Edição V. 24, Ed. 44 - 03/12/2024
Alfabetização, letramento e gêneros textuais: uma análise de manual didático do 1º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula
Esta pesquisa analisa como um livro didático de alfabetização trabalha os gêneros textuais no 1º ano do Ensino Fundamental e de que modo o trabalho com o letramento é efetivado pelos gêneros. O artigo trata dos capítulos III e IV do livro Itororó Português, da Editora Moderna, aprovado pelo PNLD 2019/2022 e selecionado pelos professores da cidade de Caxingó/PI para ser adotado nas escolas do local. O manual integra o Programa Nacional do Livro Didático, seguindo normas e padrões da BNCC para o processo de alfabetização. Com análise bibliográfica qualitativa, observaremos os gêneros textuais no processo do letramento.
Leia este artigoTecnologias digitais e ludicidade no processo de alfabetização: verificando a aplicação de uma sequência didática mediada por recursos tecnológicos
Vivências de Sala de Aula
Nesta pesquisa, desenvolvida em uma escola da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro/RJ com crianças em processo de alfabetização, observamos o interesse coletivo em trabalhar com as tecnologias digitais, tendo em vista serem ferramentas lúdicas e significativas para as gerações X, Y e alpha. Desenvolvemos uma sequência didática (SD) com diferentes recursos tecnológicos, visando às dificuldades apresentadas pelos estudantes. Durante a avaliação da SD, coletamos dados referentes ao interesse dos estudantes em realizar as atividades mediadas e seus desempenhos durante as atividades propostas.
Leia este artigoAprendendo com a ação: ciclo de aulas sobre a camada de ozônio
Astronomia e Vivências de Sala de Aula
Este artigo apresenta um ciclo de aulas sobre a camada de ozônio, estruturado em cinco etapas e direcionado a alunos do 7º ano. As aulas cobrem desde uma introdução teórica até práticas concretas e a avaliação final. Cada etapa aborda aspectos específicos do tema, promovendo uma compreensão aprofundada da importância da preservação da camada de ozônio. Utilizando uma abordagem multimodal, com recursos visuais e atividades práticas, o ciclo não só transmite conhecimento teórico como também capacita os estudantes a se tornarem defensores ativos do meio ambiente.
Leia este artigoImplantação de um laboratório interdisciplinar de pesquisa e ensino de Ciências Humanas em Cabo Frio/RJ: história local e protagonismo dos estudantes
Geografia, História e Política Educacional
O artigo discute as motivações e os resultados iniciais da implantação de um laboratório interdisciplinar de pesquisa e ensino em uma escola municipal de Cabo Frio/RJ. A iniciativa, fruto de um edital da Faperj, visa promover novas metodologias didáticas no contexto pós-pandêmico. O laboratório integrou atividades curriculares de Ciências Humanas com foco na História local, alinhando-se à BNCC e aos temas contemporâneos transversais. Entre os resultados parciais, destacam-se o protagonismo dos estudantes nas atividades didáticas e o fortalecimento da identidade regional.
Leia este artigoA produção textual na escola em um viés dialógico
Língua Portuguesa e Literatura
Este trabalho é fruto de uma pesquisa financiada pela Capes nos anos de 2018 e 2019. Apresentamos um recorte detalhado de algumas discussões que foram levantadas na dissertação, com a presença de dois coautores que muito contribuíram para a realização do estudo. O trabalho foi originalmente publicado como capítulo de livro em 2022, sob o título: Um olhar dialógico para a produção textual do gênero artigo de opinião na escola. Neste trabalho, discutiremos o ensino-aprendizagem da escrita a partir do gênero artigo de opinião e analisar excertos de artigos produzidos por estudantes do 9º ano de uma escola pública de Goiânia/GO.
Leia este artigoA Cultura de Paz nas escolas brasileiras: estado da arte no pós-covid-19
Instituição Escola
Este texto discute um grave problema que se intensificou no país: os atentados em nossas escolas. Fazendo um apanhado e uma análise dos elementos desencadeadores desses eventos, finalizamos o estudo oferecendo sugestões exequíveis para fortalecimento da Cultura de Paz em todas as escolas, com o intuito de tornar as discussões e os fazeres sobre a Cultura de Paz uma pauta permanente das reuniões pedagógicas. Nossas ações em prol da paz devem ser intencionais, planejadas e contínuas, e não apenas um tema que volta à baila após mais um episódio noticiado espetacularmente pelas mídias nacionais.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola
20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas
31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui