Edição V. 25, Ed. 7 - 19/02/2025

Oficina temática na Química: conscientização e prevenção sobre o uso de cigarro eletrônico, narguilé e tabaco entre os jovens

Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A Química é uma importante disciplina das ciências, principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental. Ensinar Química é desafiador. Partindo desse princípio vemos que a formação completa do professor é extremamente necessária em programas como a Residência Pedagógica. Este trabalho é um relato de experiência de abordagem qualitativa acerca da análise de uma oficina intitulada Vício ou Modismo: o Uso de Cigarro Eletrônico, Narguilé e Tabaco entre Jovens, aplicada em uma turma de 9º ano. A oficina foi organizada em quatro acontecimentos de ensino, permitindo discussões, exposição de vivências e compartilhamento de conhecimentos.

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Currículo Mínimo Emergencial: uma análise de temas relacionados à saúde no Ensino Fundamental

Instituição Escola e Política Educacional

O presente estudo tem como objetivo analisar se os temas relacionados à Educação em Saúde estão contemplados no Currículo Mínimo Emergencial da rede municipal de Santa Maria/RS. O estudo se caracteriza como documental e o recurso metodológico utilizado para o seu desenvolvimento foi a análise de conteúdo. Após realizada a busca, identificamos temas relacionados à saúde que estão presentes em 14 habilidades. Eles foram classificados em três categorias: biomédicas (37,5%), comportamentalista (28,8%) e biopsicossocial (37,5%). Concluímos que os temas ligados à saúde e inseridos no Currículo Mínimo Emergencial estão restritos a poucos componentes curriculares.

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Léxico, Lexicografia e a tradução em Libras: aspectos linguísticos da língua e seus diferentes meios de registros

Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

Esta pesquisa explora a importância da ampliação/renovação lexical na compreensão do conceito de léxico, especialmente em línguas gestuais-visuais como a Libras. Destacam-se a relevância da Lexicografia e a necessidade de registros de sinais em dicionários e glossários, considerando regionalismos e mudanças na língua. Reconhece-se a dinâmica da língua sujeita a neologismos, ressignificações e empréstimos linguísticos. A pesquisa não busca criar tipologias, mas refletir acerca da expansão do léxico em contextos educacionais e de aquisição de conhecimento em Libras, enfocando a tradução na modalidade visual/gestual/espacial.

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Design e jogos educacionais: uma proposta de intervenção pedagógica para o Curso Técnico em Design Gráfico

Vivências de Sala de Aula

Este trabalho tem como objetivo propor um projeto de intervenção imersivo para os alunos do Curso Técnico em Design Gráfico, com a finalidade de explorar possíveis melhorias no desenvolvimento de jogos educacionais. Esta proposta de intervenção consiste na imersão no universo educacional interativo. Os resultados esperados incluem a ampliação das habilidades na construção de jogos educacionais pelos alunos, preparando-os para oportunidades de emprego na indústria de jogos digitais educacionais. A integração dos jogos na educação proporciona uma experiência rica em conhecimento no âmbito de aprendizagem.

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Confecção de cartilha educativa para adaptações de atividades de uma criança com transtorno do espectro autista e surdez

Educação Especial e Inclusiva

O transtorno do espectro autista (TEA) tem sido amplamente discutido e certamente apresenta impactos no contexto escolar. O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência da construção de uma cartilha com orientações para a confecção de atividades adaptadas destinadas a uma professora de uma criança com TEA e surdez. Trata-se de um relato de experiência vinculado ao estágio supervisionado de Terapia Ocupacional em um centro de inclusão educacional em Belém/PA. A cartilha contém textos breves com linguagem simples e imagens relacionadas à estruturação de atividades adaptadas.

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Carnaval e ensino de História: instrumentalização dos sambas de enredo como ferramenta pedagógica para compreensão crítica de processos históricos

História

Este artigo propõe uma discussão acerca da prática pedagógica de História a partir da reflexão da instrumentalização e da utilização dos sambas de enredo como ferramentas pedagógicas. Assumimos como premissa os pressupostos historiográficos e metodológicos da história cultural que identificam na linguagem e nas práticas discursivas a constituição da substância da vida social. Apoiamo-nos em concepções pedagógicas transformadoras e entendemos a práxis educacional como importante mecanismo de desconstrução de discursos; propomos uma reflexão a fim de promover um ensino de História crítico e transformador.

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A indignidade como política pública: o último ciclo histórico de política pública de formação de leitores/as na pesquisa Retratos da Leitura 6

Comunicação, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

A pesquisa Retratos da Leitura de 2023 registra a perda de 11,3 milhões de leitores/as no Brasil em oito anos (de 2015 a 2022). Há diversas causas que podem explicar essa queda: uma ação deliberada em destruir os caminhos que formam leitores/as e a falta de políticas públicas de livro, leitura, literatura e bibliotecas. O artigo apresenta vários dados referentes a isso, destacando a redução da leitura entre alunos do Ensino Fundamental e de leitores/as entre 5 e 10 anos. Entre as várias razões para valorizar a formação de leitores/as está a conjuntura em que vivemos, de predominância de fake news, e a necessidade superar a violência e a instabilidade permanentes.

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Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

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