Edição V. 24, Ed. 8 - 12/03/2024

Análise fílmica à luz da ciência: a sétima arte como potencial no ensino de sistema nervoso

Biologia e Biociências

O presente artigo se configura como uma pesquisa qualitativa e documental, acompanhada por um procedimento de estudo descritivo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as potencialidades da utilização do filme A teoria de tudo como recurso pedagógico no ensino de Ciências sobre o sistema nervoso. O procedimento de coleta de dados partiu da análise fílmica, bem como da aplicação de um questionário com uma professora que fez uso dele em turma. Considerando o uso do filme como recurso pedagógico, percebe-se que sua inserção na prática pedagógica é um fato a ser considerado.

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A atuação do orientador educacional frente à indisciplina escolar

Formação de Professores

Este projeto discute o papel do orientador educacional no combate à indisciplina escolar, uma vez que o comportamento inadequado de muitos alunos é um desafio a ser enfrentado. Mediante o estudo bibliográfico de autores como Aquino, Grinspun e Vasconcelos, foi possível discutir acerca da ocorrência da indisciplina no ambiente escolar, evidenciando as causas que levam os alunos a condutas inadequadas. O artigo permitiu compreender a importância da intervenção do orientador educacional, juntamente com a escola e a família, propondo soluções para combater essa problemática que prejudica a aprendizagem do aluno e as relações interpessoais.

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Lixo eletrônico em Oeiras do Pará/PA: alguns impactos ambientais

Biologia e Biociências e Instituição Escola

Ao longo dos últimos anos, a preservação do meio ambiente se tornou primordial frente às transformações dos ecossistemas locais e globais. Este trabalho surge a partir de indagações acerca da importância de alertar sobre o descarte de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos gerado pelas assistências técnicas de manutenção no município de Oeiras do Pará/PA e reflete sobre os impactos causados no meio ambiente em relação a isso. Utilizou-se abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico por meio de questionários e entrevistas com perguntas abertas e semiestruturadas como metodologia da pesquisa.

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Nossa oculta norma culta na escola

Língua Portuguesa e Literatura

O objetivo do estudo é refletir acerca do ensino da norma culta na escola e a importância da gramática, tendo como base conceitos sistematizados sobre o uso língua materna e o processo de ensino-aprendizagem no cenário escolar. É preciso entender o conceito de gramática e o que disso resulta no trabalho docente, tais como os rumos da própria aplicação desse ensino e sua validade diante dos objetivos propostos hoje estabelecidos em sala de aula. A abordagem é exploratória bibliográfica de embasamento teórico em Bagno, Bortoni-Ricardo, Antunes, Koch e Possenti, entre outros autores.

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"Herança genética: adivinha quem é?": Proposta didática para o ensino-aprendizagem dos mecanismos da hereditariedade

Biologia e Biociências

A aprendizagem de Biologia e Ciências no Ensino Médio se depara com muitos obstáculos de conteúdo. Os jogos didáticos têm sido elaborados como alternativa lúdica para facilitar a aprendizagem. Com base na vivência da sala de aula e na revisão bibliográfica sobre recursos pedagógicos, este trabalho objetiva desenvolver um jogo como proposta didática na área de Genética, a fim de facilitar a aquisição e a aplicação de conhecimentos e/ou habilidades cognitivas, aumentando o interesse, o senso de responsabilidade e a cooperação entre os/as estudantes. O jogo foi testado no Ensino Médio e, segundo avaliações, contribuiu para o aprendizado.

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Promovendo uma educação humanizadora: a integração da Filosofia, da Ética, da Arte, da Ciência e da Política como pilares na formação do estudante

Filosofia, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este estudo visa fomentar uma reflexão crítica e encontrar estratégias para superar o apedeutismo, ou seja, a falta de aprendizado substancial que permeia os ambientes educacionais no Brasil. Tal fenômeno é frequentemente observado em contextos em que a educação é reduzida a uma ferramenta para atender às exigências do mercado, em vez de priorizar conteúdos epistemológicos robustos. O propósito central deste trabalho é explorar como ações educativas críticas, enraizadas na ética e na estética, podem ser desenvolvidas por meio de diálogos que integram a arte e a filosofia. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica.

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