Edição V. 24, Ed. 38 - 15/10/2024
Importância da Língua de Sinais e do intérprete para a aquisição da linguagem: um estudo de caso
Educação Especial e InclusivaEste artigo discute como se dá o processo da aquisição da linguagem por uma criança surda, trazendo reflexões a respeito da criança surda que estuda em classe regular, sem conhecer a Língua de Sinais e sem contato com nenhum outro surdo ou intérprete. Dessa forma, a não aquisição de uma língua pode trazer sérias consequências para o surdo em sua vida futura. Viabilizar o contato com a comunidade surda, assim como o seu acesso à Língua de Sinais, pode trazer a aceitação da família e o reconhecimento da surdez como uma diferença cultural, não como uma deficiência.
Leia este artigoApontamentos sobre a Educação Infantil na rede pública de Niterói/RJ em tempos de pandemia da covid-19
Educação InfantilO presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com 23 docentes de escolas de Educação Infantil da rede pública de Niterói/RJ, a fim de compreender a realidade da educação das crianças das classes populares em tempos de covid-19. A pesquisa qualitativa priorizou os estudos de Freire e Santos, assim como entrevistas com docentes e análises documentais. Os resultados apontam prejuízos significativos durante a pandemia. Compreende-se que, para se repensar o modelo de escola infantil, são necessárias novas reflexões e investimentos em recursos educacionais e tecnológicos.
Leia este artigoOlhares interdisciplinares sobre a História e as tecnologias a partir do filme "Blade Runner: o caçador de androides"
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TVEste texto apresenta uma análise do filme Blade Runner, o caçador de androides a ser problematizado no contexto da Educação Básica, sobretudo no Ensino Médio. Aqui, refletimos a respeito da obra do diretor Ridley Scott a partir de sua relação com possibilidades históricas, tecnologias e com a educação. Nesse sentido, observamos como o filme se apresenta potente para retratar uma sociedade projetada para o ano de 2019 com as angústias existentes em 1982: naves que sobrevoam uma Terra suja na presença de uma intensa artificialidade que confunde humanos e máquinas.
Leia este artigoJogo de consciência fonológica no processo de alfabetização linguística
Vivências de Sala de AulaEste trabalho discute o uso de jogos didáticos de consciência fonológica no processo de alfabetização. Em tal processo, o professor propõe aos alunos atividades que ampliem e aprofundem habilidades linguísticas relacionadas à apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. O contexto da investigação foi uma escola municipal de Cachoeira do Arari/PA, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Foi aplicado o jogo Bingo dos Sons Iniciais, que explora a consciência fonológica. Os resultados indicaram que as atividades lúdicas contribuíram para que as crianças compreendessem o funcionamento do sistema alfabético.
Leia este artigoA Álgebra no cotidiano: identificando a materialização do conteúdo matemático nas atividades da comunidade quilombola de Barreiros de Itaguaçu da Bahia
MatemáticaA presente pesquisa faz parte de uma atividade proposta pela componente Álgebra II, do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no câmpus Feira de Santana. O curso possui dois tempos formativos: o Tempo Universidade (TU), em que os estudantes aprendem a parte teórica, e o Tempo Comunidade (TC), no qual eles colocam em prática tudo que foi aprendido durante o TU. Nessa direção, visou-se analisar os estoques de quatro mercados da comunidade quilombola; construir matrizes algébricas com os dados coletados; gerar material didático que possa servir de base para a formação.
Leia este artigoSequência didática utilizando plataformas digitais na construção do conhecimento sobre o autocuidado, autoconhecimento e saúde íntima em uma escola estadual de Vitória/ES
Saúde, Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e ComportamentoO estudo aborda sequência didática, plataformas digitais e educação sexual com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, avaliando seu nível de conhecimento. Os métodos de pesquisa aplicados foram de natureza quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de diálogos e participação em atividades experimentais. A análise dos dados se deu por meio de contextos histórico, social e cultural. Os resultados evidenciam que os educandos tinham limitados conhecimentos prévios referentes ao tema proposto. No entanto, após a aplicação, observou-se maior aprendizado e entusiasmo por parte dos educandos.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui