Edição V. 25, Ed. 35 - 17/09/2025
O debate como metodologia pedagógica para desenvolvimento do aprendizado
Direito, Filosofia, Avaliação, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEsta pesquisa analisou o uso do debate como metodologia ativa de ensino na disciplina Docência em Ensino Superior, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/UFMA). A atividade baseou-se na estratégia Debate Inteligente, em que alunos assumiram o papel de docentes e conduziram discussões sobre ética e direitos dos animais. O tema favoreceu a argumentação, a análise crítica e o diálogo coletivo. Os resultados evidenciaram que o debate promoveu engajamento discente, desenvolveu competências de reflexão e aprimorou a capacidade argumentativa, mostrando-se eficaz para o aprendizado e a formação de futuros docentes.
Leia este artigoUm diálogo reflexivo sobre o ensino de Botânica no contexto da cultura surda
Botânica e Formação de ProfessoresA escola vem sendo construída ao longo dos últimos anos para reconhecer e atender às necessidades educacionais específicas dos estudantes, promovendo, consequentemente, a efetiva inclusão escolar e social. Diante disso, o presente trabalho apresenta relatos reflexivos sobre o ensino de Biologia, especialmente de Morfologia Vegetal, para alunos surdos de escolas públicas de Fortaleza/CE. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, classificada como estudo de caso, utilizou como método de coleta de dados a observação participante, com registro e análise que foram realizados por meio do diário reflexivo do autor.
Leia este artigoPossíveis desafios e dificuldades em criar um jogo didático digital utilizando a plataforma Scratch
FísicaQuando o professor de Física opta por utilizar o jogo didático digital como recurso em suas aulas, nem sempre é possível encontrá-lo na internet com todas as informações necessárias. Por isso, criar o próprio jogo didático digital é o melhor caminho para atender às suas exigências. Entretanto, alguns desafios e dificuldades precisam ser enfrentados até a sua finalização. Assim, este trabalho, a partir do jogo didático digital Galileu Galilei no Tabuleiro Digital, tem como objetivo apresentar algumas dessas dificuldades e os desafios que foram superados em sua criação, utilizando a plataforma Scratch.
Leia este artigoHistória de vida de alunas: da evasão escolar até a Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa/PR
Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo visa analisar, a partir de suas histórias de vida, os fatores que levaram alunas a recorrer à Educação de Jovens e Adultos no Município de Ponta Grossa/PR após a evasão do ensino regular. Sabendo que a EJA sofre constante desvalorização, a modalidade precisa ser compreendida como ferramenta para reduzir as desigualdades sociais, a fim de construir uma sociedade mais justa. O artigo pautou-se nas categorias bourdieusianas, mais especificamente nas teorias de habitus e campos sociais, que possibilitam uma análise da posição dessas agentes nos campos em que estão inseridas.
Leia este artigoTrigonometria: aprendizagem significativa com o uso do teodolito no 9º ano do Ensino Fundamental
MatemáticaEste artigo apresenta uma pesquisa em Educação Matemática com uma proposta pedagógica inovadora para o ensino de Trigonometria, voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental. Baseada nas teorias de Vygotsky e, principalmente, de Ausubel, busca promover um aprendizado lúdico e significativo. A abordagem inclui a História da Trigonometria, suas aplicações no cotidiano e em outras áreas e um referencial pedagógico que valorize o conhecimento prévio dos alunos. Colocar o aprendizado significativo e o desenvolvimento cognitivo no centro das práticas docentes favorece um ensino mais relevante, motivador e conectado à realidade dos estudantes.
Leia este artigoA importância do lúdico no ensino de Ciências: trabalhando as fontes de energia renováveis
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaO uso do lúdico no ensino de Ciências não apenas torna o aprendizado mais interessante e motivador para os alunos como também promove uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos científicos, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades importantes para a vida, como colaboração, comunicação e pensamento crítico. O objetivo deste trabalho é averiguar a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizado do conteúdo de fontes de energia renováveis. A bibliografia orientou a aplicação de atividades e a montagem de estrutura em 3D sobre fontes de energia solar e eólica.
Leia este artigoOs médicos que não lavavam as mãos
Saúde e Biologia e BiociênciasO pequeno conto a seguir contém informações retiradas do livro Microbiologia Ambiental, de Maria Carolina Vieira da Rocha, publicado no ano de 2020; essas informações são também encontradas em obras e artigos sobre a História das Ciências. A criação da narrativa tem por objetivo tornar mais acessível, envolvente e lúdico um acontecimento do século XIX, transpondo-o didaticamente para estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Espera-se, assim, despertar o interesse do público-alvo pelos aspectos históricos abordados.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiGuia prático de acessibilidade para eventos inclusivos
Já está disponível o e-book “Guia prático de acessibilidade para eventos inclusivos – orientações para palestrantes, facilitadores e apresentadores".
Artigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
27/08/25 As lacunas da tese de que o Brasil já investe o suficiente em Educação
28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola
20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas
31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui