Edição V. 24, Ed. 40 - 29/10/2024

Análise dos planos de estudos tutorados (PET): considerações sobre as práticas aplicadas à Educação Infantil em Minas Gerais

Educação a Distância e Política Educacional

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais criou os planos de estudos tutorados (PET) como ferramentas remotas de manutenção do ensino para estudantes da rede pública estadual. Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente três PET da Educação Infantil, os volumes 1, 2 e 3. A presente pesquisa tem abordagem qualitativa. Foi verificado que os documentos analisados são rudimentares, pouco teóricos, incompletos e descontínuos. Apesar de serem importantes, deveriam ser uma política pública consolidada e elaborada com maior atenção aos conteúdos.

Leia este artigo

Aquisição da linguagem escrita: uma análise dos saberes do alfabetizador sobre os conceitos práticos da Linguística Textual

Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa reflete sobre a linguagem escrita como base fortificadora do processo de ensino-aprendizagem, sendo reconhecida como elemento de fundamental importância na vida do indivíduo. Para tanto, o processo de aquisição da linguagem se inicia com as práticas do professor alfabetizador nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este trabalho investiga os saberes desse professor de acordo com a Linguística Textual, por meio de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, que reflete os saberes docentes necessários para a prática eficiente e eficaz do processo de aquisição da linguagem escrita.

Leia este artigo

Relatos do educador social voluntário em uma escola na rede pública de João Pessoa/PB

Educação Especial e Inclusiva

Apresentamos experiências com um estudante com TEA dos anos iniciais da rede pública de João Pessoa. Na perspectiva da Educação Inclusiva, é parte solidificada à proposta pedagógica da escola existir um educador social para acompanhar o aluno em turmas regulares e nos atendimentos especializados. O educador social voluntário estimula a aprendizagem, auxiliando na construção das habilidades e competências. Estas observações pretendem analisar a postura desse profissional no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA e o enriquecimento e o crescimento socioeducacional desses indivíduos.

Leia este artigo

A topofilia como estratégia de prevenção de ataques ativos em escolas

Computação e Tecnologias, Geologia, Comunicação, Geografia, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística, Outras Mais Específicas e Política Educacional

O estudo investiga a violência nas escolas brasileiras, com foco em ataques ativos, sugerindo que a falta de conexão afetiva dos alunos com o ambiente escolar pode contribuir para esses atos. O projeto (Re)Conexão: Amar e Mudar as Coisas para Construir a Escola dos Sonhos é a estratégia para fortalecer os laços dos estudantes com a escola, utilizando metodologias ativas. Desenvolvido em uma escola pública do Rio de Janeiro, o projeto engaja os alunos na criação de um protótipo da Escola dos Sonhos, com resultados positivos, demonstrando o potencial dos estudantes como agentes de transformação.

Leia este artigo

Relato de experiência: criação do podcast Som de História

História, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

Este é o relato de uma professora de História da rede pública do Estado do Rio de Janeiro que também atua como locutora de rádio FM. Durante a pandemia, ela criou o podcast Som de História com o objetivo de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Essa experiência impulsionou a pesquisa que resultou na dissertação Som de História – uma plataforma interativa de ensino-aprendizagem de História. O artigo descreve as etapas de criação do podcast e seus desdobramentos, além de analisar sua contribuição como ferramenta pedagógica no contexto educacional.

Leia este artigo

Espaços maker: percepções sobre sua efetividade em ambientes escolares

Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

A abordagem maker na educação, que promove atividades práticas e colaborativas para a criação de soluções para problemas relevantes ao contexto e ao interesse dos alunos, tem sido discutida como alternativa para novas práticas pedagógicas. Essa abordagem visa proporcionar ao aluno um sentido mais profundo no aprendizado, incentivando uma participação mais ativa no processo educativo. O programa Ginásio Educacional Tecnológico, da Prefeitura do Rio de Janeiro, promove a instalação de espaços maker nas escolas; esta pesquisa identificou os principais desafios para implementar a cultura maker no ambiente escolar.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco