Edição V. 7, Ed. 25 - 26/06/2007
Parece que dessa vez vai
Na opinião do economista Marcelo Néri, chefe do Centro de Pesquisas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPS/FGV), o Brasil está vivendo um momento que pode ser histórico na área de educação. Ele percebe haver um consenso em torno da prioridade na melhoria da educação, o que cria clima propício para reformas fundamentais no setor.
Leia este artigoFundação Pierre Verger
O site da Fundação Pierre Verger é uma volta ao mundo em cliques. Antes de apertar os cintos, porém, a biografia desse fotógrafo-viajante-pesquisador-babalaô-e-cético vale a pena ser conhecida.
Leia este artigoPreparem a pólvora!
Nos trinta minutos que o trem leva para chegar até Bacanaço, fico geralmente absorto, entregue ao embalo do vagão. Após passar a Estação Primeira de Mangueira, o trem eleva-se por um instante sobre os barracos, deslizando na direção das montanhas molhadas ainda pelo sereno. As rochas lisas e suadas rasgam o gramado como corcovas de baleia rasgariam o espelho d’água, iluminadas pela luz do outono. A zona norte vai surgindo em meio a vapores de sonho e nostalgia.
Leia este artigoCurso aproxima população de baixa renda da universidade
O preço dos "cursinhos", a distância dos grandes centros, a necessidade de trabalhar ou estudar durante a semana são alguns dos fatores que costumam deixar mais longe para largas parcelas da população o sonho do diploma universitário. Para ajudar essas pessoas a alcançarem seu ideal, o Cederj criou em 2003 o Pré-Vestibular Social (PVS).
Leia este artigoVisões da paisagem e da percepção ambiental: contribuições para a educação ambiental
A educação ambiental vem sendo discutida sob diferentes abordagens e contextos (Leonardi, 1997), em que estão inseridas a dimensão cultural, política e econômica da sociedade. Muitas das atividades desenvolvidas dentro das suas duas vertentes principais, a educação ambiental formal e a não-formal, ainda encontram dificuldades de inserção e eficiência, seja pelo emprego de estratégias distanciadas da realidade da população-alvo, seja pelas dificuldades de fomentar trabalhos interdisciplinares nas escolas, ou mesmo de criar mecanismos para a sua estruturação e continuidade.
Leia este artigoO problema dos nossos filhos
O escritor e jornalista Celso Kelly figura entre as personalidades mais em evidência nos nossos meios artísticos e intelectuais, não só pelo seu valor, como pela constante atividade que desenvolve nos mais diversos setores. Nem toda a gente, porém, sabe que a sua função fundamental, aquela que prevalece sobre todas, e que, na maioria dos casos, determina suas atitudes em face das outras, é a de professor.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."