências de Sala de AulaEste artigo traz uma unidade instrucional baseada em um jogo analógico para o ensino-aprendizagem de Sistemática Animal. A unidade instrucional é definida com a adoção de um modelo de design instrucional, podendo ser aplicada no Ensino Fundamental. O jogo é avaliado adotando o método MEEGA+, desenvolvido para a avaliação de jogos educacionais. Seguindo o modelo, a coleta de dados foi realizada após todos os participantes jogarem o Jogo da Memória do Reino Animalia, a partir da aplicação de um questionário. Participaram do estudo de caso seis alunos da UFSM professores da Educação Básica.
Leia este artigoComo o ensino de Ciências pode ser um aliado da educação antirracista - um guia para educadores a partir do episódio "Para onde foi minha poça?", do desenho "Bino e Fino"
Cinema, Teatro e TVEste guia foi concebido como uma estratégia de ensino do conteúdo ciclo da água, aplicado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Paulo Freire registra que a educação deve ser contextualizada social, histórica e politicamente, levando em consideração a trajetória dos educandos. Entendemos que a concepção de educação voltada para a autonomia do educando deve ser aplicada independentemente do componente curricular. O ensino de Ciências, assim como de outras disciplinas, pode contribuir para desenvolver o pensamento crítico, enfrentando problemas estruturais da sociedade, como o racismo.
Leia este artigoO lugar onde estamos vivendo X O lugar que queremos
Vivências de Sala de AulaEste estudo, cujo tema é meio ambiente, objetiva sensibilizar estudantes quanto à importância da sua preservação. Com a problemática de como podemos mudar a realidade da nossa localidade, o artigo apresenta uma sequência de atividades realizadas para o Programa de Saneamento na Escola – Consórcio Pró-Sinos, que destaca a Educação Ambiental nas escolas. Com um estudo/pesquisa de natureza qualitativa, os dados coletados envolveram os estudantes nas atividades desenvolvidas em sala de aula e em saídas de campo. As atividades contribuíram para o entendimento e a conscientização do processo de reaproveitamento.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui