Edição V. 24, Ed. 45 - 10/12/2024
Metodologias ativas: fortalecendo a aprendizagem da Ecologia com a aprendizagem baseada em jogos em um colégio público do Paraná
Ecologia e Meio Ambiente
Estudo realizado em colégio estadual em Curitiba/PR investigou o uso de jogos para o ensino de Biologia com três turmas do 3º ano do Ensino Médio. O objetivo foi explorar como os jogos podem facilitar o ensino e a aprendizagem. As turmas foram incentivadas a criar jogos relacionados à Ecologia, como jogos de tabuleiro, baralho, perguntas e respostas ou memória. A experiência foi enriquecedora, permitindo que os estudantes desenvolvessem habilidades cognitivas, criativas e sociais, além de competências como raciocínio lógico, tomada de decisão, comunicação, colaboração e resolução de problemas.
Leia este artigoLiteratura Infantil: concepções e práticas educativas de professoras de uma pré-escola em Aurora/CE
Educação Infantil
Este artigo é parte de uma monografia para o curso de Pedagogia da UFCG, campus Cajazeiras/PB. O objetivo foi investigar como as professoras concebiam e ofereciam Literatura Infantil em uma pré-escola. Fundamentamos a proposta em Cademartori e Lima. Optamos por uma abordagem qualitativa, ancorada em pesquisas bibliográficas e exploratórias, realizadas em investigação de campo. Por meio de entrevista semiestruturada, questionário e observação participativa, recolhemos os indicadores para o experimento. Observamos a relevância da Literatura Infantil como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem das crianças e o papel significativo da literatura como mediação docente para a fase educacional inicial da criança.
Leia este artigoSequência didática aliada à tecnologia stop motion: uma experiência de aprendizagens na pré-escola
Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula
O presente artigo teve como objetivo descrever o desenvolvimento da pesquisa de mestrado que resultou em um material didático voltado a professores da Educação Infantil. Buscou-se, a partir do desenvolvimento de uma sequência didática, propor práticas pedagógicas que promovam a formação integral das crianças pequenas da Educação Infantil, por meio da tecnologia digital, utilizando a tecnologia stop motion como ferramenta de aprendizagem para crianças em idade pré-escolar. A sequência didática foi desenvolvida com professores atuantes na Educação Infantil, a partir de encontros em rodas de conversa.
Leia este artigo(Re)Visitando o clássico experimento da condutividade de soluções eletrolíticas
Química
O teste de condutividade elétrica de soluções aquosas é comumente abordado no Ensino Médio para explorar conceitos de sais, ácidos, bases e ligações químicas. No entanto, sua aplicação experimental tem sido pouco explorada no contexto escolar. Este trabalho propõe uma atividade experimental que utiliza a condutividade elétrica para avaliar a qualidade de bebidas isotônicas, comparando-as com produtos naturais, como a água de coco, que apresentam melhor perfil nutricional e custo reduzido. A metodologia, principalmente quando empregada de forma investigativa, permite ampliar as discussões para além dos aspectos científicos, promovendo reflexões sociais e econômicas.
Leia este artigoA ausência de psicólogos e os desafios psicossociais na escola pública: um relato de experiência
Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Política Educacional
A Psicologia proporciona à Educação uma visão crítica e holística, pois insere e amplia a compreensão das dinâmicas cognitivas, emocionais e sociais no processo de aprendizagem. Entretanto, a ausência de psicólogos nas escolas públicas representa um desafio que afeta o desenvolvimento dos alunos e a implementação de diretrizes normativas voltadas ao fortalecimento da qualidade da educação. Este estudo, originado de um relato de experiência, tem como objetivo identificar os desafios psicossociais presentes no contexto do Ensino Médio da rede estadual da Bahia, abordando também a falta de psicólogos nesse cenário.
Leia este artigoConceição Evaristo: o que a História esconde, as palavras ditas libertam
Língua Portuguesa e Literatura
Este ensaio tem como objetivo analisar três poemas da obra Poemas da recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo, a fim de levar o leitor a refletir sobre o discurso de resistência e crítica às ideologias dominantes. Nossa discussão será fundamentada nas concepções de Foucault, no que tange à análise do discurso como manifestação de poder e controle social, destacando ainda a escrita de si sob as perspectivas da autoconsciência, da autorreflexão e da resistência. Na sua obra, a linguagem desempenha papel crucial na expressão de ideias, de valores e de poder; a escrita de Evaristo é uma forma de ruptura, ao desafiar ou transcender normas e regras no que diz respeito ao ser mulher negra no Brasil.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
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Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
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