Edição V. 25, Ed. 17 - 14/05/2025

Uma resenha de "Eficácia escolar e gestão aprendente"

Instituição Escola

Esta resenha apresenta a obra Eficácia escolar e gestão aprendente: um estudo das práticas em escolas católicas na Paraíba, em que se analisam instituições com base em dados coletados em entrevistas de docentes e dirigentes e traz o contexto histórico vinculado à educação confessional no Brasil. As falas dos entrevistados tratam de gestão escolar colegiada, liderança compartilhada, escola aberta à família, parcerias com órgãos de Estado e organizações da sociedade civil, clima organizacional, formação continuada docente, pastorais rumo a uma escola em saída para o mundo, avaliação, ensino não conteudístico, resistência ao ensino competitivo, inclusão e diversidade.

Leia este artigo

O ensino de Ciências Humanas Sociais e Aplicada nas séries iniciais e seu novo currículo do Estado de São Paulo frente à Pedagogia Histórico-Crítica

Educação Infantil

O artigo trata da versão do currículo de São Paulo para o ensino de Ciências Humanas nas séries iniciais, frente à Pedagogia Histórico-Crítica. No currículo há uma inversão do processo de ensino-aprendizagem em relação ao “que ensinar”, já que toda sua construção está pautada em competências e habilidades. A produtividade da negação do ensino público continua a vicejar. A Secretaria do Estado da Educação afirma que houve adesão de mais de 600 municípios e, claro, isso atinge em especial classe trabalhadora, que sofre com todo o desmonte. Como resultado, o Currículo Paulista responsabiliza o aprendizado dos discentes à classe docente.

Leia este artigo

Cruzando fronteiras entre universidade e Educação Básica: a sinfonia entre residência pedagógica e atuação docente na formação inicial de professores em Ciências Biológicas

Avaliação, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo relata a experiência desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe, realizado no Colégio de Aplicação em 2022-2023. O estudo descreve as estratégias metodológicas implementadas no ensino de Ciências para o 8º ano do Ensino Fundamental, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, e analisar seus impactos na formação inicial docente. Por meio de um relato de experiência, foram aplicadas diversas abordagens pedagógicas, como aulas expositivas, atividades práticas em laboratório, uso de tecnologias digitais e metodologias ativas.

Leia este artigo

A importância do brincar na Educação Infantil

Educação Infantil

O artigo aborda a relevância do brincar na Educação Infantil como ferramenta crucial para o desenvolvimento das crianças nessa fase da educação. Seu objetivo principal é promover reflexões acerca do valor do ato de brincar e como isso impacta no processo de desenvolvimento dos alunos com idades entre quatro e cinco anos na Educação Infantil. O questionamento central é: “como esclarecer e demonstrar a importância do brincar na Educação Infantil, buscando validar a necessidade desse componente na Educação Infantil?”. Os resultados mostraram que atividades lúdicas promovem o desenvolvimento integral da criança, evidenciando que seus aspectos físicos, motores e cognitivos são ampliados.

Leia este artigo

Videoclipe como atividade de multiletramentos: relato de experiência de oficina no Ensino Fundamental

Comunicação, Vivências de Sala de Aula, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e Literatura

O videoclipe pode ser inserido em práticas na escola de forma interdisciplinar, por meio da construção de uma narrativa que pode ou não estar ligada à narrativa da letra da música. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do videoclipe como atividade de ensino no Ensino Fundamental. Esse formato audiovisual e midiático foi utilizado em um conjunto de oficinas em uma escola pública e teve como resultado a produção de um videoclipe pelos alunos. A atividade auxiliou no desenvolvimento de habilidades de escuta, interpretação e produção dos registros audiovisuais de forma colaborativa, potencializando o protagonismo e a autonomia dos estudantes.

Leia este artigo

Proposta de um framework conceitual para desenvolvimento de atividades de Ciência da Computação Desplugada

Computação e Tecnologias e Matemática

O ensino de conceitos de Ciência da Computação pode trazer grandes contribuições para a Educação, pois podem ser utilizados para a resolução de problemas em variados campos. No entanto, alguns educadores podem ter dificuldade de desenvolver atividades desse tipo, por limitações tecnológicas ou de planejamento. Este artigo propõe um framework conceitual para o desenvolvimento de atividades voltadas para a aplicação da Ciência da Computação Desplugada e descreve relatos de experiências. Por fim, os resultados obtidos na aplicação das atividades sugerem que o framework pode ser promissor para o desenvolvimento de atividades educacionais voltadas para a Ciência da Computação Desplugada.

Leia este artigo

Heróis do Brasil profundo: um projeto didático de Língua Portuguesa

Vivências de Sala de Aula, Folclore e Datas Importantes e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo traz um projeto didático de Língua Portuguesa voltado para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental a fim de proporcionar o conhecimento de lendas e mitos brasileiros, promovendo o reconhecimento de seu valor histórico e cultural e a identificação dos heróis dessas narrativas e de suas virtudes. O projeto tem como foco a realização de uma exposição sobre esses heróis e prevê etapas a serem desenvolvidas, como rodas de contação de histórias, apreciação de materiais audiovisuais, leitura de livros, produção textual, criação de ilustrações e elaboração de uma instalação artística.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola

Leia aqui


20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas

Leia aqui


31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior

Leia aqui


16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco