Edição V. 25, Ed. 23 - 25/06/2025
Formação humana integral, na perspectiva da educação politécnica no âmbito da Educação Profissional na Rede Federal de Ensino
Ecologia e Meio Ambiente, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Avaliação, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Política Educacional
O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa da dissertação de mestrado intitulada “Difusão do conceito de politecnia para os educadores atuantes no câmpus avançado do IFFluminense em São João da Barra”. Por meio de revisão bibliográfica, buscamos compreender a dualidade histórica presente na Educação Profissional, discutindo conceitos, contradições e disputas, bem como debates acerca de uma perspectiva de formação que rompe com o paradigma de preparação de mão de obra qualificada aos interesses capitalistas de produção, rumo a uma formação humana integral.
Leia este artigoAlinhando a educação com a Agenda 2030: desenvolvendo práticas didáticas seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Educação a Distância
É de fundamental relevância ensinarmos nossos estudantes sobre a importância da sustentabilidade e dos fundamentos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por intermédio dos conteúdos curriculares de forma interdisciplinar. Temos diversas ferramentas que auxiliam os docentes no processo de ensino, como as tecnologias digitais. Objetivamos aliar tais ferramentas à proposta de desenvolvimento de práticas pedagógicas que trabalhem com os ODS, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e favorecendo a implementação das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em escala local.
Leia este artigoO papel da biblioteca na construção do pensamento crítico sob a perspectiva docente: um estado do conhecimento
Instituição Escola
O presente artigo traz um estado do conhecimento sobre o papel da biblioteca na construção do pensamento crítico de acordo com a perspectiva docente. Esta pesquisa analisou produções científicas brasileiras stricto sensu coletadas em bases como o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a BDTD/IBICT. A análise revelou uma lacuna significativa: a ausência de estudos que enfoquem especificamente a visão dos professores sobre como a biblioteca contribui para o pensamento crítico. Essa constatação orienta futuras investigações e sinaliza a relevância do tema para práticas pedagógicas.
Leia este artigoO processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual numa escola estadual de Manaus/AM
Psicologia e Vivências de Sala de Aula
Este estudo objetivou investigar o processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual na Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro. Utilizou-se o método qualitativo, com enfoque fenomenológico, contendo entrevistas semiestruturadas. A análise indicou a valorização da interação pedagógica por meio de projetos desenvolvidos nas oficinas pedagógicas e nos processos de letramento e alfabetização. Os dados também evidenciaram alinhamento entre as práticas observadas e a missão da escola, que visa garantir aprendizagem de qualidade, respeitando as individualidades na diversidade e valorizando as habilidades de cada educando.
Leia este artigoHein, é de bebês que estamos falando! Experiências pedagógicas de uma professora em um berçário
Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula
Este artigo é fruto de um esforço de aproximação com minha pesquisa de mestrado, as experiências docentes em berçários no município de Witmarsum. Nele exploro minhas experiências docentes em uma creche como fio condutor para um diálogo com a bibliografia especializada sobre a Educação Infantil. Parafraseando Paulo Freire, na formação permanente dos professores o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. Este apresenta alguns anseios que permeiam minha experiência como professora de bebês e questionamentos que me incentivam.
Leia este artigoHarmônico-Desarmônico Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula
Esta poesia foi criada com o objetivo de introduzir o tema relações ecológicas em turmas de 1ª série do Ensino Médio de Tempo Integral. Buscou-se apresentar, por meio de um texto mais próximo do lúdico, alguns conceitos relacionados à temática, atrair a atenção dos estudantes e demonstrar as possíveis articulações entre Ciência e Arte, sendo esta última um dispositivo que dá novas formas e contornos ao que é científico. Após a apresentação e a discussão da poesia, solicitamos, como atividade do componente curricular, a criação de textos de natureza artística ou cultural, como poesias, contos, canções, histórias em quadrinhos, entre outros.
Leia este artigoGestão participativa e democrática em prol de uma educação de qualidade
Instituição Escola
A gestão democrática participativa visa fomentar a cidadania e melhorar a prática pedagógica. Contudo, nem todos os líderes estão capacitados para guiar e lidar com pessoas, gerenciando conflitos e buscando soluções de forma colaborativa. Essa experiência originou-se da narrativa dos pesquisadores, que compartilharam vivências em uma escola. Além disso, realizou-se análise documental dos relatórios de diagnóstico dos alunos das turmas de 2º ano, a fim de confrontar as informações com os resultados subsequentes e se utilizou pesquisa bibliográfica com autores que abordam o objeto de pesquisa.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola
20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas
31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui