Edição V. 25, Ed. 21 - 11/06/2025
Ensino de Ciências Naturais e o combate ao racismo: relato de experiência de atividade comemorativa do Dia da Consciência Negra
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula
Este estudo destaca o potencial do ensino de Ciências Naturais como ferramenta para combater o racismo e promover a consciência negra. A metodologia qualitativa de estudo de caso envolveu a leitura e o debate do texto O DNA do racismo com atividades práticas em duas turmas de Ensino Médio, com foco na diversidade humana, cultura negra, racismo ambiental e história do racismo. Os resultados indicaram a efetividade da abordagem para compreender a diversidade humana e refletir acerca do racismo ambiental. O estudo reforça que o ensino de Ciências pode ser uma ferramenta crucial para promover a igualdade e a inclusão social.
Leia este artigoA formação inicial do professor de Língua Portuguesa: experiência vivenciada no Projeto Curupira
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura
Este artigo reflete acerca da formação inicial do professor de Língua Portuguesa (LP) por meio da relação teoria x prática durante a graduação. Com base em experiência vivenciada em um projeto denominado Curupira, as autoras relacionam a pertinência de analisar os contextos de ensino aliados às teorias aprendidas na universidade junto à formação de professores reflexivos e pesquisadores de sua área. Após perpassar as teorias de pensadores da Educação, discute-se a experiência docente nesse espaço não formal de ensino e como ela abre um novo olhar referente à prática pedagógica e à trajetória de uma das autoras deste trabalho.
Leia este artigoEnsino de transformações químicas por meio de atividades experimentais na Educação Básica
Química e Formação de Professores
A abordagem da Química para o Ensino Médio prioriza o livro didático, a verbalização dos conteúdos e a excessiva aplicação de teorias. Esta pesquisa objetivou investigar a contribuição das atividades experimentais como recurso para o ensino, visando contribuir para o ensino das transformações químicas. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa, baseada nos três momentos pedagógicos, tendo como participantes estudantes do 1º ano do Ensino Médio do turno noturno de uma escola pública; a coleta de dados foi realizada por meio de questionários. A análise dos dados baseou-se nas respostas e no discurso dos participantes.
Leia este artigoUtilização da inteligência artificial Amazon Alexa no ensino de Língua Inglesa para alunos do Ensino Médio
Vivências de Sala de Aula e Língua Estrangeira
Este artigo examina o uso da assistência virtual Amazon Alexa como ferramenta educacional no contexto do ensino de Língua Inglesa em turmas dos 1º, 2º e 3º anos do Curso Técnico em Informática do IFMT - Câmpus Cáceres, no espaço do Language Lab. Para investigar como a incorporação da Alexa nas aulas de Inglês pode impactar o aprendizado e engajar os alunos de maneira mais eficaz, foi utilizada a observação participante com registros em caderno de campo. Os resultados sugerem que a Alexa pode ser uma adição valiosa ao ambiente de aprendizado de línguas, desde que haja mediação.
Leia este artigoExperiência imersiva através de uma sala de aula temática: um estudo sobre o Sistema Solar
Astronomia
Este trabalho é um relato de experiência sobre a implementação da disciplina eletiva Introdução à Astronomia e Astronáutica na Escola Tancredo Nunes de Menezes, com foco na experiência imersiva de uma sala temática sobre o Sistema Solar. O objetivo da prática consistiu em promover a divulgação científica junto à comunidade escolar sobre o nosso lugar no Universo, abordando a consciência ambiental e a necessidade vital de preservar nosso planeta. A sala foi apresentada na exposição dos produtos finais das eletivas, realizada ao final de cada semestre na escola, por meio de uma encenação teatral sobre uma viagem de exploração espacial.
Leia este artigoUso do Plickers como ferramenta de avaliação
Avaliação
Este artigo tem como objetivo refletir acerca dos diferentes tipos de avaliação e como os recursos tecnológicos podem auxiliar o docente a executar esse processo de maneira eficaz. O grande número de alunos e o pouco tempo para correção de atividades podem se tornar empecilhos para que essas etapas sejam concluídas com sucesso. Diante do contexto apresentado, o uso correto de ferramentas tecnológicas se torna uma alternativa para melhorar a coleta de dados e o feedback que precisa ser dado ao aluno. Para isso, foram feitos uma revisão bibliográfica e um relato de experiência com uso da plataforma Plickers em turmas de 7° e 8° anos do Ensino Fundamental.
Leia este artigoDesvendando o núcleo: perspectivas e desafios a respeito da elaboração e aplicação de um jogo de tabuleiro online
Avaliação, Educação a Distância e Formação de Professores
Durante a pandemia da covid-19, professores tiveram que se adaptar ao ensino remoto. Diante disso, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) elaboraram um jogo de tabuleiro online colaborativo a respeito do núcleo celular para alunos do Ensino Médio. Após a aplicação do jogo, 177 participantes responderam a um formulário avaliativo. Nas respostas, prevalecem aspectos socioafetivos, como a interação com colegas e monitores. A maior parte dos estudantes (95%) considerou o jogo interessante, divertido e colaborativo para a fixação de conteúdo.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola
20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas
31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui