Edição V. 25, Ed. 6 - 12/02/2025
Experiência de um estágio curricular obrigatório no ensino remoto emergencial: um relato científico construído em uma observação sistemática
Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalDurante a pandemia da covid-19, a educação no mundo viveu momento atípico. No Brasil houve várias consequências, como a paralisação das escolas. A partir desse cenário e da observação da rotina escolar na modalidade de ensino remoto em um colégio particular de Belo Horizonte/BH, faremos algumas reflexões. Foram observados fenômenos escolares como semelhanças entre as modalidades, fenômenos novos do ensino remoto, fenômenos que deixaram de acontecer, o papel do professor, diferenças entre a rede pública e a rede privada, diferenças entre as escolas da rede privada, o ensino remoto na Educação Infantil e a inclusão.
Leia este artigoO contexto da Linguística de Corpus e a escrita acadêmica: um panorama histórico
Língua Portuguesa e LiteraturaA Linguística de Corpus teve suas raízes nas décadas de 1950/1960, quando computadores começaram a ser usados para analisar textos. A primeira geração de corpora consistia em coleções de textos impressos transcritos manualmente em fichas e, mais tarde, em computadores. Nas décadas de 1980/1990 houve grande desenvolvimento com a digitalização. A Linguística de Corpus auxilia na identificação de padrões de linguagem, vocabulário e estruturas discursivas em textos acadêmicos. A análise de corpora também é utilizada para identificar erros na escrita, incluindo questões de gramática, vocabulário e estruturação.
Leia este artigoComo a Educação Financeira pode impactar na qualidade de vida e no futuro dos alunos?
Matemática e Formação de ProfessoresEsta pesquisa tem como tema a discussão de como a Educação Financeira pode impactar na qualidade de vida e no futuro dos alunos quando aplicada nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O trabalho ressalta a importância de se trabalhar com a Educação Financeira desde os anos iniciais. Será realizado por meio de uma abordagem quali-quantitativa, quando possível estudar e explicar o objeto do estudo, considerando os muitos elementos, informações, explicações e descrições que o compõem. Seu objetivo é entender que a aplicação da Educação Financeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode impactar positivamente na vida do sujeito.
Leia este artigoPromovendo a inclusão no Ensino Fundamental: o ensino da Arte como ferramenta para alunos com transtorno do espectro autista (TEA)
Educação Especial e Inclusiva e Educação ArtísticaO transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento que ganhou destaque devido ao seu crescimento significativo. Dada a importância, pensou-se na Oficina da Cor: Explorando as Possibilidades Artísticas no Ensino Fundamental, com foco nos alunos com TEA, visando estimular a criatividade, a expressão, a comunicação, o aprendizado social e a autoestima. Para isso, houve o envolvimento de uma equipe multidisciplinar e a adoção do Desenho Universal para Aprendizagem, buscando atender às necessidades de todos e oferecendo informações em diferentes formatos para permitir diversas formas de expressão e participação.
Leia este artigoUma atividade com estudantes de Ensino Médio sobre ética e suas correntes
FilosofiaEste escrito tem por objetivo apresentar um minicurso do significado da ética, suas correntes e implicações práticas. A atividade foi realizada no Instituto Federal do Amazonas – câmpus Manaus/Centro em 2023. Por meio dessa atividade, buscou-se conhecer as principais correntes éticas do Ocidente, discutindo os valores que permeiam o mundo moral e refletindo a respeito das principais questões éticas do cotidiano. Trabalhar temas ligados à ética em atividades educativas contribui para desenvolver o senso crítico, fundamental ao educando para ser capaz de elaborar juízos e realizar escolhas coerentes e autônomas.
Leia este artigoTermoLúdica: uma proposta de jogo de tabuleiro para o ensino de Termologia
Física e Formação de ProfessoresEste trabalho apresenta um jogo de tabuleiro sobre temperatura, escalas termométricas, calor, calor específico, calor sensível, calor latente e os processos de transferência de calor, para aplicação no Ensino Médio. O jogo é composto por tabuleiro, dado, cartas e tampinha de refrigerante. Aborda conceitos, aplicações e equações e envolve a participação direta do professor. As cartas e a trilha do tabuleiro foram elaboradas usando o software Microsoft Word. Almeja-se que o jogo facilite o ensino de Física, atraia o interesse do aluno e contribua para a sua compreensão do assunto, além de ser um estímulo ao uso de jogos no ensino de Física.
Leia este artigoA origem do bálsamo
Vivências de Sala de AulaA origem do bálsamo analisa a questão da motivação na aprendizagem por meio da descrição de uma situação típica de sala de aula, na qual se apresentam duas posições teóricas divergentes quanto à natureza da imaginação e o papel da criatividade no processo de aprendizagem. Um professor segue monologando em sua aula enfadonha, com uma linguagem inadequada, provavelmente em tom monocórdio. Até que desperta a sua atenção o ar absorto de uma aluna, que é então chamada a responder a um questionamento. É aí que acontece a virada e a aluna mostra o que leva ao bálsamo de Benet.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola
20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas
31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui