Edição V. 25, Ed. 5 - 05/02/2025

Invasão verde: uma proposta de combate à fome aliada ao ensino de ciências e física na comunidade de Donana

Agronomia, Física, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

O objetivo deste trabalho é uma intervenção social, desenvolvendo uma horta comunitária para o combate à fome na comunidade de Donana, em Campos dos Goytacazes/RJ. São usados como referenciais teóricos os conceitos freirianos de dialogicidade e politicidade como atos educativos. A proposta encontra respaldo em projetos de hortas comunitárias em outras comunidades, observando as mudanças proporcionadas por elas. Propomos um projeto de extensão universitária com estudantes do curso de Agronomia para sondar os saberes dos moradores e ampliar seus conhecimentos sobre manuseio de horta comunitária, ajudando-os a cuidar de uma horta e de suas colheitas.

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Poema: Fazer a diferença

Formação de Professores e Política Educacional

O conhecimento deve ser distribuído, oferecido e levado aos outros; por isso é importante estar sempre disponível à aprendizagem, a se aperfeiçoar em todos os campos – educacionais, pessoais, sociais... A busca pela verdade e pelas informações consistentes traz felicidade, traz uma vida mais intensa. Isso é bom não apenas para o indivíduo, mas para a coletividade, para as outras pessoas. E terá reflexos nos demais, tornando-se uma recompensa e tanto. Como professora e escritora, vi que precisamos refletir sobre nossas ações do dia a dia, e este poema traz uma reflexão sobre partir mais para a ação sobre o conhecimento que adquirimos.

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A Educação Empreendedora no século XXI: desafios e perspectivas no processo pedagógico criativo

Comunicação, Formação de Professores e Política Educacional

O direito à educação, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, visa promover o desenvolvimento integral dos cidadãos. Este estudo foca em habilidades empreendedoras e no uso de recursos tecnológicos em ambientes educacionais, onde os professores medeiam o aprendizado. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza o empreendedorismo como ferramenta para o desenvolvimento de competências, incluindo atitudes sustentáveis. A pesquisa explora como a integração entre tecnologia e empreendedorismo pode promover o desenvolvimento integral dos estudantes.

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Ampliando discussões sobre variedade linguística sob a ótica das paisagens linguísticas: o que a cidade de Goiânia/GO ensina sobre esse tema?

Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Iniciação Científica e às ações afirmativas. O objetivo é identificar as novas paisagens linguísticas de Goiânia/GO, refletindo a respeito da diversidade linguística e da atitude linguística em relação às línguas percebidas na cidade. Para isso, a pesquisa utilizou abordagens quantitativas e qualitativas, com questionários aplicados no Instituto Federal de Goiás e registros fotográficos das paisagens linguísticas. Apresentamos os dados analisados numa perspectiva de desconstrução do mito do monolinguismo.

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Construindo uma sequência de recorrência: uma possibilidade para o estudo das progressões geométricas e aritméticas na Educação Básica

Matemática e Formação de Professores

As progressões geométricas (P.G.) e aritméticas (P.A.) constituem um importante tópico da Matemática na Educação Básica, conectando-se a diferentes conteúdos, como as funções. O presente artigo tem como objetivo construir uma sequência de recorrência definida a partir de uma P.G. e de uma P.A. dadas, distinta das já conhecidas progressões geométrico-aritmética e aritmético-geométrica. Além disso, é apresentada uma proposta didática para abordar esse conteúdo junto a alunos do Ensino Médio, inclusive por ser uma temática relevante, como sugere a competência 5 da BNCC.

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A contação de histórias combinada aos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem: uma prática inclusiva na Educação Infantil

Formação de Professores

Contar histórias é uma prática ancestral, utilizada para compartilhar vivências reais ou fictícias, transmitir valores, saberes e tradições. Na Educação Infantil, as histórias têm o potencial de estimular o imaginário, despertar a curiosidade e auxiliar no processo de aprendizagem e de socialização. Este estudo ressalta a importância da contação de histórias nesse contexto, principalmente quando essa prática está combinada com os princípios norteadores do Desenho Universal para Aprendizagem, que busca minimizar as barreiras da inclusão na educação. Esta pesquisa explora as potencialidades e as possibilidades dessa combinação.

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A Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de São Paulo

História, Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este artigo foi realizado a partir do ensino-aprendizado construído em sala de aula na disciplina Educação de Jovens e Adultos no curso de Pedagogia em uma instituição particular de Ensino Superior em São Paulo/SP. O objetivo é explicar a importância da valorização das especificidades do público estudantil, problematizando as razões que conduzem esse público a abandonar os estudos. Pesquisaram-se os professores da EJA, como interagem com seus alunos e alunas e quais papéis desempenham para concretizar o ensino-aprendizagem, mensurando o apoio que recebem da gestão escolar para que se preparem para lidar com adversidades e desafios.

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Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

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