Edição V. 6, Ed. 38 - 17/10/2006

Como surgiram as diferenças

Em 1972, quando estudava pássaros na Nova Guiné, o biólogo evolucionista Jared Diamond conheceu Yali, uma das lideranças políticas da futura Papua Nova Guiné. Durante a conversa, Jared ficou desconcertado por uma pergunta simples e direta de Yali: "por que vocês brancos desenvolveram tanta 'carga' e a trouxeram para a Nova Guiné e nós negros tínhamos tão pouca 'carga' nossa?". O biólogo só conseguiu formular uma resposta a essa pergunta 25 anos depois no livro Armas, germes e aço (2001, Editora Record, 476p), que parte de novos conhecimentos em arqueologia, antropologia e genética.

Leia este artigo

Filosofia, poesia e a sabedoria de Benedito Nunes

(...) as coisas que não podemos dizer é melhor calar, pois quando a linguagem filosófica ou poética se cala, ela está mostrando algo que não pode dizer inteiramente

Leia este artigo

Escola Popular de Comunicação Crítica

O Observatório de Favelas do Rio de Janeiro se define como uma "rede sócio pedagógica, com uma perspectiva técnica-política". A Ong é formada por uma equipe de pesquisadores e estudantes universitários ligados a diferentes instituições acadêmicas e organizações comunitárias, sendo que seus principais coordenadores são moradores ou ex-moradores de comunidades de periferia do Rio de Janeiro.

Leia este artigo

Gregório de Mattos

Vou dedicando estas palavras a Armindo Bião, aos Lobato - Lúcia e Ronald e a tantos amigos e companheiros que tenho nas terras da Bahia, que, no universo poético de hoje, representam o mundo. 

Leia este artigo

Quando a escola produz doença

A professora Marisa Lopes da Rocha, professora adjunta e pesquisadora do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UERJ, realiza pesquisas em escolas, a partir do referencial teórico da Análise Institucional. Criado com base na psicanálise e na psicologia social, esse parâmetro de pesquisa articula instrumental de análise e intervenção em instituições, com objetivo de potencializar grupos e comunidades para processos de mudança. Durante as pesquisas, Marisa notou que o tédio causado pela sensação de ser incapaz de mudar a realidade da escola estaria desmotivando os professores.

Leia este artigo

O segredo das aranhas marrons

Não sei se alguém já escreveu algum artigo sobre aranhas. Não um trabalho científico, mas alguma crônica, banalidades. Sei lá, pode parecer de mau gosto. Afinal, muita gente tem medo, alguns sentem nojo e outros, pânico, frente ao aracnídeo.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui


15/09 Precursor e de contribuição "incomparável": como acadêmicos estrangeiros enxergam Paulo Freire

Leia aqui


31/08 Entre as principais medidas para enfrentar a crise, escolas disponibilizaram materiais pedagógicos impressos, e criaram grupos em aplicativos e redes sociais para facilitar a comunicação

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco