Edição V. 25, Ed. 6 - 12/02/2025

Experiência de um estágio curricular obrigatório no ensino remoto emergencial: um relato científico construído em uma observação sistemática

Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Durante a pandemia da covid-19, a educação no mundo viveu momento atípico. No Brasil houve várias consequências, como a paralisação das escolas. A partir desse cenário e da observação da rotina escolar na modalidade de ensino remoto em um colégio particular de Belo Horizonte/BH, faremos algumas reflexões. Foram observados fenômenos escolares como semelhanças entre as modalidades, fenômenos novos do ensino remoto, fenômenos que deixaram de acontecer, o papel do professor, diferenças entre a rede pública e a rede privada, diferenças entre as escolas da rede privada, o ensino remoto na Educação Infantil e a inclusão.

Leia este artigo

O contexto da Linguística de Corpus e a escrita acadêmica: um panorama histórico

Língua Portuguesa e Literatura

A Linguística de Corpus teve suas raízes nas décadas de 1950/1960, quando computadores começaram a ser usados para analisar textos. A primeira geração de corpora consistia em coleções de textos impressos transcritos manualmente em fichas e, mais tarde, em computadores. Nas décadas de 1980/1990 houve grande desenvolvimento com a digitalização. A Linguística de Corpus auxilia na identificação de padrões de linguagem, vocabulário e estruturas discursivas em textos acadêmicos. A análise de corpora também é utilizada para identificar erros na escrita, incluindo questões de gramática, vocabulário e estruturação.

Leia este artigo

Como a Educação Financeira pode impactar na qualidade de vida e no futuro dos alunos?

Matemática e Formação de Professores

Esta pesquisa tem como tema a discussão de como a Educação Financeira pode impactar na qualidade de vida e no futuro dos alunos quando aplicada nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O trabalho ressalta a importância de se trabalhar com a Educação Financeira desde os anos iniciais. Será realizado por meio de uma abordagem quali-quantitativa, quando possível estudar e explicar o objeto do estudo, considerando os muitos elementos, informações, explicações e descrições que o compõem. Seu objetivo é entender que a aplicação da Educação Financeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode impactar positivamente na vida do sujeito.

Leia este artigo

Promovendo a inclusão no Ensino Fundamental: o ensino da Arte como ferramenta para alunos com transtorno do espectro autista (TEA)

Educação Especial e Inclusiva e Educação Artística

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento que ganhou destaque devido ao seu crescimento significativo. Dada a importância, pensou-se na Oficina da Cor: Explorando as Possibilidades Artísticas no Ensino Fundamental, com foco nos alunos com TEA, visando estimular a criatividade, a expressão, a comunicação, o aprendizado social e a autoestima. Para isso, houve o envolvimento de uma equipe multidisciplinar e a adoção do Desenho Universal para Aprendizagem, buscando atender às necessidades de todos e oferecendo informações em diferentes formatos para permitir diversas formas de expressão e participação.

Leia este artigo

Uma atividade com estudantes de Ensino Médio sobre ética e suas correntes

Filosofia

Este escrito tem por objetivo apresentar um minicurso do significado da ética, suas correntes e implicações práticas. A atividade foi realizada no Instituto Federal do Amazonas – câmpus Manaus/Centro em 2023. Por meio dessa atividade, buscou-se conhecer as principais correntes éticas do Ocidente, discutindo os valores que permeiam o mundo moral e refletindo a respeito das principais questões éticas do cotidiano. Trabalhar temas ligados à ética em atividades educativas contribui para desenvolver o senso crítico, fundamental ao educando para ser capaz de elaborar juízos e realizar escolhas coerentes e autônomas.

Leia este artigo

TermoLúdica: uma proposta de jogo de tabuleiro para o ensino de Termologia

Física e Formação de Professores

Este trabalho apresenta um jogo de tabuleiro sobre temperatura, escalas termométricas, calor, calor específico, calor sensível, calor latente e os processos de transferência de calor, para aplicação no Ensino Médio. O jogo é composto por tabuleiro, dado, cartas e tampinha de refrigerante. Aborda conceitos, aplicações e equações e envolve a participação direta do professor. As cartas e a trilha do tabuleiro foram elaboradas usando o software Microsoft Word. Almeja-se que o jogo facilite o ensino de Física, atraia o interesse do aluno e contribua para a sua compreensão do assunto, além de ser um estímulo ao uso de jogos no ensino de Física.

Leia este artigo

A origem do bálsamo

Vivências de Sala de Aula

A origem do bálsamo analisa a questão da motivação na aprendizagem por meio da descrição de uma situação típica de sala de aula, na qual se apresentam duas posições teóricas divergentes quanto à natureza da imaginação e o papel da criatividade no processo de aprendizagem. Um professor segue monologando em sua aula enfadonha, com uma linguagem inadequada, provavelmente em tom monocórdio. Até que desperta a sua atenção o ar absorto de uma aluna, que é então chamada a responder a um questionamento. É aí que acontece a virada e a aluna mostra o que leva ao bálsamo de Benet.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

28/03/25Nova análise sobre a Pesquisa de Leitura, abordando também a importância da escola

Leia aqui


20/03/25 Uma avaliação acadêmica sobre o papel da escola no incentivo à leitura, como ideias de ações a serem tomadas

Leia aqui


31/01/25 Desigualdade afasta estudantes pobres do Ensino Superior

Leia aqui


16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco